Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Selma Aparecida Chaves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-08012013-153801/
Resumo: Esta pesquisa discute a prática da extensão universitária no pensamento defendido por Paulo Freire. Nesta pedagogia dialógica, docentes e discentes interagem com a realidade que apreendem e extraem o conteúdo da aprendizagem, com possibilidades de fazê-lo melhor, a fim de nela atuarem, proporcionando um espaço privilegiado à transformação social. Para tanto foram entrevistados 10 discentes do curso de Odontologia e Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo, participantes do Projeto de Extensão FOB USP Rondônia. Trata-se de um estudo transversal onde foi utilizado método qualitativo para coleta de informações, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, mapeamento das ações quanto ao plano acadêmico, relação docente/discente/sociedade num novo espaço de ensino aprendizagem. Através da análise documental, das entrevistas realizadas, da observação e interação no cenário onde desenvolvem as atividades propostas no projeto de extensão da FOB em Rondônia, docentes, funcionários da universidade, discentes e sociedade; interagem e a mudança do cenário de aprendizagem contribui para a formação dos discentes de Fonoaudiologia e Odontologia em dois níveis: na formação técnica e na formação para a qualidade das relações. Conclui-se ancorado pelo conceito de Paulo Freire, onde os discentes dialogam com a realidade local, respeitam à diversidade cultural e a autonomia de seus atos; o projeto de extensão da FOB em Rondônia propicia a reflexão e ação em cenários da realidade nacional e regional, produz conhecimento interdisciplinar e favorece a visão integrada do social, sendo indissociável do ensino e da pesquisa.
id USP_431428bab9b92a156396e18b247bd90a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08012013-153801
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadoraExtension project of FOB USP Rondônia and the critical thinking in the social formation of the speech therapist and dentist: a transforming educational actionPaulo Freire´s thoughtPensamento Paulo FreireProjeto extensão universitáriaPublic healthSaúde coletivaUniversity extension projectEsta pesquisa discute a prática da extensão universitária no pensamento defendido por Paulo Freire. Nesta pedagogia dialógica, docentes e discentes interagem com a realidade que apreendem e extraem o conteúdo da aprendizagem, com possibilidades de fazê-lo melhor, a fim de nela atuarem, proporcionando um espaço privilegiado à transformação social. Para tanto foram entrevistados 10 discentes do curso de Odontologia e Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo, participantes do Projeto de Extensão FOB USP Rondônia. Trata-se de um estudo transversal onde foi utilizado método qualitativo para coleta de informações, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, mapeamento das ações quanto ao plano acadêmico, relação docente/discente/sociedade num novo espaço de ensino aprendizagem. Através da análise documental, das entrevistas realizadas, da observação e interação no cenário onde desenvolvem as atividades propostas no projeto de extensão da FOB em Rondônia, docentes, funcionários da universidade, discentes e sociedade; interagem e a mudança do cenário de aprendizagem contribui para a formação dos discentes de Fonoaudiologia e Odontologia em dois níveis: na formação técnica e na formação para a qualidade das relações. Conclui-se ancorado pelo conceito de Paulo Freire, onde os discentes dialogam com a realidade local, respeitam à diversidade cultural e a autonomia de seus atos; o projeto de extensão da FOB em Rondônia propicia a reflexão e ação em cenários da realidade nacional e regional, produz conhecimento interdisciplinar e favorece a visão integrada do social, sendo indissociável do ensino e da pesquisa.This research discusses the practice of university extension in thinking advocated by Paulo Freire. In this dialogical pedagogy, teachers and students interact with the reality they learn and extract the content of learning, with opportunities to do it better, in order to act on it, thus providing social transformation with a privileged space. Therefore, 10 students from the dental and speech therapy courses of the Dental School with the University of São Paulo, campus at Bauru, participating in the FOB Rondônia Extension project were investigated. This is a cross-sectional study which used a qualitative method for information gathering, analysis of the content of interviews and documents, mapping of the actions as to the academic plan, teacher/student/society ratio in a new teaching/learning space. Through documentary analysis, interviews performed, observation and interaction in the scenario where extension activities are developed, it is clear that the contribution to the training of dentistry and speech therapy students occurs in two levels: in the technical training and the training for relation quality, anchored by Paulo Freire´s concept, in which students dialogue with the local reality, respect cultural diversity and the autonomy of their actions. Thus, it can be concluded that the activities proposed in FOB´s extension project in Rondônia involve teachers, university staff, students and society; it provides the reflection and action in scenarios of national and regional realities, producing interdisciplinary knowledge and promoting the integrated vision of society, being inseparable from teaching and research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaldana, Magali de LourdesNunes, Selma Aparecida Chaves2012-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-08012013-153801/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T12:54:02Zoai:teses.usp.br:tde-08012013-153801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T12:54:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
Extension project of FOB USP Rondônia and the critical thinking in the social formation of the speech therapist and dentist: a transforming educational action
title Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
spellingShingle Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
Nunes, Selma Aparecida Chaves
Paulo Freire´s thought
Pensamento Paulo Freire
Projeto extensão universitária
Public health
Saúde coletiva
University extension project
title_short Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
title_full Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
title_fullStr Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
title_full_unstemmed Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
title_sort Projeto de extensão da FOB/USP Rondônia e o pensamento crítico social na formação do fonoaudiólogo e odontólogo: uma ação educativa transformadora
author Nunes, Selma Aparecida Chaves
author_facet Nunes, Selma Aparecida Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldana, Magali de Lourdes
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Selma Aparecida Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire´s thought
Pensamento Paulo Freire
Projeto extensão universitária
Public health
Saúde coletiva
University extension project
topic Paulo Freire´s thought
Pensamento Paulo Freire
Projeto extensão universitária
Public health
Saúde coletiva
University extension project
description Esta pesquisa discute a prática da extensão universitária no pensamento defendido por Paulo Freire. Nesta pedagogia dialógica, docentes e discentes interagem com a realidade que apreendem e extraem o conteúdo da aprendizagem, com possibilidades de fazê-lo melhor, a fim de nela atuarem, proporcionando um espaço privilegiado à transformação social. Para tanto foram entrevistados 10 discentes do curso de Odontologia e Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo, participantes do Projeto de Extensão FOB USP Rondônia. Trata-se de um estudo transversal onde foi utilizado método qualitativo para coleta de informações, análise do conteúdo de entrevistas e documentos, mapeamento das ações quanto ao plano acadêmico, relação docente/discente/sociedade num novo espaço de ensino aprendizagem. Através da análise documental, das entrevistas realizadas, da observação e interação no cenário onde desenvolvem as atividades propostas no projeto de extensão da FOB em Rondônia, docentes, funcionários da universidade, discentes e sociedade; interagem e a mudança do cenário de aprendizagem contribui para a formação dos discentes de Fonoaudiologia e Odontologia em dois níveis: na formação técnica e na formação para a qualidade das relações. Conclui-se ancorado pelo conceito de Paulo Freire, onde os discentes dialogam com a realidade local, respeitam à diversidade cultural e a autonomia de seus atos; o projeto de extensão da FOB em Rondônia propicia a reflexão e ação em cenários da realidade nacional e regional, produz conhecimento interdisciplinar e favorece a visão integrada do social, sendo indissociável do ensino e da pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-08012013-153801/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-08012013-153801/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090496236093440