A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botton, Selma
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-143704/
Resumo: Este trabalho investigou as identificações que os adolescentes estabelecem com as imagens que consomem cotidianamente, sejam elas originadas dos meios de comunicação em massa ou dos livros didáticos. Considerou-se a hipótese de que essas identificações muitas vezes não se dão de forma consciente, devido à profusão e à padronização das imagens da cultura visual contemporânea e à especifidade dos textos imagéticos. Além disso, a linguagem visual é presentacional, isto é, revela-se ao leitor dentro de um campo onde não existe um início ou um fim, apresentando-se integral e instantaneamente ao espectador e diferenciando-se, desta forma, dos textos verbais. Para tanto, foram utilizados dois tipos de pesquisa complementares: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à pesquisa bibliográfica, foram consultados autores que discutiram como as particularidades da modernidade e da contemporaneidade implicaram na aquisição de identidades e identificações pelos sujeitos, na produção e veiculação de imagens em geral e, ainda, nas concepções sobre a adolescência. Paralelamente, por meio de uma pesquisa participativa com 71 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola técnica estadual da zona norte de São Paulo, cujas idades variavam entre 14 e 16 anos, investigou-se como os adolescentes estabeleceram identificações com as imagens de sua cultura visual e como um trabalho contínuo de leitura de imagens num ambiente escolar pode levar os estudantes a desenvolver autonomia no consumo dos textos imagéticos e no reconhecimento de suas identificações com os mesmos. O tipo de pesquisa de campo utilizado foi a pesquisa-ação participativa, onde os participantes, pesquisadora e pesquisados, eram respectivamente, professora e seus alunos. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram questionários, entrevistas, análise das imagens coletadas pelos estudantes, leituras de imagens em grupo, discussões sobre essas imagens e análise dos discursos dos adolescentes. Também foram entrevistados os professores das cinco disciplinas cujos livros didáticos tiveram imagens selecionadas pelos estudantes. Os resultados obtidos indicam que o trabalho específico com leitura de imagens pode propiciar maior compreensão e aprofundamento dos significados atribuídos às imagens selecionadas pelos adolescentes, provocando reflexões sobre os múltiplos processos de identificação que se estabelecem, bem como os diversos conceitos representados por essas imagens.
id USP_433b61014ce8263b0840c3b164eae0a6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28012015-143704
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentesImages and teenagers identificationsAdolescenceAdolescênciaIdentificaçãoIdentificationImageImagemEste trabalho investigou as identificações que os adolescentes estabelecem com as imagens que consomem cotidianamente, sejam elas originadas dos meios de comunicação em massa ou dos livros didáticos. Considerou-se a hipótese de que essas identificações muitas vezes não se dão de forma consciente, devido à profusão e à padronização das imagens da cultura visual contemporânea e à especifidade dos textos imagéticos. Além disso, a linguagem visual é presentacional, isto é, revela-se ao leitor dentro de um campo onde não existe um início ou um fim, apresentando-se integral e instantaneamente ao espectador e diferenciando-se, desta forma, dos textos verbais. Para tanto, foram utilizados dois tipos de pesquisa complementares: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à pesquisa bibliográfica, foram consultados autores que discutiram como as particularidades da modernidade e da contemporaneidade implicaram na aquisição de identidades e identificações pelos sujeitos, na produção e veiculação de imagens em geral e, ainda, nas concepções sobre a adolescência. Paralelamente, por meio de uma pesquisa participativa com 71 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola técnica estadual da zona norte de São Paulo, cujas idades variavam entre 14 e 16 anos, investigou-se como os adolescentes estabeleceram identificações com as imagens de sua cultura visual e como um trabalho contínuo de leitura de imagens num ambiente escolar pode levar os estudantes a desenvolver autonomia no consumo dos textos imagéticos e no reconhecimento de suas identificações com os mesmos. O tipo de pesquisa de campo utilizado foi a pesquisa-ação participativa, onde os participantes, pesquisadora e pesquisados, eram respectivamente, professora e seus alunos. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram questionários, entrevistas, análise das imagens coletadas pelos estudantes, leituras de imagens em grupo, discussões sobre essas imagens e análise dos discursos dos adolescentes. Também foram entrevistados os professores das cinco disciplinas cujos livros didáticos tiveram imagens selecionadas pelos estudantes. Os resultados obtidos indicam que o trabalho específico com leitura de imagens pode propiciar maior compreensão e aprofundamento dos significados atribuídos às imagens selecionadas pelos adolescentes, provocando reflexões sobre os múltiplos processos de identificação que se estabelecem, bem como os diversos conceitos representados por essas imagens.This study investigated the identifications that adolescents establish with the images they consume daily, whether it originates from the mass media or textbooks. It was considered the hypothesis that these identifications often are not conscious, because of the profusion of images and standardization of contemporary visual culture and specificity of imagistic texts: visual language is