Análise de confiabilidade através do método de árvore de falhas: aplicação para o sistema de linha de eixo de um submarino.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-30112023-153419/ |
Resumo: | Detalha técnicas e a aplicação para o sistema de linha de eixo de um submarino típico. O evento indesejável identificado foi à perda da propulsão. Dois casos foram analisados: perda da propulsão desconsiderando a falha dos mancais do tubo telescópico e perda da propulsão incluindo a falha dos mesmos. Pode-se concluir que a falha destes componentes não afeta significativamente a disponibilidade do sistema. Outro aspecto abordado foi à influenciada forma da distribuição do tempo de vida dos componentes no valor da disponibilidade. Através da variação dos parâmetros da distribuição de weibull, aplicável a componentes mecânicos, pode-se concluir que esta influência não é relevante. Isto implica na possibilidade de utilização da distribuição exponencial para os tempos de vida dos componentes. Os valores obtidos para a disponibilidade do sistema foram extremamente baixos. A mais importante restrição quanto aos resultados reside na falta de credibilidade nas taxas de falha envolvidas, os dados sao escassos e, quando disponíveis, não fornecem informações de como foram obtidos e para que condições se aplicam. Foi apresentado o método bayesiano para atualização e especialização dos dados de falha. Aponta-se, finalmente, que e necessária à conscientização da importância do registro e acumulo de dados, através da formação de um banco dedados de falhas. |
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Análise de confiabilidade através do método de árvore de falhas: aplicação para o sistema de linha de eixo de um submarino.Untitled in englishPropulsãoPropulsionSubmarinesSubmarinosDetalha técnicas e a aplicação para o sistema de linha de eixo de um submarino típico. O evento indesejável identificado foi à perda da propulsão. Dois casos foram analisados: perda da propulsão desconsiderando a falha dos mancais do tubo telescópico e perda da propulsão incluindo a falha dos mesmos. Pode-se concluir que a falha destes componentes não afeta significativamente a disponibilidade do sistema. Outro aspecto abordado foi à influenciada forma da distribuição do tempo de vida dos componentes no valor da disponibilidade. Através da variação dos parâmetros da distribuição de weibull, aplicável a componentes mecânicos, pode-se concluir que esta influência não é relevante. Isto implica na possibilidade de utilização da distribuição exponencial para os tempos de vida dos componentes. Os valores obtidos para a disponibilidade do sistema foram extremamente baixos. A mais importante restrição quanto aos resultados reside na falta de credibilidade nas taxas de falha envolvidas, os dados sao escassos e, quando disponíveis, não fornecem informações de como foram obtidos e para que condições se aplicam. Foi apresentado o método bayesiano para atualização e especialização dos dados de falha. Aponta-se, finalmente, que e necessária à conscientização da importância do registro e acumulo de dados, através da formação de um banco dedados de falhas.The reliability analysis using the fault tree method for modelling systems allows the identification and exclusion of weak points during the design stage. By the use of the failure modes and effects analysis technique, the undesired event for the development of the fault tree can be stated. The employment of these tools, together, permits the qualitative and/or quantitative evaluation of the system to be analyzed. This work details these techniques and their application to a typical submarine shafting system. The defined undesired event under consideration has been the loss of propulsion. Two cases have been analyzed: loss of propulaion disconsidering the failure of the Stern tube bearings and loss of propulsion including their failure. It can be concluded that the failure of these componentes does not affect substantially the system availability. Another importante aspéctr treated has been the influence of the shape of the distribution of the componente life time to the availability. It can be stated that this influence is not relevant, by varying the parameters of the Weibull distribution, applicable to mechanical equipment. This means that the exponential distribution can be utilized for representing the life time of the components. The values obtained for the system availability were extremely low. The most important restriction of these results is related to the lack of belief on the failure rates used in the analysis. There are too few failure data about the components, and even the avilable ones are not specified on how they have been obtained and to which condition they can be applied. It has been presented the bayesian approach for updating and specializing failure data. Finally, it is pointed out that it is necessary to create a conscious feeling of the importance in acquiring and reporting failure data, in order to develop a failure data bank.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Hernani LuizNatacci, Faustina Beatriz1994-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-30112023-153419/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:45Zoai:teses.usp.br:tde-30112023-153419Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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