Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/ |
Resumo: | A aplicação da informática na educação tem sido alvo de investigação devido à importância da exploração do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Em adição, o uso da Internet tem se expandido em aplicações para o domínio ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta aspectos de projeto, especificação e implementação de um conjunto de ferramentas que auxiliam a autoria e disponibilização de material didático no ambiente World Wide Web (WWW). Como motivação, sistemas e aplicações recentes são apresentados e o modelo de hiperdocumentos atualmente utilizado na WWW é discutido. O Relationship Management Model (RMM) é então utilizado para a modelagem do conjunto de ferramentas de autoria. Como passo seguinte da modelagem, são discutidas as vantagens do uso fie SGML como uma técnica de especificação formal, e apresentadas as especificações para os documentos suportados pelas ferramentas de autoria. Após uma discussão sobre os aspectos da interação usuário-hipertexto, são apresentadas as ferramentas de autoria implementadas. Após uma discussão dos pontos fortes e fracos das ferramentas de autoria implementadas quando comparadas a um ambiente completo para autoria de material didático, são relatados os resultados de um experimento preliminar de usabilidade. Finalmente, são apresentados alguns projetos de pesquisa como continuidade do trabalho aqui reportado. |
id |
USP_4513b3dd97b944812415f711bf43823c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-15032018-085910 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWWNot availableNão disponívelNot availableA aplicação da informática na educação tem sido alvo de investigação devido à importância da exploração do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Em adição, o uso da Internet tem se expandido em aplicações para o domínio ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta aspectos de projeto, especificação e implementação de um conjunto de ferramentas que auxiliam a autoria e disponibilização de material didático no ambiente World Wide Web (WWW). Como motivação, sistemas e aplicações recentes são apresentados e o modelo de hiperdocumentos atualmente utilizado na WWW é discutido. O Relationship Management Model (RMM) é então utilizado para a modelagem do conjunto de ferramentas de autoria. Como passo seguinte da modelagem, são discutidas as vantagens do uso fie SGML como uma técnica de especificação formal, e apresentadas as especificações para os documentos suportados pelas ferramentas de autoria. Após uma discussão sobre os aspectos da interação usuário-hipertexto, são apresentadas as ferramentas de autoria implementadas. Após uma discussão dos pontos fortes e fracos das ferramentas de autoria implementadas quando comparadas a um ambiente completo para autoria de material didático, são relatados os resultados de um experimento preliminar de usabilidade. Finalmente, são apresentados alguns projetos de pesquisa como continuidade do trabalho aqui reportado.The application of computer in education has been under investigation due the importance of exploiting such a technology in the teaching and learning processes. The wide spread use of Internet has expanded the interest in such application. In this context, this dissertation presents aspects of design, specification and implementation of a set of tools aimed at authoring and delivering didactic material in the World Wide Web environment (WWW). As motivation, recent systems and applications are presented and the model of the hyperdocuments currently used in the WWW is discussed. The Relationship Management Model (RMM) is then used to provide a design model for a set of authoring tools. As a follow up of the modeling step, the advantages of the use of SGML as a formal specification technique is discussed, and specifications for the documents supported by the authoring tools are presented. After a discussion on aspects of user-hypertext interaction, the authoring tools build are presented. After a discussion of the strengths and weakness of the tools when compared to a complete off-theshelf suit, results from a prelizninary usability experiment are reported. Finally, the several research projects under development as a continuity of the this work are presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPimentel, Maria da Graça CamposSantos Junior, João Benedito dos1998-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-15032018-085910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW Not available |
title |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW |
spellingShingle |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW Santos Junior, João Benedito dos Não disponível Not available |
title_short |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW |
title_full |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW |
title_fullStr |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW |
title_full_unstemmed |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW |
title_sort |
Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW |
author |
Santos Junior, João Benedito dos |
author_facet |
Santos Junior, João Benedito dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Maria da Graça Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Junior, João Benedito dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Não disponível Not available |
topic |
Não disponível Not available |
description |
A aplicação da informática na educação tem sido alvo de investigação devido à importância da exploração do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Em adição, o uso da Internet tem se expandido em aplicações para o domínio ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta aspectos de projeto, especificação e implementação de um conjunto de ferramentas que auxiliam a autoria e disponibilização de material didático no ambiente World Wide Web (WWW). Como motivação, sistemas e aplicações recentes são apresentados e o modelo de hiperdocumentos atualmente utilizado na WWW é discutido. O Relationship Management Model (RMM) é então utilizado para a modelagem do conjunto de ferramentas de autoria. Como passo seguinte da modelagem, são discutidas as vantagens do uso fie SGML como uma técnica de especificação formal, e apresentadas as especificações para os documentos suportados pelas ferramentas de autoria. Após uma discussão sobre os aspectos da interação usuário-hipertexto, são apresentadas as ferramentas de autoria implementadas. Após uma discussão dos pontos fortes e fracos das ferramentas de autoria implementadas quando comparadas a um ambiente completo para autoria de material didático, são relatados os resultados de um experimento preliminar de usabilidade. Finalmente, são apresentados alguns projetos de pesquisa como continuidade do trabalho aqui reportado. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-10-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256987425832960 |