As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-31052022-110929/ |
Resumo: | Com o advento da globalização e dos movimentos migratórios internacionais, as identidades culturais tornaram-se fluidas e compreendidas enquanto celebrações móveis e sujeitas ao contexto social em que os migrantes estão inseridos, produzindo reverberações no cotidiano das relações estabelecidas nesses espaços. A partir desse prisma, o presente estudo investiga as identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes em duas públicas no município de São Paulo SP, entendendo os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças. O protocolo de pesquisa compreendeu a observação etnográfica dos alunos em classes dos anos finais do Ensino Fundamental e aplicação de oficinas em contraturno, foi possível identificar os seguintes pontos de tensão: a língua no jogo de negociações, o cotidiano do trabalho em oficinas de costura, o imaginário sociocultural boliviano e as interseccionalidades. Mais que uma pesquisa unidirecional entre pesquisador e sujeitos da pesquisa dentro das escolas, o estudo teve como campos investigativos a cidade de São Paulo, a Rede Municipal de Educação de São Paulo e o próprio pesquisador imerso no trânsito pelo desconhecido. Embora não seja o foco do estudo, ao admitir a escola como território de disputas no campo do currículo, há que se considerar como as relações sociais desiguais estabelecidas impactam na forma como os sujeitos se apropriam do espaço escolar, constroem e são produtos desse espaço, manifestam suas identidades culturais e estabelecem suas relações sociais. |
id |
USP_4577ee9e5bb3cfdd627c9458d1410149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31052022-110929 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escolaStudents\' identities and descendants of immigrants in the city of São Paulo: the multiculturalisms as markers of differences in schoolCultural identityDiferençaDifferenceEducaçãoEducationIdentidade culturalImigraçãoImmigrationMulticulturalismMulticulturalismoCom o advento da globalização e dos movimentos migratórios internacionais, as identidades culturais tornaram-se fluidas e compreendidas enquanto celebrações móveis e sujeitas ao contexto social em que os migrantes estão inseridos, produzindo reverberações no cotidiano das relações estabelecidas nesses espaços. A partir desse prisma, o presente estudo investiga as identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes em duas públicas no município de São Paulo SP, entendendo os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças. O protocolo de pesquisa compreendeu a observação etnográfica dos alunos em classes dos anos finais do Ensino Fundamental e aplicação de oficinas em contraturno, foi possível identificar os seguintes pontos de tensão: a língua no jogo de negociações, o cotidiano do trabalho em oficinas de costura, o imaginário sociocultural boliviano e as interseccionalidades. Mais que uma pesquisa unidirecional entre pesquisador e sujeitos da pesquisa dentro das escolas, o estudo teve como campos investigativos a cidade de São Paulo, a Rede Municipal de Educação de São Paulo e o próprio pesquisador imerso no trânsito pelo desconhecido. Embora não seja o foco do estudo, ao admitir a escola como território de disputas no campo do currículo, há que se considerar como as relações sociais desiguais estabelecidas impactam na forma como os sujeitos se apropriam do espaço escolar, constroem e são produtos desse espaço, manifestam suas identidades culturais e estabelecem suas relações sociais.With the advent of globalization and the international migration movements, cultural identities have become fluid and understood as mobility phenomena and subject to the social context the migrants are situated in, producing reverberations in the dayto-day scenarios of the established relations within such spaces. Through these lenses, this study aims to investigate the cultural identities of the immigrant and immigrant descendant students of two state schools in the district of São Paulo SP, considering the multiculturalisms as markers of differences. The research protocol encompassed the ethnographic observation of the students attending middle school, and extra-curricular shift workshops, the following red flags were identified: the language in the game of negotiations, the everyday work in sewing workshops, the Bolivian sociocultural imaginary, and the intersectionality. Beyond the limits of a oneway approach between researcher and the research subjects within the school boundaries, this study considered as fields of investigation the city of São Paulo, the Municipal education grid of São Paulo, and the researcher himself immerse in the course of the unknown. Not a focus of this study, though, in viewing the school as a territory of disputes in the realm of curricula, it is supposed to ponder how the established inequal social relations impact in the ways the subjects appropriate the school space, construct and become the products of such space, express their cultural identities and establish their social relations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Livia de Araujo DonniniSilva, Paulo Vinicius Tosin da2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-31052022-110929/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-31T19:46:24Zoai:teses.usp.br:tde-31052022-110929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-31T19:46:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola Students\' identities and descendants of immigrants in the city of São Paulo: the multiculturalisms as markers of differences in school |
title |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola |
spellingShingle |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola Silva, Paulo Vinicius Tosin da Cultural identity Diferença Difference Educação Education Identidade cultural Imigração Immigration Multiculturalism Multiculturalismo |
title_short |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola |
title_full |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola |
title_fullStr |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola |
title_full_unstemmed |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola |
title_sort |
As identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes de imigrantes no município de São Paulo: os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças na escola |
author |
Silva, Paulo Vinicius Tosin da |
author_facet |
Silva, Paulo Vinicius Tosin da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Tosin da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultural identity Diferença Difference Educação Education Identidade cultural Imigração Immigration Multiculturalism Multiculturalismo |
topic |
Cultural identity Diferença Difference Educação Education Identidade cultural Imigração Immigration Multiculturalism Multiculturalismo |
description |
Com o advento da globalização e dos movimentos migratórios internacionais, as identidades culturais tornaram-se fluidas e compreendidas enquanto celebrações móveis e sujeitas ao contexto social em que os migrantes estão inseridos, produzindo reverberações no cotidiano das relações estabelecidas nesses espaços. A partir desse prisma, o presente estudo investiga as identidades culturais dos alunos imigrantes e descendentes em duas públicas no município de São Paulo SP, entendendo os multiculturalismos enquanto marcadores das diferenças. O protocolo de pesquisa compreendeu a observação etnográfica dos alunos em classes dos anos finais do Ensino Fundamental e aplicação de oficinas em contraturno, foi possível identificar os seguintes pontos de tensão: a língua no jogo de negociações, o cotidiano do trabalho em oficinas de costura, o imaginário sociocultural boliviano e as interseccionalidades. Mais que uma pesquisa unidirecional entre pesquisador e sujeitos da pesquisa dentro das escolas, o estudo teve como campos investigativos a cidade de São Paulo, a Rede Municipal de Educação de São Paulo e o próprio pesquisador imerso no trânsito pelo desconhecido. Embora não seja o foco do estudo, ao admitir a escola como território de disputas no campo do currículo, há que se considerar como as relações sociais desiguais estabelecidas impactam na forma como os sujeitos se apropriam do espaço escolar, constroem e são produtos desse espaço, manifestam suas identidades culturais e estabelecem suas relações sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-31052022-110929/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-31052022-110929/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257512898723840 |