Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-112654/ |
Resumo: | Luís Alberto de Abreu é um importante dramaturgo contemporâneo brasileiro. Para além de seus textos teatrais, seu interesse e suas experiências no ensino de dramaturgia tem sido uma grande influência em toda a geração contemporânea de dramaturgos, artistas e estudantes de teatro. Este presente trabalho se pesquisa contempla três experiências pedagógicas de Luís Alberto de Abreu, considerando o conteúdo, encaminhamentos e atitudes pedagógicas. As experiências são bastante diferentes entre si, na medida em que se desenvolveram em grupos específicos: a primeira com a Cia. dos Dramaturgos, um grupo formado somente por dramaturgos, em seu projeto Escrita Aberta, de 2005-2006; a segunda com a Cia. Livre, um importante grupo de teatro de São Paulo - SP, cujo interesse foi convidar Abreu para falar sobre dramaturgia para o ator, no projeto África-Brasil, iniciado em 2010; e a terceira com um grupo de narradores, os Narradores de Passagem, em Santo André - SP, formado por iniciativa do próprio Abreu. O corpo da pesquisa se deve à documentação realizada em vídeo das três experiências, assim como entrevistas, estudos teóricos e anotações próprias e de outras pessoas relacionadas às experiências. Ao levantar as experiências pedagógicas de Luís Alberto de Abreu, o presente trabalho conclui que sua postura pedagógica, escolha de conteúdos e interesse estão diretamente ligados à inquietação do artista-pedagogo diante de um mundo saturado, no qual a linguagem teatral, em sua opinião, determina apenas um pequeno território de ação. |
id |
USP_430659c140589a8321ae4aebc3a86804 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13032013-112654 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgiaArte dramáticaCreative- ProcessesDramatic-ArtDramaturgiaDramaturgyProcessos criativosTeatroTeatro-pedagogiaTheaterTheater-PedagogyLuís Alberto de Abreu é um importante dramaturgo contemporâneo brasileiro. Para além de seus textos teatrais, seu interesse e suas experiências no ensino de dramaturgia tem sido uma grande influência em toda a geração contemporânea de dramaturgos, artistas e estudantes de teatro. Este presente trabalho se pesquisa contempla três experiências pedagógicas de Luís Alberto de Abreu, considerando o conteúdo, encaminhamentos e atitudes pedagógicas. As experiências são bastante diferentes entre si, na medida em que se desenvolveram em grupos específicos: a primeira com a Cia. dos Dramaturgos, um grupo formado somente por dramaturgos, em seu projeto Escrita Aberta, de 2005-2006; a segunda com a Cia. Livre, um importante grupo de teatro de São Paulo - SP, cujo interesse foi convidar Abreu para falar sobre dramaturgia para o ator, no projeto África-Brasil, iniciado em 2010; e a terceira com um grupo de narradores, os Narradores de Passagem, em Santo André - SP, formado por iniciativa do próprio Abreu. O corpo da pesquisa se deve à documentação realizada em vídeo das três experiências, assim como entrevistas, estudos teóricos e anotações próprias e de outras pessoas relacionadas às experiências. Ao levantar as experiências pedagógicas de Luís Alberto de Abreu, o presente trabalho conclui que sua postura pedagógica, escolha de conteúdos e interesse estão diretamente ligados à inquietação do artista-pedagogo diante de um mundo saturado, no qual a linguagem teatral, em sua opinião, determina apenas um pequeno território de ação.Luís Alberto de Abreu is an important modern brazilian playwright. Besides his theater texts, his interests as well as his experiences in teaching acting have been influencing a whole generation of modern playwrights, artists and theater students. This study contemplates three of his educational experiences, focusing on their contents, direction and educational attitude. These experiences are very distinct one from the other because they have been performed in specific groups. The first one took place with a group called Cia. dos Dramaturgos in its project called Escrita Aberta (2005-2006). This group is totally formed by playwrights. The second one was performed with Cia. Livre, an important theater group from São Paulo, whose interest was to invite Abreu to talk to actors about dramaturgy in a project started in 2010, named África-Brasil. The third one happened with a group of narrators from Santo André - São Paulo, named Narradores de Passagem. This group was formed by Abreu\'s own iniciative. This study is based on the video documentation of these three pedagogical experiences as well as interviews, theoretical studies and notes provided by me and by other people related to the experiences. Analysing his pedagogical experiences, this study concluded that Abreu\'s pedagogical approach, his content choices and interests are directly linked with the educator-actor\'s restlessness towards a saturated world where, according to him, theatrical language determines only a small action territory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTelesi, Silvia Fernandes da SilvaFahrer, Lucienne Guedes2011-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-112654/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-13032013-112654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia |
title |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia |
spellingShingle |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia Fahrer, Lucienne Guedes Arte dramática Creative- Processes Dramatic-Art Dramaturgia Dramaturgy Processos criativos Teatro Teatro-pedagogia Theater Theater-Pedagogy |
title_short |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia |
title_full |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia |
title_fullStr |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia |
title_full_unstemmed |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia |
title_sort |
Luís Alberto de Abreu - a experiência pedagógica e os processos criativos na construção da dramaturgia |
author |
Fahrer, Lucienne Guedes |
author_facet |
Fahrer, Lucienne Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Telesi, Silvia Fernandes da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fahrer, Lucienne Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte dramática Creative- Processes Dramatic-Art Dramaturgia Dramaturgy Processos criativos Teatro Teatro-pedagogia Theater Theater-Pedagogy |
topic |
Arte dramática Creative- Processes Dramatic-Art Dramaturgia Dramaturgy Processos criativos Teatro Teatro-pedagogia Theater Theater-Pedagogy |
description |
Luís Alberto de Abreu é um importante dramaturgo contemporâneo brasileiro. Para além de seus textos teatrais, seu interesse e suas experiências no ensino de dramaturgia tem sido uma grande influência em toda a geração contemporânea de dramaturgos, artistas e estudantes de teatro. Este presente trabalho se pesquisa contempla três experiências pedagógicas de Luís Alberto de Abreu, considerando o conteúdo, encaminhamentos e atitudes pedagógicas. As experiências são bastante diferentes entre si, na medida em que se desenvolveram em grupos específicos: a primeira com a Cia. dos Dramaturgos, um grupo formado somente por dramaturgos, em seu projeto Escrita Aberta, de 2005-2006; a segunda com a Cia. Livre, um importante grupo de teatro de São Paulo - SP, cujo interesse foi convidar Abreu para falar sobre dramaturgia para o ator, no projeto África-Brasil, iniciado em 2010; e a terceira com um grupo de narradores, os Narradores de Passagem, em Santo André - SP, formado por iniciativa do próprio Abreu. O corpo da pesquisa se deve à documentação realizada em vídeo das três experiências, assim como entrevistas, estudos teóricos e anotações próprias e de outras pessoas relacionadas às experiências. Ao levantar as experiências pedagógicas de Luís Alberto de Abreu, o presente trabalho conclui que sua postura pedagógica, escolha de conteúdos e interesse estão diretamente ligados à inquietação do artista-pedagogo diante de um mundo saturado, no qual a linguagem teatral, em sua opinião, determina apenas um pequeno território de ação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-112654/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-112654/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257004619333632 |