De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karhawi, Issaaf Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17092018-163855/
Resumo: Assumindo como base teórico-metodológica, os estudos da Arqueologia da Mídia e a perspectiva arqueológica de Michel Foucault, nosso objeto de estudo corresponde à caracterização de um novo perfil profissional no campo da Comunicação, o de blogueira de moda. Estabelecemos, então, como objetivo principal de nossa pesquisa, definir como se deu o processo de profissionalização dos blogs de moda no Brasil. Para tal, ao longo da pesquisa apontamos características próprias das blogueiras de moda e de sua prática, assim como definimos etapas de profissionalização da blogosfera brasileira. A escolha pela pesquisa acerca dos blogs de moda e, mais especificamente, das blogueiras se dá pelo fato de que formatos e modelos de negócio que hoje fazem parte da rotina de outros produtores de conteúdo da internet foram desenhados por essas profissionais-amadoras. Para compreender como se deu esse processo de profissionalização, acompanhamos a produção de 52 blogueiras (por meio de posts nos blogs, vídeos no YouTube e publicações no Instagram), entre os anos de 2014 e 2018, em busca de enunciações sobre sua atividade profissional. Entre os resultados obtidos na pesquisa está a caracterização de quatro etapas de profissionalização da blogosfera de moda: vanguarda, legitimação, institucionalização e profissional. Também pudemos desvelar um ethos profissional das blogueiras que evidencia diferenças entre as profissionais, seus percursos na carreira, motivações e produção.
id USP_42c7b6e70f32f30be0a37b4ba8812bbc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17092018-163855
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira-bloggersblogsblogsblogueirasfashioninfluencersinfluenciadoresinstitucionalizaçãoinstitutionalizationlegitimaçãolegitimationmodaprofessionprofessionalizationprofissãoprofissionalizaçãoAssumindo como base teórico-metodológica, os estudos da Arqueologia da Mídia e a perspectiva arqueológica de Michel Foucault, nosso objeto de estudo corresponde à caracterização de um novo perfil profissional no campo da Comunicação, o de blogueira de moda. Estabelecemos, então, como objetivo principal de nossa pesquisa, definir como se deu o processo de profissionalização dos blogs de moda no Brasil. Para tal, ao longo da pesquisa apontamos características próprias das blogueiras de moda e de sua prática, assim como definimos etapas de profissionalização da blogosfera brasileira. A escolha pela pesquisa acerca dos blogs de moda e, mais especificamente, das blogueiras se dá pelo fato de que formatos e modelos de negócio que hoje fazem parte da rotina de outros produtores de conteúdo da internet foram desenhados por essas profissionais-amadoras. Para compreender como se deu esse processo de profissionalização, acompanhamos a produção de 52 blogueiras (por meio de posts nos blogs, vídeos no YouTube e publicações no Instagram), entre os anos de 2014 e 2018, em busca de enunciações sobre sua atividade profissional. Entre os resultados obtidos na pesquisa está a caracterização de quatro etapas de profissionalização da blogosfera de moda: vanguarda, legitimação, institucionalização e profissional. Também pudemos desvelar um ethos profissional das blogueiras que evidencia diferenças entre as profissionais, seus percursos na carreira, motivações e produção.Assuming as a theoretical and methodological basis the studies of Media Archeology and the archaeological perspective of Michel Foucault, our object of study corresponds to the characterization of a new professional profile in the field of Communication; the fashion bloggers. Therefore, we established as the main objective of our research the definition of how the professionalization process of fashion blogs in Brazil took place. Throughout the research we identified characteristics of the fashion bloggers and their practices, as professionals. This research focuses on fashion bloggers because of their importance in establishing new formats and business models for other internet producers. To understand how this process takes place, we analyzed the discursive enunciation of 52 bloggers (through blog posts, YouTube videos and Instagram publications) between 2014 and 2018, searching for statements about their professional activity. Among the results is the characterization of four stages of the process of professionalization in the fashion blogosphere: vanguard, legitimation, institutionalization and professional. We have also been able to unveil a professional ethos of bloggers that shows differences among professionals, their career paths, motivations and production.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Elizabeth Nicolau SaadKarhawi, Issaaf Santos2018-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17092018-163855/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-17092018-163855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
-
title De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
spellingShingle De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
Karhawi, Issaaf Santos
bloggers
blogs
blogs
blogueiras
fashion
influencers
influenciadores
institucionalização
institutionalization
legitimação
legitimation
moda
profession
professionalization
profissão
profissionalização
title_short De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
title_full De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
title_fullStr De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
title_full_unstemmed De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
title_sort De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
author Karhawi, Issaaf Santos
author_facet Karhawi, Issaaf Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Elizabeth Nicolau Saad
dc.contributor.author.fl_str_mv Karhawi, Issaaf Santos
dc.subject.por.fl_str_mv bloggers
blogs
blogs
blogueiras
fashion
influencers
influenciadores
institucionalização
institutionalization
legitimação
legitimation
moda
profession
professionalization
profissão
profissionalização
topic bloggers
blogs
blogs
blogueiras
fashion
influencers
influenciadores
institucionalização
institutionalization
legitimação
legitimation
moda
profession
professionalization
profissão
profissionalização
description Assumindo como base teórico-metodológica, os estudos da Arqueologia da Mídia e a perspectiva arqueológica de Michel Foucault, nosso objeto de estudo corresponde à caracterização de um novo perfil profissional no campo da Comunicação, o de blogueira de moda. Estabelecemos, então, como objetivo principal de nossa pesquisa, definir como se deu o processo de profissionalização dos blogs de moda no Brasil. Para tal, ao longo da pesquisa apontamos características próprias das blogueiras de moda e de sua prática, assim como definimos etapas de profissionalização da blogosfera brasileira. A escolha pela pesquisa acerca dos blogs de moda e, mais especificamente, das blogueiras se dá pelo fato de que formatos e modelos de negócio que hoje fazem parte da rotina de outros produtores de conteúdo da internet foram desenhados por essas profissionais-amadoras. Para compreender como se deu esse processo de profissionalização, acompanhamos a produção de 52 blogueiras (por meio de posts nos blogs, vídeos no YouTube e publicações no Instagram), entre os anos de 2014 e 2018, em busca de enunciações sobre sua atividade profissional. Entre os resultados obtidos na pesquisa está a caracterização de quatro etapas de profissionalização da blogosfera de moda: vanguarda, legitimação, institucionalização e profissional. Também pudemos desvelar um ethos profissional das blogueiras que evidencia diferenças entre as profissionais, seus percursos na carreira, motivações e produção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17092018-163855/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17092018-163855/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090809792823296