Contestação e desvario: tentativas de experimentação do drama brasileiro pós-68

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Welington Wagner
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-18052023-103840/
Resumo: A presente tese objetiva estudar a produção dramatúrgica inicial de quatro autores brasileiros que surgiram entre fins dos anos 60 e início da década de 70: Antonio Bivar (Cordélia Brasil, Abre a janela e deixa entrar o ar puro e o sol da manhã e Alzira Power), José Vicente (Santidade e O assalto), Roberto Athayde (O reacionário, Um visitante do alto, Manual de sobrevivência na selva, Apareceu a Margarida e No fundo do sítio) e Eid Ribeiro (Delito carnal).O trabalho consta de duas partes que têm por intuito a interlocução entre o geral e o particular, no que diz respeito ao estudo de uma extensa produção. Deste modo, recuperam-se as condições históricas do período que viu surgiu estes criadores, atendo-se, posteriormente, à análise estética dos textos mais emblemáticos dos dramaturgos. Defende-se aqui a idéia de que o surgimento de uma dramaturgia inquieta e inconformada na virada dos anos 60 para a década de 70 está vinculado, por um lado, a um modo de recepção muito particular de inúmeras informações das vanguardas internacionais, da indústria cultural e da contracultura que chegaram ao Brasil e, por outro, a um contexto sócio-político nacional único. Assim, pretende-se contribuir para o reposicionamento da obra destes quatro autores de talento tão singular na história do teatro brasileiro recente
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