A crítica machadiana durante o Estado Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gabriela Manduca
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-19062012-121324/
Resumo: O presente estudo propõe-se a analisar a consagração de Machado de Assis durante o Estado Novo, a sua transformação em patrimônio cultural brasileiro e as relações desses processos com a crítica machadiana do período. Estudo que tem por objetivo a análise da recepção crítica do período e, como complemento a isso, a análise das homenagens ao centenário de nascimento de Machado de Assis (1939), a fim de observar a construção do mito de Nação relacionado com a edificação de Machado de Assis como patrimônio nacional. Durante o Estado Novo Machado de Assis foi entronizado como o grande escritor de uma galeria de vultos nacionais. É certo que a comemoração do centenário de nascimento de Machado de Assis (1939) coincidiu com a vigência do Estado Novo (1937 1945), mas a coincidência de datas não parece poder justificar o alcance dessa comemoração. O presente estudo trabalha com a hipótese de que o emprego da imagem de Machado de Assis feito tanto pelos órgãos oficiais do Estado Novo como pela crítica machadiana do período contribuiu para a conformação de Machado de Assis como escritor consagrado e emblemático da nação brasileira e, em consequência, contribuiu para a construção do mito de Nação.
id USP_43e2cea8087e5c377b256fe50da1b4df
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19062012-121324
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A crítica machadiana durante o Estado NovoLiterary criticism of Machado de Assis in the Estado Novo (1937 1945)Estado NovoEstado NovoLiterary criticism of Machado de AssisMachado de AssisMachado de AssisRecepção crítica de Machado de AssisO presente estudo propõe-se a analisar a consagração de Machado de Assis durante o Estado Novo, a sua transformação em patrimônio cultural brasileiro e as relações desses processos com a crítica machadiana do período. Estudo que tem por objetivo a análise da recepção crítica do período e, como complemento a isso, a análise das homenagens ao centenário de nascimento de Machado de Assis (1939), a fim de observar a construção do mito de Nação relacionado com a edificação de Machado de Assis como patrimônio nacional. Durante o Estado Novo Machado de Assis foi entronizado como o grande escritor de uma galeria de vultos nacionais. É certo que a comemoração do centenário de nascimento de Machado de Assis (1939) coincidiu com a vigência do Estado Novo (1937 1945), mas a coincidência de datas não parece poder justificar o alcance dessa comemoração. O presente estudo trabalha com a hipótese de que o emprego da imagem de Machado de Assis feito tanto pelos órgãos oficiais do Estado Novo como pela crítica machadiana do período contribuiu para a conformação de Machado de Assis como escritor consagrado e emblemático da nação brasileira e, em consequência, contribuiu para a construção do mito de Nação.The project aims to study the establishment of Machado de Assis in the Estado Novo (1937-1945), the transformation of the writer into Brazilian cultural heritage and relations of these processes with the literary criticism of the period. In short, the objectives of the research are to examine the official material on Machado de Assis produced during the Estado Novo and observe the position by the writer in the construction of the myth of nation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimaraes, Helio de SeixasFerreira, Gabriela Manduca2011-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-19062012-121324/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-19062012-121324Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica machadiana durante o Estado Novo
Literary criticism of Machado de Assis in the Estado Novo (1937 1945)
title A crítica machadiana durante o Estado Novo
spellingShingle A crítica machadiana durante o Estado Novo
Ferreira, Gabriela Manduca
Estado Novo
Estado Novo
Literary criticism of Machado de Assis
Machado de Assis
Machado de Assis
Recepção crítica de Machado de Assis
title_short A crítica machadiana durante o Estado Novo
title_full A crítica machadiana durante o Estado Novo
title_fullStr A crítica machadiana durante o Estado Novo
title_full_unstemmed A crítica machadiana durante o Estado Novo
title_sort A crítica machadiana durante o Estado Novo
author Ferreira, Gabriela Manduca
author_facet Ferreira, Gabriela Manduca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimaraes, Helio de Seixas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gabriela Manduca
dc.subject.por.fl_str_mv Estado Novo
Estado Novo
Literary criticism of Machado de Assis
Machado de Assis
Machado de Assis
Recepção crítica de Machado de Assis
topic Estado Novo
Estado Novo
Literary criticism of Machado de Assis
Machado de Assis
Machado de Assis
Recepção crítica de Machado de Assis
description O presente estudo propõe-se a analisar a consagração de Machado de Assis durante o Estado Novo, a sua transformação em patrimônio cultural brasileiro e as relações desses processos com a crítica machadiana do período. Estudo que tem por objetivo a análise da recepção crítica do período e, como complemento a isso, a análise das homenagens ao centenário de nascimento de Machado de Assis (1939), a fim de observar a construção do mito de Nação relacionado com a edificação de Machado de Assis como patrimônio nacional. Durante o Estado Novo Machado de Assis foi entronizado como o grande escritor de uma galeria de vultos nacionais. É certo que a comemoração do centenário de nascimento de Machado de Assis (1939) coincidiu com a vigência do Estado Novo (1937 1945), mas a coincidência de datas não parece poder justificar o alcance dessa comemoração. O presente estudo trabalha com a hipótese de que o emprego da imagem de Machado de Assis feito tanto pelos órgãos oficiais do Estado Novo como pela crítica machadiana do período contribuiu para a conformação de Machado de Assis como escritor consagrado e emblemático da nação brasileira e, em consequência, contribuiu para a construção do mito de Nação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-19062012-121324/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-19062012-121324/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257170520834048