Preparação do corpossom: atuação e voz concreta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Francisco Lauridsen
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/
Resumo: Este trabalho lida com a explicitação da materialidade da voz do ator, através do emprego do termo \'voz concreta\'. Trata-se de uma investigação prática em que avaliamos recursos variados na preparação deste ator. Servimo-nos de diversas analogias e ferramentas: desde o emprego de termos oriundos de uma análise musical até a correspondência do desenho como expressão linear semelhante à voz. Foram também abordados como paradigma de concretude o canto improvisacional basco e a música concreta.
id USP_42d7525f7d9b9ad86f55503450376569
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14032013-092716
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Preparação do corpossom: atuação e voz concretaTeatro (representação)vozEste trabalho lida com a explicitação da materialidade da voz do ator, através do emprego do termo \'voz concreta\'. Trata-se de uma investigação prática em que avaliamos recursos variados na preparação deste ator. Servimo-nos de diversas analogias e ferramentas: desde o emprego de termos oriundos de uma análise musical até a correspondência do desenho como expressão linear semelhante à voz. Foram também abordados como paradigma de concretude o canto improvisacional basco e a música concreta.The present work deals with the assumption of actor\'s voice as solid matter, through the use of the term \'concrete voice\'. It\'s a practical investigation in which we could come to examine several resources for actor preparation. Use was made of many strategies and theories, since one specific approach to music applied to the actor\'s body, to the actual correspondence given by drawing practice to the voice, since both are linear types of expression. We also considered helpful making one brief analysis of Basque improvised oral poetry and concrete music.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJanuzelli, Antonio Luiz DiasRibeiro, Francisco Lauridsen2011-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-14032013-092716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
title Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
spellingShingle Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
Ribeiro, Francisco Lauridsen
Teatro (representação)
voz
title_short Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
title_full Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
title_fullStr Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
title_full_unstemmed Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
title_sort Preparação do corpossom: atuação e voz concreta
author Ribeiro, Francisco Lauridsen
author_facet Ribeiro, Francisco Lauridsen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januzelli, Antonio Luiz Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Francisco Lauridsen
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro (representação)
voz
topic Teatro (representação)
voz
description Este trabalho lida com a explicitação da materialidade da voz do ator, através do emprego do termo \'voz concreta\'. Trata-se de uma investigação prática em que avaliamos recursos variados na preparação deste ator. Servimo-nos de diversas analogias e ferramentas: desde o emprego de termos oriundos de uma análise musical até a correspondência do desenho como expressão linear semelhante à voz. Foram também abordados como paradigma de concretude o canto improvisacional basco e a música concreta.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-14032013-092716/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256958369792000