Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silguera, Helí Rodrigo Tapia
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11042024-103417/
Resumo: Este trabalho apresenta um procedimento sistematizado para projeto de navios de cabotagem de pequeno porte, para uso nos estágios iniciais do projeto preliminar. O procedimento baseia-se, em parte, em estudos analíticos desenvolvidos para este tipo de navios com ênfase especial para navios polivalentes. Para a parte hidrodinâmica resistência ao reboque, propulsão, comportamento em ondas e wave analysis o procedimento recorre a ensaios experimentais realizados no tanque de provas do IPT. A metodologia desenvolvida, sistematizada através de programas de computador, é aplicada a um dado problema de transporte de cabotagem, fornecendo ao projetista uma ferramenta para determinar, de forma rápida, as configurações tecnicamente viáveis e economicamente eficientes; o modelo permite, ainda, efetuar uma análise de sensibilidade da solução ótima em relação a variações nos parâmetros operacionais.
id USP_459219927a343f58bc9e6d01b6a3a992
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11042024-103417
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.Untitled in englishCabotageCabotagemNavios (Projeto)Ships (Project)Este trabalho apresenta um procedimento sistematizado para projeto de navios de cabotagem de pequeno porte, para uso nos estágios iniciais do projeto preliminar. O procedimento baseia-se, em parte, em estudos analíticos desenvolvidos para este tipo de navios com ênfase especial para navios polivalentes. Para a parte hidrodinâmica resistência ao reboque, propulsão, comportamento em ondas e wave analysis o procedimento recorre a ensaios experimentais realizados no tanque de provas do IPT. A metodologia desenvolvida, sistematizada através de programas de computador, é aplicada a um dado problema de transporte de cabotagem, fornecendo ao projetista uma ferramenta para determinar, de forma rápida, as configurações tecnicamente viáveis e economicamente eficientes; o modelo permite, ainda, efetuar uma análise de sensibilidade da solução ótima em relação a variações nos parâmetros operacionais.This study is concerned with the formulation of a design procedure for small size vessels to be used in the first steps of the preliminary ship design. The methodology is based partly on analytical studies developed for this type of ships, with special emphasis on multipurpouse vessels for coastwise navigation. In order to evaluate the hydrodynamic hull characteristics the following ship model tests were conducted-ship resistance, stream-lines determination, self propulsion, wave analysis and seakeeping experiments. A computer program, wich incorporates the proposed methodology, is applied to a given transportation problem providing the ship designer with a valuable tool to determine, us a fast way, the ship configurations which are both technically feasible and economically efficient; this model permits also to determine the sensitivity of the optimal solution with respect to changes in the operational parameters.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Hernani LuizSilguera, Helí Rodrigo Tapia1980-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11042024-103417/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:41:07Zoai:teses.usp.br:tde-11042024-103417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:41:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
Untitled in english
title Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
spellingShingle Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
Silguera, Helí Rodrigo Tapia
Cabotage
Cabotagem
Navios (Projeto)
Ships (Project)
title_short Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
title_full Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
title_fullStr Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
title_full_unstemmed Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
title_sort Metodologia para projeto de pequenos navios de cabotagem tipo polivalentes.
author Silguera, Helí Rodrigo Tapia
author_facet Silguera, Helí Rodrigo Tapia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brinati, Hernani Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Silguera, Helí Rodrigo Tapia
dc.subject.por.fl_str_mv Cabotage
Cabotagem
Navios (Projeto)
Ships (Project)
topic Cabotage
Cabotagem
Navios (Projeto)
Ships (Project)
description Este trabalho apresenta um procedimento sistematizado para projeto de navios de cabotagem de pequeno porte, para uso nos estágios iniciais do projeto preliminar. O procedimento baseia-se, em parte, em estudos analíticos desenvolvidos para este tipo de navios com ênfase especial para navios polivalentes. Para a parte hidrodinâmica resistência ao reboque, propulsão, comportamento em ondas e wave analysis o procedimento recorre a ensaios experimentais realizados no tanque de provas do IPT. A metodologia desenvolvida, sistematizada através de programas de computador, é aplicada a um dado problema de transporte de cabotagem, fornecendo ao projetista uma ferramenta para determinar, de forma rápida, as configurações tecnicamente viáveis e economicamente eficientes; o modelo permite, ainda, efetuar uma análise de sensibilidade da solução ótima em relação a variações nos parâmetros operacionais.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11042024-103417/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-11042024-103417/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256502028468224