Representar a cidade, representar a paisagem: um permanente processo de criação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-03092024-163403/ |
Resumo: | A presente tese de doutorado investiga o processo de criação que se realiza na linguagem da pintura, sobretudo da pintura de paisagem.A História da Arte é o campo privilegiado dessa investigação onde a fenomenologia, apresentada por Merleau-Ponty e a psicologia da percepção, de origem gestaltiana, atuam como importantes instrumentos de elaboração das análises e reflexões aqui desenvolvidas.Com o intuito de identificar relações entre os fenômenos artísticos e o contexto no qual se manifestam, observamos na História da Arte a importante interlocução que se realiza entre arte e cidade, nos processos de criação.Aliando nossa investigação à crítica genética, observamos o processo de criação no decorrer da História da Arte onde pudemos identificar semelhanças entre os processos de criação em um âmbito individual e processos que envolvem uma coletividade. |
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