Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Patricia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-15032022-075559/
Resumo: Pensando em formas menos poluentes no que se refere à geração de energia e a obtenção de água potável, uma discussão bastante atual focaliza formas de suprir a necessidade de consumo energético e a produção sustentável, bem como um melhor aproveitamento da água. Tais questões podem estimular a organização de materiais didáticos sobre esses temas que promovam o ensino de conteúdos relacionados à área das Ciências Ambientais. Assim, o objetivo desse trabalho foi produzir e avaliar um Kit, enquanto material didático, voltado para o ensino de temas relacionados a geração energética e obtenção de água potável, para a educação básica, buscando responder a seguinte questão: De que forma um Kit didático sobre aproveitamento de energia solar, energia eólica e obtenção de água potável pode favorecer a transposição didática e o trabalho educativo em prol do desenvolvimento sustentável? O Kit em questão foi produzido com materiais de recicláveis, de baixo custo e apresenta atividades elaboradas a partir de resultados de pesquisas na área de estudo sobre geração de energia solar e eólica e obtenção de água potável por meio do processo de condensação, buscando relacionar pesquisa e ensino, realizando a transposição didática dos conceitos, ou seja, contempla modelos didáticos a partir de modelos de pesquisa, com o intuito de trazer para a sala de aula, didaticamente, resultados de pesquisas científicas de áreas como Física, Engenharia e outras, de forma interdisciplinar envolvendo, sobretudo, discussões sobre o desenvolvimento sustentável. A pesquisa envolveu a produção do Kit, e posterior avaliação, através de um questionário contendo uma ficha avaliativa, por dez professores das áreas de Ciências da Natureza, vinculados a Diretoria de Ensino de Piracicaba, SP e por um professor especialista na área de Física e Energia da Universidade de São Paulo. Os dados foram analisados qualitativamente e demonstraram que o Kit desenvolvido é capaz de favorecer a transposição didática e constituir um recurso de apoio para o desenvolvimento de atividades didáticas sobre as fontes renováveis de geração de energia e formas de obtenção de água potável, além de favorecer discussões que levem ao posicionamento crítico do aluno com relação ao desenvolvimento de uma sociedade baseada nos princípios da sustentabilidade. Após a avaliação do material, foi organizado, como produto, um folheto com orientações para a elaboração dos materiais presentes no Kit, viabilizando sua reprodução em diferentes contextos. Considera-se que trabalhar as temáticas Água e Energia, desde a educação básica, pode favorecer o desenvolvimento de uma sociedade mais preocupada com a valorização e o consumo consciente da água, bem como despertar o interesse nos alunos sobre a relevância da pesquisa científica e o estudo de novas formas de geração de energia menos impactantes ao meio. Assim, sugere-se como pesquisas futuras a aplicação e a avaliação do Kit com alunos da educação básica para verificação do uso do material em situações reais de ensino e as contribuições para a aprendizagem.
