Modelo de educação a distância em hanseníase voltado para rede de detecção de casos e diagnóstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Mauricio Pedreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-17122008-192918/
Resumo: INTRODUÇÃO: A hanseníase persiste como grave problema de saúde pública no Brasil, e não foi atingida até o momento a meta de eliminação determinada pela Organização Mundial da Saúde. As Equipes de Saúde da Família (ESFs) constituem uma ampla rede de profissionais que atuam na atenção primária. A educação a distância em hanseníase destas equipes representa uma estratégia atraente. Ao permitir a identificação precoce de casos, seguida de tratamento adequado, favorece a cura e reduz incapacidades e/ou seqüelas. MÉTODOS: Foi planejado o desenvolvimento de um Curso de Extensão Universitária, utilizando tecnologias interativas voltadas para a educação a distância dos profissionais da saúde. Contou-se com planejamento pedagógico específico. Durante este processo, previu-se que os centros de referências em hanseníase pudessem atuar junto a estes profissionais que trabalham em pontos isolados e com alta prevalência da doença. Foi planejada a elaboração do ambiente de teleducação para oferecimento do curso, incluindo a criação de um simulador de casos voltado para o reconhecimento da doença, além de outras informações julgadas essenciais por dermatologistas. Elaborou-se uma metodologia para avaliar a adequação do seu conteúdo. Baseado no questionário validado WEBMAC (Web Site Motivational Analysis Checklist), um instrumento padronizado foi desenvolvido para avaliar a satisfação deste curso a distância. RESULTADOS: Foi realizado um curso de hanseníase a distância, voltado para as Equipes de Saúde da Família (ESF) nas cidades de Manaus e Parintins, contando com fundamentação pedagógica baseada em conceitos construtivistas e da andragogia. As ferramentas do curso viabilizaram a interação entre os professores e os participantes. O Simulador de Casos (SC) demonstrou diferenças na capacidade de reconhecimento de casos em três grupos distintos, formados por: dermatologistas com experiência específica em hanseníase, dermatologistas sem experiência específica e alunos do quinto ano de medicina. Os dermatologistas com experiência específica obtiveram um melhor desempenho no SC. O seu conteúdo mostrou-se adequado na avaliação dos três grupos. Os participantes apresentaram retenção dos conceitos abordados no SC após um ano (avaliação tardia). Foi obtido elevado grau de satisfação com o curso por meio de instrumento padronizado. CONCLUSÃO: A estratégia educacional mostrou-se factível, e os resultados alcançados favorecem o desenvolvimento futuro de iniciativa em larga escala destinada à educação a distância em Hanseníase das ESFs e a abordagem de outros temas em saúde.
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Contou-se com planejamento pedagógico específico. Durante este processo, previu-se que os centros de referências em hanseníase pudessem atuar junto a estes profissionais que trabalham em pontos isolados e com alta prevalência da doença. Foi planejada a elaboração do ambiente de teleducação para oferecimento do curso, incluindo a criação de um simulador de casos voltado para o reconhecimento da doença, além de outras informações julgadas essenciais por dermatologistas. Elaborou-se uma metodologia para avaliar a adequação do seu conteúdo. Baseado no questionário validado WEBMAC (Web Site Motivational Analysis Checklist), um instrumento padronizado foi desenvolvido para avaliar a satisfação deste curso a distância. RESULTADOS: Foi realizado um curso de hanseníase a distância, voltado para as Equipes de Saúde da Família (ESF) nas cidades de Manaus e Parintins, contando com fundamentação pedagógica baseada em conceitos construtivistas e da andragogia. As ferramentas do curso viabilizaram a interação entre os professores e os participantes. O Simulador de Casos (SC) demonstrou diferenças na capacidade de reconhecimento de casos em três grupos distintos, formados por: dermatologistas com experiência específica em hanseníase, dermatologistas sem experiência específica e alunos do quinto ano de medicina. Os dermatologistas com experiência específica obtiveram um melhor desempenho no SC. O seu conteúdo mostrou-se adequado na avaliação dos três grupos. Os participantes apresentaram retenção dos conceitos abordados no SC após um ano (avaliação tardia). Foi obtido elevado grau de satisfação com o curso por meio de instrumento padronizado. CONCLUSÃO: A estratégia educacional mostrou-se factível, e os resultados alcançados favorecem o desenvolvimento futuro de iniciativa em larga escala destinada à educação a distância em Hanseníase das ESFs e a abordagem de outros temas em saúde.INTRODUCTION: Leprosy remains as a serious public health problem in Brazil, and it was not yet achieved the goal of eliminating leprosy determined by the World Health Organization. Family Health Teams (FHTs) form a wide network of professionals who work in primary care. Distance education in leprosy of these teams represents an attractive strategy. Since it could allow early case identification, followed by appropriate treatment, it maximizes cure and reduces disability and/or sequels. METHODS: It was planned to develop an Extension University Course, using interactive technologies directed to distance education of health professionals. It had specific educational plan. During this process, it was decided that leprosy reference centers could act with these professionals who work in isolated areas and with a high prevalence of the disease. It included the creation of a case simulator toward disease recognition, and extra information considered essential by dermatologists. A methodology to evaluate adequacy of its contents was created. Based on WEBMAC (Web Site Motivational Analysis Checklist) validated questionnaire, a standardized instrument was developed to assess the satisfaction of this course. RESULTS: It was realized a leprosy distance course, directed to FHTs from the cities of Manaus and Parintins, that included pedagogical fundamental based on constructivist and andragogic concepts. Course tools enabled interaction between teachers and participants. Case Simulator (CS) disclosed differences in the ability of recognition of cases into three distinct groups, formed by: dermatologists with specific experience in leprosy, dermatologists without specific experience and fifth year students of medicine. The dermatologists with specific experience obtained a better performance in the CS. Its content assessed by all three groups seemed to be appropriated. Participants showed retention of the concepts cited in the CS after a year (late evaluation). The course obtained high degree of satisfaction and it was demonstrated by standardized instrument. CONCLUSION: The course proved to be feasible, and results favor the development of future large-scale initiative focused on distance education in leprosy for FHTs and the approach to others health subjects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChao, Lung WenPaixão, Mauricio Pedreira2008-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-17122008-192918/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-17122008-192918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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