Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05042009-193724/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estudar a recepção da programação da TV aberta. A hipótese principal trata da aceitação de conteúdos que apelam para a exploração da violência, não mais pelo pressuposto básico do paradigma das gratificações, mas pela aquisição de um hábito, condicionado social e circunstancialmente, construído pelo simbolismo. Para tanto, a leitura da programação foi observada pela abordagem qualitativa, por meio de grupos focais e entrevistas focalizadas; realizado um levantamento quantitativo dos hábitos de consumo dos meios de comunicação e opinião sobre a programação, em especial programas com características sensacionalistas. Além disso, foi realizada análise do discurso de programas com as características do foco de estudo. O resultado da análise dos discursos dos emissores e receptores mostra-nos um cenário de uma sociedade mediática, dependente da televisão como fonte de informação; porém uma informação que é elaborada conforme o entorno social e cultural dessa sociedade. Para o receptor, o consumo é imediatista, não há espaço para reflexão. As notícias devem ser breves e objetivas. Os programas jornalísticos apenas retratam os acontecimentos da cidade, não são violentos em si. A violência fica mais caracterizada nos programas relacionados ao entretenimento, na medida em que desrespeitam o ser humano. Falta diversão na televisão. |
id |
USP_44ebd27d0df02df9a981ba3f0c67cae3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05042009-193724 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV AbertaMeaning negotiation: reception of TV programsAnálise do discursoDiscourse analysisRecepçãoReceptionSensacionalismoSensationalismTelevisãoTelevisionViolenceViolênciaEste trabalho tem como objetivo estudar a recepção da programação da TV aberta. A hipótese principal trata da aceitação de conteúdos que apelam para a exploração da violência, não mais pelo pressuposto básico do paradigma das gratificações, mas pela aquisição de um hábito, condicionado social e circunstancialmente, construído pelo simbolismo. Para tanto, a leitura da programação foi observada pela abordagem qualitativa, por meio de grupos focais e entrevistas focalizadas; realizado um levantamento quantitativo dos hábitos de consumo dos meios de comunicação e opinião sobre a programação, em especial programas com características sensacionalistas. Além disso, foi realizada análise do discurso de programas com as características do foco de estudo. O resultado da análise dos discursos dos emissores e receptores mostra-nos um cenário de uma sociedade mediática, dependente da televisão como fonte de informação; porém uma informação que é elaborada conforme o entorno social e cultural dessa sociedade. Para o receptor, o consumo é imediatista, não há espaço para reflexão. As notícias devem ser breves e objetivas. Os programas jornalísticos apenas retratam os acontecimentos da cidade, não são violentos em si. A violência fica mais caracterizada nos programas relacionados ao entretenimento, na medida em que desrespeitam o ser humano. Falta diversão na televisão.Aiming to study reception of television programs, the main hypothesis of this work deals with the acceptance of TV contents that exploit violence not from the basic assumption of gratification, but because it becomes a habit, socially conditioned, based on symbolism. We verified that by qualitative approach, employing focus groups and focus interviews techniques. Besides, consumption TV habits and opinions about TV contents characterized by sensationalism were surveyed. To conclude the study, the findings using both approaches were cross-analyzed with the discourse of three programs selected as the worst on Brazilian TV. To study all the discourses, of receptors and programs, we employed the technique of Discourse Analysis. The result of the analysis shows us a society centered in the media, that depends on television for information, although such information is elaborated according to social and cultural environment. Consumption has to be quick, there is no time for reflection. News have to be short and objective. News programs only show city facts, not being violent themselves. Violence is best characterized in programs related to entertainment, as long as they do not respect the human being. There is a lack of entertainment on television.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBaccega, Maria AparecidaTondato, Marcia Perencin2004-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05042009-193724/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-05042009-193724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta Meaning negotiation: reception of TV programs |
title |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta |
spellingShingle |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta Tondato, Marcia Perencin Análise do discurso Discourse analysis Recepção Reception Sensacionalismo Sensationalism Televisão Television Violence Violência |
title_short |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta |
title_full |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta |
title_fullStr |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta |
title_full_unstemmed |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta |
title_sort |
Negociação de sentido: recepção da programação de TV Aberta |
author |
Tondato, Marcia Perencin |
author_facet |
Tondato, Marcia Perencin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tondato, Marcia Perencin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Discourse analysis Recepção Reception Sensacionalismo Sensationalism Televisão Television Violence Violência |
topic |
Análise do discurso Discourse analysis Recepção Reception Sensacionalismo Sensationalism Televisão Television Violence Violência |
description |
Este trabalho tem como objetivo estudar a recepção da programação da TV aberta. A hipótese principal trata da aceitação de conteúdos que apelam para a exploração da violência, não mais pelo pressuposto básico do paradigma das gratificações, mas pela aquisição de um hábito, condicionado social e circunstancialmente, construído pelo simbolismo. Para tanto, a leitura da programação foi observada pela abordagem qualitativa, por meio de grupos focais e entrevistas focalizadas; realizado um levantamento quantitativo dos hábitos de consumo dos meios de comunicação e opinião sobre a programação, em especial programas com características sensacionalistas. Além disso, foi realizada análise do discurso de programas com as características do foco de estudo. O resultado da análise dos discursos dos emissores e receptores mostra-nos um cenário de uma sociedade mediática, dependente da televisão como fonte de informação; porém uma informação que é elaborada conforme o entorno social e cultural dessa sociedade. Para o receptor, o consumo é imediatista, não há espaço para reflexão. As notícias devem ser breves e objetivas. Os programas jornalísticos apenas retratam os acontecimentos da cidade, não são violentos em si. A violência fica mais caracterizada nos programas relacionados ao entretenimento, na medida em que desrespeitam o ser humano. Falta diversão na televisão. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05042009-193724/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-05042009-193724/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256688033267712 |