id USP_43a8bc74504cffab5a2feb7f1ad727ad
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15032022-075559
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planetaGeneration of energy and obtaining drinking water: a didactic proposal to discuss the conservation of the planetÁgua potávelCiências ambientaisDesenvolvimento sustentávelEnergias renováveisEnvironmental SciencesMaterial didáticoPotable waterRenewable energySustainable developmentTeaching materialPensando em formas menos poluentes no que se refere à geração de energia e a obtenção de água potável, uma discussão bastante atual focaliza formas de suprir a necessidade de consumo energético e a produção sustentável, bem como um melhor aproveitamento da água. Tais questões podem estimular a organização de materiais didáticos sobre esses temas que promovam o ensino de conteúdos relacionados à área das Ciências Ambientais. Assim, o objetivo desse trabalho foi produzir e avaliar um Kit, enquanto material didático, voltado para o ensino de temas relacionados a geração energética e obtenção de água potável, para a educação básica, buscando responder a seguinte questão: De que forma um Kit didático sobre aproveitamento de energia solar, energia eólica e obtenção de água potável pode favorecer a transposição didática e o trabalho educativo em prol do desenvolvimento sustentável? O Kit em questão foi produzido com materiais de recicláveis, de baixo custo e apresenta atividades elaboradas a partir de resultados de pesquisas na área de estudo sobre geração de energia solar e eólica e obtenção de água potável por meio do processo de condensação, buscando relacionar pesquisa e ensino, realizando a transposição didática dos conceitos, ou seja, contempla modelos didáticos a partir de modelos de pesquisa, com o intuito de trazer para a sala de aula, didaticamente, resultados de pesquisas científicas de áreas como Física, Engenharia e outras, de forma interdisciplinar envolvendo, sobretudo, discussões sobre o desenvolvimento sustentável. A pesquisa envolveu a produção do Kit, e posterior avaliação, através de um questionário contendo uma ficha avaliativa, por dez professores das áreas de Ciências da Natureza, vinculados a Diretoria de Ensino de Piracicaba, SP e por um professor especialista na área de Física e Energia da Universidade de São Paulo. Os dados foram analisados qualitativamente e demonstraram que o Kit desenvolvido é capaz de favorecer a transposição didática e constituir um recurso de apoio para o desenvolvimento de atividades didáticas sobre as fontes renováveis de geração de energia e formas de obtenção de água potável, além de favorecer discussões que levem ao posicionamento crítico do aluno com relação ao desenvolvimento de uma sociedade baseada nos princípios da sustentabilidade. Após a avaliação do material, foi organizado, como produto, um folheto com orientações para a elaboração dos materiais presentes no Kit, viabilizando sua reprodução em diferentes contextos. Considera-se que trabalhar as temáticas Água e Energia, desde a educação básica, pode favorecer o desenvolvimento de uma sociedade mais preocupada com a valorização e o consumo consciente da água, bem como despertar o interesse nos alunos sobre a relevância da pesquisa científica e o estudo de novas formas de geração de energia menos impactantes ao meio. Assim, sugere-se como pesquisas futuras a aplicação e a avaliação do Kit com alunos da educação básica para verificação do uso do material em situações reais de ensino e as contribuições para a aprendizagem.Thinking about less polluting ways of generating energy and obtaining drinking water, a very current discussion focuses on ways to meet the need for energy consumption and sustainable production, as well as better use of water. Such questions can encourage the organization of teaching materials on these topics that promote the teaching of contents related to the area of Environmental Sciences. Thus, the objective of this work was to produce and evaluate a Kit, as a teaching material, aimed at teaching topics related to energy generation and obtaining drinking water, for basic education, seeking to answer the following question: How does a teaching kit on the use of solar energy, wind energy and obtaining drinking water, can it favor didactic transposition and educational work in favor of sustainable development? The Kit in question was produced with low-cost, recyclable materials and presents activities drawn from research results in the field of study on solar and wind energy generation and obtaining drinking water through the condensation process, seeking to relate research and teaching, performing the didactic transposition of concepts, that is, it contemplates didactic models from research models, in order to didactically bring to the classroom the results of scientific research in areas such as Physics, Engineering and others, from an interdisciplinary way involving, above all, discussions on sustainable development. The research involved the production of the Kit, and subsequent evaluation, through a questionnaire containing an evaluation form, by ten professors from the fields of Natural Sciences, linked to the Board of Education of Piracicaba, SP and by a professor specialized in the field of Physics and Energy from the University of São Paulo. The data were qualitatively analyzed and showed that the kit developed is able to favor didactic transposition and constitute a support resource for the development of didactic activities on renewable sources of energy generation and ways of obtaining drinking water, in addition to promoting discussions that lead to the critical positioning of the student in relation to the development of a society based on the principles of sustainability. After evaluating the material, a leaflet with guidelines