Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, João Benedito dos
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/
Resumo: A aplicação da informática na educação tem sido alvo de investigação devido à importância da exploração do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Em adição, o uso da Internet tem se expandido em aplicações para o domínio ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta aspectos de projeto, especificação e implementação de um conjunto de ferramentas que auxiliam a autoria e disponibilização de material didático no ambiente World Wide Web (WWW). Como motivação, sistemas e aplicações recentes são apresentados e o modelo de hiperdocumentos atualmente utilizado na WWW é discutido. O Relationship Management Model (RMM) é então utilizado para a modelagem do conjunto de ferramentas de autoria. Como passo seguinte da modelagem, são discutidas as vantagens do uso fie SGML como uma técnica de especificação formal, e apresentadas as especificações para os documentos suportados pelas ferramentas de autoria. Após uma discussão sobre os aspectos da interação usuário-hipertexto, são apresentadas as ferramentas de autoria implementadas. Após uma discussão dos pontos fortes e fracos das ferramentas de autoria implementadas quando comparadas a um ambiente completo para autoria de material didático, são relatados os resultados de um experimento preliminar de usabilidade. Finalmente, são apresentados alguns projetos de pesquisa como continuidade do trabalho aqui reportado.
id USP_4513b3dd97b944812415f711bf43823c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15032018-085910
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWWNot availableNão disponívelNot availableA aplicação da informática na educação tem sido alvo de investigação devido à importância da exploração do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Em adição, o uso da Internet tem se expandido em aplicações para o domínio ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta aspectos de projeto, especificação e implementação de um conjunto de ferramentas que auxiliam a autoria e disponibilização de material didático no ambiente World Wide Web (WWW). Como motivação, sistemas e aplicações recentes são apresentados e o modelo de hiperdocumentos atualmente utilizado na WWW é discutido. O Relationship Management Model (RMM) é então utilizado para a modelagem do conjunto de ferramentas de autoria. Como passo seguinte da modelagem, são discutidas as vantagens do uso fie SGML como uma técnica de especificação formal, e apresentadas as especificações para os documentos suportados pelas ferramentas de autoria. Após uma discussão sobre os aspectos da interação usuário-hipertexto, são apresentadas as ferramentas de autoria implementadas. Após uma discussão dos pontos fortes e fracos das ferramentas de autoria implementadas quando comparadas a um ambiente completo para autoria de material didático, são relatados os resultados de um experimento preliminar de usabilidade. Finalmente, são apresentados alguns projetos de pesquisa como continuidade do trabalho aqui reportado.The application of computer in education has been under investigation due the importance of exploiting such a technology in the teaching and learning processes. The wide spread use of Internet has expanded the interest in such application. In this context, this dissertation presents aspects of design, specification and implementation of a set of tools aimed at authoring and delivering didactic material in the World Wide Web environment (WWW). As motivation, recent systems and applications are presented and the model of the hyperdocuments currently used in the WWW is discussed. The Relationship Management Model (RMM) is then used to provide a design model for a set of authoring tools. As a follow up of the modeling step, the advantages of the use of SGML as a formal specification technique is discussed, and specifications for the documents supported by the authoring tools are presented. After a discussion on aspects of user-hypertext interaction, the authoring tools build are presented. After a discussion of the strengths and weakness of the tools when compared to a complete off-theshelf suit, results from a prelizninary usability experiment are reported. Finally, the several research projects under development as a continuity of the this work are presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPimentel, Maria da Graça CamposSantos Junior, João Benedito dos1998-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-15032018-085910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
Not available
title Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
spellingShingle Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
Santos Junior, João Benedito dos
Não disponível
Not available
title_short Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
title_full Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
title_fullStr Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
title_full_unstemmed Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
title_sort Documentos Estruturados para o Domínio de Aplicação Ensino: Modelagem, Autoria e Apresentação na WWW
author Santos Junior, João Benedito dos
author_facet Santos Junior, João Benedito dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Maria da Graça Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Junior, João Benedito dos
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description A aplicação da informática na educação tem sido alvo de investigação devido à importância da exploração do uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem. Em adição, o uso da Internet tem se expandido em aplicações para o domínio ensino. Neste contexto, esta dissertação apresenta aspectos de projeto, especificação e implementação de um conjunto de ferramentas que auxiliam a autoria e disponibilização de material didático no ambiente World Wide Web (WWW). Como motivação, sistemas e aplicações recentes são apresentados e o modelo de hiperdocumentos atualmente utilizado na WWW é discutido. O Relationship Management Model (RMM) é então utilizado para a modelagem do conjunto de ferramentas de autoria. Como passo seguinte da modelagem, são discutidas as vantagens do uso fie SGML como uma técnica de especificação formal, e apresentadas as especificações para os documentos suportados pelas ferramentas de autoria. Após uma discussão sobre os aspectos da interação usuário-hipertexto, são apresentadas as ferramentas de autoria implementadas. Após uma discussão dos pontos fortes e fracos das ferramentas de autoria implementadas quando comparadas a um ambiente completo para autoria de material didático, são relatados os resultados de um experimento preliminar de usabilidade. Finalmente, são apresentados alguns projetos de pesquisa como continuidade do trabalho aqui reportado.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-15032018-085910/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256987425832960