Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/ |
Resumo: | Este trabalho lida com a explicitação da materialidade da voz do ator, através do emprego do termo \'voz concreta\'. Trata-se de uma investigação prática em que avaliamos recursos variados na preparação deste ator. Servimo-nos de diversas analogias e ferramentas: desde o emprego de termos oriundos de uma análise musical até a correspondência do desenho como expressão linear semelhante à voz. Foram também abordados como paradigma de concretude o canto improvisacional basco e a música concreta. |
id |
USP_42d7525f7d9b9ad86f55503450376569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14032013-092716 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Preparação do corpossom: atuação e voz concretaTeatro (representação)vozEste trabalho lida com a explicitação da materialidade da voz do ator, através do emprego do termo \'voz concreta\'. Trata-se de uma investigação prática em que avaliamos recursos variados na preparação deste ator. Servimo-nos de diversas analogias e ferramentas: desde o emprego de termos oriundos de uma análise musical até a correspondência do desenho como expressão linear semelhante à voz. Foram também abordados como paradigma de concretude o canto improvisacional basco e a música concreta.The present work deals with the assumption of actor\'s voice as solid matter, through the use of the term \'concrete voice\'. It\'s a practical investigation in which we could come to examine several resources for actor preparation. Use was made of many strategies and theories, since one specific approach to music applied to the actor\'s body, to the actual correspondence given by drawing practice to the voice, since both are linear types of expression. We also considered helpful making one brief analysis of Basque improvised oral poetry and concrete music.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJanuzelli, Antonio Luiz DiasRibeiro, Francisco Lauridsen2011-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14032013-092716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta |
title |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta |
spellingShingle |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta Ribeiro, Francisco Lauridsen Teatro (representação) voz |
title_short |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta |
title_full |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta |
title_fullStr |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta |
title_full_unstemmed |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta |
title_sort |
Preparação do corpossom: atuação e voz concreta |
author |
Ribeiro, Francisco Lauridsen |
author_facet |
Ribeiro, Francisco Lauridsen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januzelli, Antonio Luiz Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Francisco Lauridsen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro (representação) voz |
topic |
Teatro (representação) voz |
description |
Este trabalho lida com a explicitação da materialidade da voz do ator, através do emprego do termo \'voz concreta\'. Trata-se de uma investigação prática em que avaliamos recursos variados na preparação deste ator. Servimo-nos de diversas analogias e ferramentas: desde o emprego de termos oriundos de uma análise musical até a correspondência do desenho como expressão linear semelhante à voz. Foram também abordados como paradigma de concretude o canto improvisacional basco e a música concreta. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256958369792000 |