Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vichinsky, Flávio Garcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-09032016-161458/
Resumo: Com este trabalho pretendemos mostrar que durante o período do Estado Novo em Portugal o estado operou uma dinâmica de inculcação de valores e ideologias extremamente nacionalistas, determinada por um processo de cerceamento e controle das individualidades. E isso se mostrou de forma especial no ensino literário, chegando a atingir o monumento épico da cultura portuguesa, Os Lusíadas, cuja recepção vigiada e orientada pode ser percebida através dos documentos oficiais, dos métodos e dos materiais pedagógicos em uso no período. Nesse sentido, buscamos apresentar as principais concepções pedagógicas ligadas ao ensino literário, delatadas implícita ou explicitamente através dos discursos oficiais, da legislação a respeito do ensino secundário, dos programas escolares e de outros elementos ligados à educação, dentro de um cenário que remonta à época de criação dos liceus (século XIX), para que se possa compreender a opção de leitura conservadora, utilitarista e nacionalista que o regime estado-novista impingiu ao poema de Camões.
id USP_4509439b5766c86c39b05be5f0162d0a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09032016-161458
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado NovoThe Lusiads for lusitos: the fate of the camonian epic at the Portuguese lyceum and the interference of the Estado NovoCamõesCamõesEscola portuguesaEstado NovoEstado NovoLiteratura portuguesaOs LusíadasPortugalPortugalPortuguese literaturePortuguese schoolThe LusiadsCom este trabalho pretendemos mostrar que durante o período do Estado Novo em Portugal o estado operou uma dinâmica de inculcação de valores e ideologias extremamente nacionalistas, determinada por um processo de cerceamento e controle das individualidades. E isso se mostrou de forma especial no ensino literário, chegando a atingir o monumento épico da cultura portuguesa, Os Lusíadas, cuja recepção vigiada e orientada pode ser percebida através dos documentos oficiais, dos métodos e dos materiais pedagógicos em uso no período. Nesse sentido, buscamos apresentar as principais concepções pedagógicas ligadas ao ensino literário, delatadas implícita ou explicitamente através dos discursos oficiais, da legislação a respeito do ensino secundário, dos programas escolares e de outros elementos ligados à educação, dentro de um cenário que remonta à época de criação dos liceus (século XIX), para que se possa compreender a opção de leitura conservadora, utilitarista e nacionalista que o regime estado-novista impingiu ao poema de Camões.With this paper, we intend to show that during the period of Estado Novo in Portugal the state operated a dynamic of inculcation of values and ideologies extremely nationalist, determined by a process of retrenchment and control of individualities. Moreover, it was showed especially in literary education, reaching the \"epic monument\" of Portuguese culture, The Lusiads, which guarded and guided reception can be perceived through the official documents, the methods and teaching materials in use in the period. In this sense, we present the main pedagogical concepts that was linked to the literary education, which are revealed, implicitly or explicitly, through the official speeches, the legislation concerning secondary education, school programs and other education-related elements, within a scenario that dates back to the time of creation of lyceums (nineteenth century), to let us understand the conservative, utilitarian and nationalistic reading option the Estado Novo imposed to the Camões poem.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFranco, Marcia Maria de ArrudaVichinsky, Flávio Garcia2015-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-09032016-161458/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-09032016-161458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
The Lusiads for lusitos: the fate of the camonian epic at the Portuguese lyceum and the interference of the Estado Novo
title Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
spellingShingle Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
Vichinsky, Flávio Garcia
Camões
Camões
Escola portuguesa
Estado Novo
Estado Novo
Literatura portuguesa
Os Lusíadas
Portugal
Portugal
Portuguese literature
Portuguese school
The Lusiads
title_short Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
title_full Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
title_fullStr Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
title_full_unstemmed Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
title_sort Os Lusíadas para os \'lusitos\': o destino do épico camoniano no liceu português e a interferência do Estado Novo
author Vichinsky, Flávio Garcia
author_facet Vichinsky, Flávio Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Marcia Maria de Arruda
dc.contributor.author.fl_str_mv Vichinsky, Flávio Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Camões
Camões
Escola portuguesa
Estado Novo
Estado Novo
Literatura portuguesa
Os Lusíadas
Portugal
Portugal
Portuguese literature
Portuguese school
The Lusiads
topic Camões
Camões
Escola portuguesa
Estado Novo
Estado Novo
Literatura portuguesa
Os Lusíadas
Portugal
Portugal
Portuguese literature
Portuguese school
The Lusiads
description Com este trabalho pretendemos mostrar que durante o período do Estado Novo em Portugal o estado operou uma dinâmica de inculcação de valores e ideologias extremamente nacionalistas, determinada por um processo de cerceamento e controle das individualidades. E isso se mostrou de forma especial no ensino literário, chegando a atingir o monumento épico da cultura portuguesa, Os Lusíadas, cuja recepção vigiada e orientada pode ser percebida através dos documentos oficiais, dos métodos e dos materiais pedagógicos em uso no período. Nesse sentido, buscamos apresentar as principais concepções pedagógicas ligadas ao ensino literário, delatadas implícita ou explicitamente através dos discursos oficiais, da legislação a respeito do ensino secundário, dos programas escolares e de outros elementos ligados à educação, dentro de um cenário que remonta à época de criação dos liceus (século XIX), para que se possa compreender a opção de leitura conservadora, utilitarista e nacionalista que o regime estado-novista impingiu ao poema de Camões.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-09032016-161458/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-09032016-161458/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256826891993088