Mesmo sendo adolescente, sou mãe e gosto de ser assim: do processo saúde-doença à construção do processo saúde-resiliência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-14052009-112214/ |
Resumo: | Este estudo foi realizado no município de Itajubá, Minas Gerais, com gestantes adolescentes. Trata- se de um estudo etnográfico pelo qual optei por considerar este caminho o mais adequado para se descrever como as adolescentes vivenciam a gestação; e, para compreender como vivenciam o processo de nascimento. A convivência com o grupo de gestantes adolescentes durante dezoito meses levaram-me a estabelecer como guias de estudo as seguintes questões norteadoras no início do acompanhamento: Como é para você ser adolescente e estar grávida? Como você se vê nessa condição ? Conte-me como você está vivenciando esta gravidez desde o momento que soube que esperava um filho. Após o nascimento, utilizei as seguintes questões norteadoras: Mudou alguma coisa em sua vida? O que? O que tem feito ante essas mudanças ? O método utilizado para a coleta de dados foi entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Na fase de coleta de dados foram realizadas notas de campo, agrupadas em: notas de observação, notas teóricas, notas metodológicas e notas pessoais. Estas notas são feitas não somente em relação aos períodos de observação participante, como também em relação às entrevistas. Estas últimas foram transcritas, transcriadas na forma de narrativas, identificados os seus tons vitais. A construção das narrativas resultou na organização das categorias empíricas a partir da leitura cuidadosa dos dados. A leitura e re-leitura cuidadosa dos dados das categorias empíricas resultou na elaboração dos temas: Suporte social, Mudança e Mesmo eu sendo adolescente, sou mãe e gosto de ser assim. A gestação na adolescência neste estudo trouxe mudanças positivas nas trajetórias de vida destas adolescentes. O processo saúde-resiliência ficou caracterizado neste estudo a partir do entrelaçamento dos temas revelados, ou seja, o suporte social oferecido à adolescente consegue favorecer as mudanças necessárias para o pleno desenvolvimento pessoal da gestante, a qual se torna mãe adolescente responsável, cuidadosa, livre para tomar decisões e consciente de seu papel na sociedade. O cuidado direcionado às adolescentes deve considerar o respeito aos estilos de vida diferentes; levar em conta as condições financeiras heterogêneas; acolher as crenças religiosas múltiplas; contemplar as diferenças raciais, de gênero, e os aspectos culturais das famílias e comunidades |
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Mesmo sendo adolescente, sou mãe e gosto de ser assim: do processo saúde-doença à construção do processo saúde-resiliênciaEven being an adolescent, Im a mother and I like to be this way: from health-disease process to the construction of the health-resilience processAdolescenceAdolescênciaEnfermagemGestaçãoHealth-disease processNursingPregnancyProcesso saúde-doençaEste estudo foi realizado no município de Itajubá, Minas Gerais, com gestantes adolescentes. Trata- se de um estudo etnográfico pelo qual optei por considerar este caminho o mais adequado para se descrever como as adolescentes vivenciam a gestação; e, para compreender como vivenciam o processo de nascimento. A convivência com o grupo de gestantes adolescentes durante dezoito meses levaram-me a estabelecer como guias de estudo as seguintes questões norteadoras no início do acompanhamento: Como é para você ser adolescente e estar grávida? Como você se vê nessa condição ? Conte-me como você está vivenciando esta gravidez desde o momento que soube que esperava um filho. Após o nascimento, utilizei as seguintes questões norteadoras: Mudou alguma coisa em sua vida? O que? O que tem feito ante essas mudanças ? O método utilizado para a coleta de dados foi entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Na fase de coleta de dados foram realizadas notas de campo, agrupadas em: notas de observação, notas teóricas, notas metodológicas e notas pessoais. Estas notas são feitas não somente em relação aos períodos de observação participante, como também em relação às entrevistas. Estas últimas foram transcritas, transcriadas na forma de narrativas, identificados os seus tons vitais. A construção das narrativas resultou na organização das categorias empíricas a partir da leitura cuidadosa dos dados. A leitura e re-leitura cuidadosa dos dados das categorias empíricas resultou na elaboração dos temas: Suporte social, Mudança e Mesmo eu sendo adolescente, sou mãe e gosto de ser assim. A gestação na adolescência neste estudo trouxe mudanças positivas nas trajetórias de vida destas adolescentes. O processo saúde-resiliência ficou caracterizado neste estudo a partir do entrelaçamento dos temas revelados, ou seja, o suporte social oferecido à adolescente consegue favorecer as mudanças necessárias para o pleno desenvolvimento pessoal da gestante, a qual se torna mãe adolescente responsável, cuidadosa, livre para tomar decisões e consciente de seu papel na sociedade. O cuidado direcionado às adolescentes deve considerar o respeito aos estilos de vida diferentes; levar em conta as condições financeiras heterogêneas; acolher as crenças religiosas múltiplas; contemplar as diferenças raciais, de gênero, e os aspectos culturais das famílias e comunidadesThis study was conducted in the municipality of Itajubá, Minas Gerais, with pregnant adolescents. This is an ethnographic study in which I chose to consider this the most appropriate way to describe how the adolescent experience of pregnancy, and experience to understand how the process of birth. The coexistence with the group of pregnant adolescents during eighteen months led me to establish and study guides to the following guiding questions in the beginning of the monitoring: How to be teenagers and you be pregnant? How do you see in this condition? Tell me how you are experiencing this pregnancy from the moment that she expected a child. After the birth, I used the following guiding questions: Changed something in your life? What? What has made these changes before? The method used for data collection was semi-structured interviews and participant observation. At the stage of collecting data were field notes, divided into notes of observation, theoretical notes, methodological notes and personal notes. These notes are made not only for the periods of observation, but also on interviews. These were transcribed, translated in the form of narratives, identified its critical tone. The construction of the narratives resulted in the organization of empirical categories from the perusal of the data. The reading and re-perusal of the data of empirical categories resulted in the elaboration of themes: social support, change and even I being adolescent, mother and I like to be. The adolescent pregnancy in this study has brought positive changes in life histories of these adolescents. The resilience was the health-characterized in this study from the intertwining of the themes developed, the social support offered to the teenager to promote the necessary changes to the full personal development of the pregnant woman, which makes adolescent mother responsible, careful, free to take decisions and aware of their role in society. The attention directed at adolescents should consider the respect for different styles of life, taking into account the financial conditions heterogeneous; accommodate the religious beliefs many, include the racial differences, gender, and cultural aspects of families and communitiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGualda, Dulce Maria RosaRibeiro, Patricia Monica2009-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-14052009-112214/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-14052009-112214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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