Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Nami dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-24052024-123539/
Resumo: A relação entre a arquitetura e o cinema é próxima e de longa data. Os filmes, enquanto formas de representação, frequentemente se aproximam da experiência de vivenciar a arquitetura. Em muitas produções cinematográficas, essa arquitetura transcende sua função meramente ornamental na trama, tornando-se um agente fílmico, sendo ressignificada pelas lentes do cinema. No âmbito cinematográfico, as distopias se destacam como territórios criativos para a exploração de ideias relacionadas à destruição e transformação. Os cenários distópicos proporcionam aos diretores e equipes, uma chance de explorar medos coletivos e fornecer análises críticas sobre a sociedade. Essas representações cinematográficas servem como um reflexo das apreensões contemporâneas, explorando as tensões da sociedade. A pesquisa visa analisar certas representações arquitetônicas em filmes distópicos, focando naquelas em que a arquitetura desempenha um papel central na narrativa. Estas representações, inicialmente, podem parecer utópicas, mas revelam aspectos distópicos e problemáticos. Sendo assim, foram selecionados os seguintes filmes: O Show de Truman O Show da Vida (de Peter Weir, 1998), O Homem ao Lado (de Mariano Cohn e Gastón Duprat, 2009) e No Topo do Poder (de Ben Wheatley, 2015).
id USP_42c016b5d41e3f6a4535ae9e6a6854b0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24052024-123539
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanasArchitecture, urbanism and cinema: the intertwining of arts in urban dystopiasarchitecturearquiteturacinemadistopiadystopiamovieurbanismurbanismoA relação entre a arquitetura e o cinema é próxima e de longa data. Os filmes, enquanto formas de representação, frequentemente se aproximam da experiência de vivenciar a arquitetura. Em muitas produções cinematográficas, essa arquitetura transcende sua função meramente ornamental na trama, tornando-se um agente fílmico, sendo ressignificada pelas lentes do cinema. No âmbito cinematográfico, as distopias se destacam como territórios criativos para a exploração de ideias relacionadas à destruição e transformação. Os cenários distópicos proporcionam aos diretores e equipes, uma chance de explorar medos coletivos e fornecer análises críticas sobre a sociedade. Essas representações cinematográficas servem como um reflexo das apreensões contemporâneas, explorando as tensões da sociedade. A pesquisa visa analisar certas representações arquitetônicas em filmes distópicos, focando naquelas em que a arquitetura desempenha um papel central na narrativa. Estas representações, inicialmente, podem parecer utópicas, mas revelam aspectos distópicos e problemáticos. Sendo assim, foram selecionados os seguintes filmes: O Show de Truman O Show da Vida (de Peter Weir, 1998), O Homem ao Lado (de Mariano Cohn e Gastón Duprat, 2009) e No Topo do Poder (de Ben Wheatley, 2015).The relationship between architecture and cinema is close and long-standing. Films, as a form of representation, often come close to the experience of architecture. In many cinematic productions, this architecture transcends its purely ornamental function in the plot, becoming a cinematic agente, being reinterpreted through the lenses of cinema. In the cinematic realm, dystopias stand out as creative territories for exploring ideas related to destruction and transformation. Dystopian settings provide directors and teams with a chance to explore collective fears and offer critical analyses of society. These cinematic representations serve as a reflection of contemporary apprehensions, exploring societal tensions.The research aims to analyze specific architectural representations in dystopian films, focusing on those in which architecture plays a central role in the narrative. These representations may initially appear utopian but reveal dystopian and problematic aspects. Therefore, the following films have been selected: The Truman Show (by Peter Weir, 1998), El Hombre de al Lado (by Mariano Cohn and Gastón Duprat, 2009), and High-Rise (by Ben Wheatley, 2015).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFujioka, Paulo YassuhideSantos, Aline Nami dos2024-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-24052024-123539/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-24T19:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-24052024-123539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-24T19:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
Architecture, urbanism and cinema: the intertwining of arts in urban dystopias
title Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
spellingShingle Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
Santos, Aline Nami dos
architecture
arquitetura
cinema
distopia
dystopia
movie
urbanism
urbanismo
title_short Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
title_full Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
title_fullStr Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
title_full_unstemmed Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
title_sort Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
author Santos, Aline Nami dos
author_facet Santos, Aline Nami dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fujioka, Paulo Yassuhide
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Nami dos
dc.subject.por.fl_str_mv architecture
arquitetura
cinema
distopia
dystopia
movie
urbanism
urbanismo
topic architecture
arquitetura
cinema
distopia
dystopia
movie
urbanism
urbanismo
description A relação entre a arquitetura e o cinema é próxima e de longa data. Os filmes, enquanto formas de representação, frequentemente se aproximam da experiência de vivenciar a arquitetura. Em muitas produções cinematográficas, essa arquitetura transcende sua função meramente ornamental na trama, tornando-se um agente fílmico, sendo ressignificada pelas lentes do cinema. No âmbito cinematográfico, as distopias se destacam como territórios criativos para a exploração de ideias relacionadas à destruição e transformação. Os cenários distópicos proporcionam aos diretores e equipes, uma chance de explorar medos coletivos e fornecer análises críticas sobre a sociedade. Essas representações cinematográficas servem como um reflexo das apreensões contemporâneas, explorando as tensões da sociedade. A pesquisa visa analisar certas representações arquitetônicas em filmes distópicos, focando naquelas em que a arquitetura desempenha um papel central na narrativa. Estas representações, inicialmente, podem parecer utópicas, mas revelam aspectos distópicos e problemáticos. Sendo assim, foram selecionados os seguintes filmes: O Show de Truman O Show da Vida (de Peter Weir, 1998), O Homem ao Lado (de Mariano Cohn e Gastón Duprat, 2009) e No Topo do Poder (de Ben Wheatley, 2015).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-24052024-123539/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-24052024-123539/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091041668628480