presentational, i.e., it is revealed to the reader in an area where there is no beginning or end, presenting full and instantly to the viewer and differing, this way, from verbal texts. For this, we used two complementary kinds of research: literature and field research. About the literature, we consulted authors who discussed how the particularities of modernity and contemporary involved in the acquisition of identities and identifications by subjects, in the production and placement of images in general and also in the conceptions of adolescence. At the same time, through a participatory research with 71 students from the 1st year of high school at a state technical school in the northern zone of São Paulo, whose ages ranged between 14 and 16 years old, it was investigated how teenagers established identifications with images of their visual culture, and as a continuous work to read images in a school environment can make students to develop autonomy in the consumption of imagistic texts and recognition of their identifications with these texts. The kind of field research used was a participatory action research where participants, researcher and researched, were respectively a teacher and her students. The instruments used for data collection were questionnaires, interviews, analysis of images selected by students, in group readings of images, discussions of these images and analysis of teenagers talking. Teachers of the five disciplines whose textbooks had images selected for students were also interviewed. The results indicate that the specific work of reading images enables a greater understanding and deepening about the meanings of images selected for teenagers, causing reflections on the established process of identification and on the concepts that the images represent.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria de Lourdes Ramos daBotton, Selma2014-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-143704/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-28012015-143704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
Images and teenagers identifications
title A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
spellingShingle A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
Botton, Selma
Adolescence
Adolescência
Identificação
Identification
Image
Imagem
title_short A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
title_full A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
title_fullStr A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
title_full_unstemmed A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
title_sort A escola e as interferências das imagens nas identificações dos adolescentes
author Botton, Selma
author_facet Botton, Selma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria de Lourdes Ramos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Botton, Selma
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescence
Adolescência
Identificação
Identification
Image
Imagem
topic Adolescence
Adolescência
Identificação
Identification
Image
Imagem
description Este trabalho investigou as identificações que os adolescentes estabelecem com as imagens que consomem cotidianamente, sejam elas originadas dos meios de comunicação em massa ou dos livros didáticos. Considerou-se a hipótese de que essas identificações muitas vezes não se dão de forma consciente, devido à profusão e à padronização das imagens da cultura visual contemporânea e à especifidade dos textos imagéticos. Além disso, a linguagem visual é presentacional, isto é, revela-se ao leitor dentro de um campo onde não existe um início ou um fim, apresentando-se integral e instantaneamente ao espectador e diferenciando-se, desta forma, dos textos verbais. Para tanto, foram utilizados dois tipos de pesquisa complementares: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à pesquisa bibliográfica, foram consultados autores que discutiram como as particularidades da modernidade e da contemporaneidade implicaram na aquisição de identidades e identificações pelos sujeitos, na produção e veiculação de imagens em geral e, ainda, nas concepções sobre a adolescência. Paralelamente, por meio de uma pesquisa participativa com 71 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola técnica estadual da zona norte de São Paulo, cujas idades variavam entre 14 e 16 anos, investigou-se como os adolescentes estabeleceram identificações com as imagens de sua cultura visual e como um trabalho contínuo de leitura de imagens num ambiente escolar pode levar os estudantes a desenvolver autonomia no consumo dos textos imagéticos e no reconhecimento de suas identificações com os mesmos. O tipo de pesquisa de campo utilizado foi a pesquisa-ação participativa, onde os participantes, pesquisadora e pesquisados, eram respectivamente, professora e seus alunos. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram questionários, entrevistas, análise das imagens coletadas pelos estudantes, leituras de imagens em grupo, discussões sobre essas imagens e análise dos discursos dos adolescentes. Também foram entrevistados os professores das cinco disciplinas cujos livros didáticos tiveram imagens selecionadas pelos estudantes. Os resultados obtidos indicam que o trabalho específico com leitura de imagens pode propiciar maior compreensão e aprofundamento dos significados atribuídos às imagens selecionadas pelos adolescentes, provocando reflexões sobre os múltiplos processos de identificação que se estabelecem, bem como os diversos conceitos representados por essas imagens.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-143704/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-143704/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257423983673344