Estudo empírico da relação entre qualidade da informação e impacto individual no contexto organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29012010-102937/ |
Resumo: | A falta da qualidade da informação resulta em prejuízos para as organizações. No entanto, a mensuração desses prejuízos é uma tarefa complexa e, muitas vezes, não é do interesse das organizações. Apesar de várias pesquisas de abrangência global sobre qualidade da informação confirmarem seu impacto sobre o desempenho organizacional, muitas das organizações que atuam no Brasil parecem não estar interessadas na gestão da qualidade da informação de maneira formal. Do ponto de vista acadêmico, há que se definir indicadores apropriados para a mensuração dos impactos da qualidade da informação sobre as organizações, bem como, contextualizar essas medidas de forma a propiciar sua generalização. O objetivo desta pesquisa é, portanto, evidenciar que a qualidade da informação impacta o desempenho de organizações que atuam no Brasil e indicar parâmetros que possam moderar essa relação. A medida de impacto organizacional foca o nível individual, para que seja possível avaliar quais características do knowledge worker e de seu ambiente de trabalho interferem na sua percepção da qualidade da informação e do desempenho de seu trabalho. O estudo é de natureza descritiva, portanto, os construtos utilizados são conhecidos e anteriormente validados. No entanto, o arranjo desses construtos e a utilização de variáveis externas, que podem influenciar na relação entre qualidade da informação e impacto individual percebidos são o diferencial desta pesquisa. A unidade de pesquisa é o indivíduo que trabalha em uma organização e utiliza, no mínimo, um sistema de informação para realizar o seu trabalho. Foi realizada pesquisa de levantamento social, por meio de questionário eletrônico autoaplicado, em duas organizações atuantes no Estado do Paraná. A análise dos dados se deu por modelamento de equações estruturais, com a utilização de análise multigrupos. Os resultados confirmam a relação positiva direta da qualidade da informação sobre os impactos individuais e apontam para possíveis variáveis moderadoras dessa relação. A complementação futura desta pesquisa pode-se dar com a avaliação de organizações de diferentes setores econômicos e com a inclusão de outras variáveis externas que diferenciem melhor os indivíduos que atuam nas organizações. |
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Estudo empírico da relação entre qualidade da informação e impacto individual no contexto organizacionalAn empirical investigation of the relationship between information quality and individual impact in organizationsGestão da informaçãoIndividual impactInformação (Qualidade)Information qualityInformation quality - Organizational impactIT valueStructural equation modelingTecnologia da informação (Avaliação)A falta da qualidade da informação resulta em prejuízos para as organizações. No entanto, a mensuração desses prejuízos é uma tarefa complexa e, muitas vezes, não é do interesse das organizações. Apesar de várias pesquisas de abrangência global sobre qualidade da informação confirmarem seu impacto sobre o desempenho organizacional, muitas das organizações que atuam no Brasil parecem não estar interessadas na gestão da qualidade da informação de maneira formal. Do ponto de vista acadêmico, há que se definir indicadores apropriados para a mensuração dos impactos da qualidade da informação sobre as organizações, bem como, contextualizar essas medidas de forma a propiciar sua generalização. O objetivo desta pesquisa é, portanto, evidenciar que a qualidade da informação impacta o desempenho de organizações que atuam no Brasil e indicar parâmetros que possam moderar essa relação. A medida de impacto organizacional foca o nível individual, para que seja possível avaliar quais características do knowledge worker e de seu ambiente de trabalho interferem na sua percepção da qualidade da informação e do desempenho de seu trabalho. O estudo é de natureza descritiva, portanto, os construtos utilizados são conhecidos e anteriormente validados. No entanto, o arranjo desses construtos e a utilização de variáveis externas, que podem influenciar na relação entre qualidade da informação e impacto individual percebidos são o diferencial desta pesquisa. A unidade de pesquisa é o indivíduo que trabalha em uma organização e utiliza, no mínimo, um sistema de informação para realizar o seu trabalho. Foi realizada pesquisa de levantamento social, por meio de questionário eletrônico autoaplicado, em duas organizações atuantes no Estado do Paraná. A análise dos dados se deu por modelamento de equações estruturais, com a utilização de análise multigrupos. Os resultados confirmam a relação positiva direta da qualidade da informação sobre os impactos individuais