for the preparation of the materials present in the Kit was organized as a product, enabling its reproduction in different contexts. It is considered that working on the themes of Water and Energy, from basic education, can favor the development of a society more concerned with the appreciation and conscientious consumption of water, as well as awakening students\' interest in the relevance of scientific research and the study of new forms of energy generation with less impact on the environment. Thus, it is suggested as future research the application and evaluation of the Kit with basic education students to verify the use of the material in real teaching situations and the contributions to learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMinetto, Taitiâny Karita BonzaniniMoura, Patricia de2022-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-15032022-075559/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-15T12:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-15032022-075559Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-15T12:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
Generation of energy and obtaining drinking water: a didactic proposal to discuss the conservation of the planet
title Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
spellingShingle Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
Moura, Patricia de
Água potável
Ciências ambientais
Desenvolvimento sustentável
Energias renováveis
Environmental Sciences
Material didático
Potable water
Renewable energy
Sustainable development
Teaching material
title_short Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
title_full Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
title_fullStr Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
title_full_unstemmed Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
title_sort Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
author Moura, Patricia de
author_facet Moura, Patricia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Minetto, Taitiâny Karita Bonzanini
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Patricia de
dc.subject.por.fl_str_mv Água potável
Ciências ambientais
Desenvolvimento sustentável
Energias renováveis
Environmental Sciences
Material didático
Potable water
Renewable energy
Sustainable development
Teaching material
topic Água potável
Ciências ambientais
Desenvolvimento sustentável
Energias renováveis
Environmental Sciences
Material didático
Potable water
Renewable energy
Sustainable development
Teaching material
description Pensando em formas menos poluentes no que se refere à geração de energia e a obtenção de água potável, uma discussão bastante atual focaliza formas de suprir a necessidade de consumo energético e a produção sustentável, bem como um melhor aproveitamento da água. Tais questões podem estimular a organização de materiais didáticos sobre esses temas que promovam o ensino de conteúdos relacionados à área das Ciências Ambientais. Assim, o objetivo desse trabalho foi produzir e avaliar um Kit, enquanto material didático, voltado para o ensino de temas relacionados a geração energética e obtenção de água potável, para a educação básica, buscando responder a seguinte questão: De que forma um Kit didático sobre aproveitamento de energia solar, energia eólica e obtenção de água potável pode favorecer a transposição didática e o trabalho educativo em prol do desenvolvimento sustentável? O Kit em questão foi produzido com materiais de recicláveis, de baixo custo e apresenta atividades elaboradas a partir de resultados de pesquisas na área de estudo sobre geração de energia solar e eólica e obtenção de água potável por meio do processo de condensação, buscando relacionar pesquisa e ensino, realizando a transposição didática dos conceitos, ou seja, contempla modelos didáticos a partir de modelos de pesquisa, com o intuito de trazer para a sala de aula, didaticamente, resultados de pesquisas científicas de áreas como Física, Engenharia e outras, de forma interdisciplinar envolvendo, sobretudo, discussões sobre o desenvolvimento sustentável. A pesquisa envolveu a produção do Kit, e posterior avaliação, através de um questionário contendo uma ficha avaliativa, por dez professores das áreas de Ciências da Natureza, vinculados a Diretoria de Ensino de Piracicaba, SP e por um professor especialista na área de Física e Energia da Universidade de São Paulo. Os dados foram analisados qualitativamente e demonstraram que o Kit desenvolvido é capaz de favorecer a transposição didática e constituir um recurso de apoio para o desenvolvimento de atividades didáticas sobre as fontes renováveis de geração de energia e formas de obtenção de água potável, além de favorecer discussões que levem ao posicionamento crítico do aluno com relação ao desenvolvimento de uma sociedade baseada nos princípios da sustentabilidade. Após a avaliação do material, foi organizado, como produto, um folheto com orientações para a elaboração dos materiais presentes no Kit, viabilizando sua reprodução em diferentes contextos. Considera-se que trabalhar as temáticas Água e Energia, desde a educação básica, pode favorecer o desenvolvimento de uma sociedade mais preocupada com a valorização e o consumo consciente da água, bem como despertar o interesse nos alunos sobre a relevância da pesquisa científica e o estudo de novas formas de geração de energia menos impactantes ao meio. Assim, sugere-se como pesquisas futuras a aplicação e a avaliação do Kit com alunos da educação básica para verificação do uso do material em situações reais de ensino e as contribuições para a aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-15032022-075559/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-15032022-075559/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090736633675776