Trajetórias intelectuais: professoras do Curso de Ciências Sociais da FFCL-USP (1934-1969)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spirandelli, Claudinei Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18082009-122601/
Resumo: O presente trabalho, cujo objetivo principal é interpretar sociologicamente a atuação de produtores da chamada ciência social uspiana, investiga aspectos da trajetória intelectual de algumas professoras do Curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo, examinando disputas simbólicas típicas de grupos intelectuais e voltadas para a conquista da afirmação acadêmica nas Cátedras do Curso. Tais disputas seriam inerentes à busca de afirmação, poder e legitimação, por parte dos cientistas sociais em geral, e corresponderiam a clivagens que são analisadas a partir das origens sociais dessas professoras e das relações de sociabilidade em que elas se enredavam. O autor mostra que tais origens e relações teriam interferido na carreira delas (posições, cargos, títulos conquistados e obras produzidas). Ele usa como referenciais teóricos, principalmente, obras de Pierre Bourdieu e de Norbert Elias, e se vale de textos biográficos, autobiográficos, depoimentos, entrevistas, memoriais e cartas. O trabalho se insere no âmbito dos estudos da sociologia da cultura, mais especificamente na chamada história intelectual ou sociologia da vida intelectual.
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