e apontam para possíveis variáveis moderadoras dessa relação. A complementação futura desta pesquisa pode-se dar com a avaliação de organizações de diferentes setores econômicos e com a inclusão de outras variáveis externas que diferenciem melhor os indivíduos que atuam nas organizações.Low-quality information negatively impacts organizational performance. However, the measurement of such impacts is a complex task which not all the organizations perceive as worthwhile accomplishing. Although many worldwide researches about information quality confirm its impact over organizational performance, many organizations that operate in Brazil seem not to be interested in managing information quality. Concerning academic research, it is necessary to define proper indicators to measure the organizational impacts of information quality, considering contextual characteristics. The aim of this research is to confirm that information quality impacts organizational performance of organizations operating in Brazil and show which external variables may moderate this relationship. In this research organizational impact is measured at the individual level, in order that it is possible to define which personal and workplace characteristics influence knowledge workers perception of information quality and individual performance. This research is descriptive and the constructs used are known and previously validated. However, the research model, that includes external variables that may influence the relationship between perceived information quality and individual impact, has never been proposed nor validated by other researchers. The research unit is the individual that work in organizations and use at least one information system to do his job. A survey using self employed electronic questionnaire was applied to two large organizations that operate in Paraná State. Structural Equation Modeling was used to analyze the data. The results confirmed the positive influence of information quality over individual impacts and suggested possible moderators of that relationship. Future studies could include the evaluation of organizations operating in different industries and could test other external variables tha differentiate the individuals better.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTakaoka, HirooSantos, Gilson Ditzel2009-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-29012010-102937/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-29012010-102937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A falta da qualidade da informação resulta em prejuízos para as organizações. No entanto, a mensuração desses prejuízos é uma tarefa complexa e, muitas vezes, não é do interesse das organizações. Apesar de várias pesquisas de abrangência global sobre qualidade da informação confirmarem seu impacto sobre o desempenho organizacional, muitas das organizações que atuam no Brasil parecem não estar interessadas na gestão da qualidade da informação de maneira formal. Do ponto de vista acadêmico, há que se definir indicadores apropriados para a mensuração dos impactos da qualidade da informação sobre as organizações, bem como, contextualizar essas medidas de forma a propiciar sua generalização. O objetivo desta pesquisa é, portanto, evidenciar que a qualidade da informação impacta o desempenho de organizações que atuam no Brasil e indicar parâmetros que possam moderar essa relação. A medida de impacto organizacional foca o nível individual, para que seja possível avaliar quais características do knowledge worker e de seu ambiente de trabalho interferem na sua percepção da qualidade da informação e do desempenho de seu trabalho. O estudo é de natureza descritiva, portanto, os construtos utilizados são conhecidos e anteriormente validados. No entanto, o arranjo desses construtos e a utilização de variáveis externas, que podem influenciar na relação entre qualidade da informação e impacto individual percebidos são o diferencial desta pesquisa. A unidade de pesquisa é o indivíduo que trabalha em uma organização e utiliza, no mínimo, um sistema de informação para realizar o seu trabalho. Foi realizada pesquisa de levantamento social, por meio de questionário eletrônico autoaplicado, em duas organizações atuantes no Estado do Paraná. A análise dos dados se deu por modelamento de equações estruturais, com a utilização de análise multigrupos. Os resultados confirmam a relação positiva direta da qualidade da informação sobre os impactos individuais e apontam para possíveis variáveis moderadoras dessa relação. A complementação futura desta pesquisa pode-se dar com a avaliação de organizações de diferentes setores econômicos e com a inclusão de outras variáveis externas que diferenciem melhor os indivíduos que atuam nas organizações. |
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