Estudo dos métodos de determinação de forças de instalação dos estais em pontes estaiadas de concreto com ênfase na consideração do faseamento construtivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montelato, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-08062022-073408/
Resumo: Pontes estaiadas de concreto são estruturas complexas, em sua maioria construídas em fases, com grande grau de hiperestasticidade e comportamento não linear introduzido pela geometria e pela variação da rigidez do concreto do tabuleiro. As propriedades do concreto dependentes do tempo (fluência, retração e enrijecimento) são fundamentais no projeto de tais estruturas. Os efeitos no tempo tornam-se ainda mais relevantes posto que, associados à compressão que os estais introduzem no tabuleiro durante o faseamento construtivo, exercem influência na determinação das forças de instalação dos estais. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo dos principais métodos de determinação das forças de instalação dos estais considerando o faseamento construtivo, os efeitos diferidos no tempo e a protensão interna do tabuleiro. Um estudo de caso é apresentado para o viaduto estaiado ferroviário sobre a Rodovia Ayrton Senna e Avenida Hélio Smidt, que dá acesso ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro de Guarulhos, São Paulo. Este é um viaduto estaiado curvo não convencional, construído em balanços sucessivos, com um vão central estaiado, dois vãos laterais com um trecho estaiado conectado a outro em viga de seção celular, e dois vãos adjacentes em seção celular. A partir dos resultados, os métodos são comparados e é discutida a importância de uma análise mais aprimorada com consideração dos efeitos diferidos no tempo para viadutos de grande complexidade.
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