Significações sobre formação contínua e trabalho docente no atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122021-114303/ |
Resumo: | A educação inclusiva dos alunos público-alvo da Educação Especial ainda se constitui um desafio para os sistemas de ensino. Entre as inúmeras dificuldades apontadas na efetivação desse processo, a formação dos (as) professores (as) apresenta-se como uma das mais expressivas. Assim, torna-se relevante conhecer como os entes públicos vêm encaminhando a política de formação para subsidiar o trabalho docente na Educação Especial, notadamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, foco da atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Do mesmo modo, é necessário considerar o que professoras e professores pensam sobre esses encaminhamentos, e os possíveis desdobramentos no trabalho que realizam nas escolas. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as significações atribuídas por uma professora da rede pública municipal de ensino de Teresina Piauí, sobre a formação contínua e o trabalho docente no AEE. Trata-se de um estudo de caso singular, com base nos aportes teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Esta investigação também levou em consideração os estudos sobre formação de professores (as) da Educação Básica, incluindo uma abordagem panorâmica acerca desse tema, no campo da Educação Especial. Metodologicamente, recorreu à análise de documentos que normatizam a Educação Especial no município de Teresina e de relatórios anuais das atividades realizadas pelo órgão gestor. Para a apreensão dos conteúdos subjetivos apoiou-se nos procedimentos dos Núcleos de Significação, metodologia lastreada nos fundamentos teóricos supramencionados. Quanto aos resultados, a análise documental identificou a adequação entre a legislação municipal e a nacional, com relação aos princípios e diretrizes que regem a Educação Especial. As ações de formação localizadas nos relatórios consultados revelaram-se insuficientes para suprir as necessidades das professoras e professores das salas de aulas comuns, e das (os) que realizam o AEE, nas salas de Recursos Multifuncionais, conforme depoimento da participante. Entre outros, as significações apreendidas apontaram a relevância das atividades formativas, mas evidenciaram debilidades na política encaminhada pelo órgão gestor, quanto à regularidade e ao volume da oferta, assim como, quanto ao formato predominante das atividades realizadas, com ênfase em oficinas e palestras, em detrimento do aprofundamento teórico. Com relação ao trabalho no AEE, expressaram a falta de apoio institucional; dificuldades no estabelecimento de parcerias com os professores das salas de aulas comuns; a desvalorização dos (as) profissionais responsáveis e o desconhecimento das suas funções nas escolas. Por fim, as conclusões da pesquisa indicam convergências entre as significações atribuídas e os conteúdos normativos nacionais e locais que orientam a política de Educação Especial, sobretudo no que diz respeito à formação e às prescrições para o trabalho dos professores (as) na Sala de Recursos Multifuncionais. As significações também são coerentes com os dados oficiais que expressam a política de formação implementada pela Secretaria Municipal de Educação. Estes achados aproximam-se de resultados descritos em outros estudos, acerca dessa temática, e reafirmam a necessidade da adoção de medidas que efetivem a educação inclusiva do público-alvo da Educação Especial, nas escolas públicas municipais de Teresina, no que tange à formação dos (as) docentes e à disponibilidade das condições necessárias para prestar o Atendimento Educacional Especializado. |
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Significações sobre formação contínua e trabalho docente no atendimento educacional especializadoMeanings about continuous teaching and teaching work in specialized educational serviceAtendimento educacional especializadoContinuous formationFormação contínuaMeaningsSignificaçõesSpecialized educational serviceTeaching workTrabalho docenteA educação inclusiva dos alunos público-alvo da Educação Especial ainda se constitui um desafio para os sistemas de ensino. Entre as inúmeras dificuldades apontadas na efetivação desse processo, a formação dos (as) professores (as) apresenta-se como uma das mais expressivas. Assim, torna-se relevante conhecer como os entes públicos vêm encaminhando a política de formação para subsidiar o trabalho docente na Educação Especial, notadamente no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, foco da atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Do mesmo modo, é necessário considerar o que professoras e professores pensam sobre esses encaminhamentos, e os possíveis desdobramentos no trabalho que realizam nas escolas. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar as significações atribuídas por uma professora da rede pública municipal de ensino de Teresina Piauí, sobre a formação contínua e o trabalho docente no AEE. Trata-se de um estudo de caso singular, com base nos aportes teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Esta investigação também levou em consideração os estudos sobre formação de professores (as) da Educação Básica, incluindo uma abordagem panorâmica acerca desse tema, no campo da Educação Especial. Metodologicamente, recorreu à análise de documentos que normatizam a Educação Especial no município de Teresina e de relatórios anuais das atividades realizadas pelo órgão gestor. Para a apreensão dos conteúdos subjetivos apoiou-se nos procedimentos dos Núcleos de Significação, metodologia lastreada nos fundamentos teóricos supramencionados. Quanto aos resultados, a análise documental identificou a adequação entre a legislação municipal e a nacional, com relação aos princípios e diretrizes que regem a Educação Especial. As ações de formação localizadas nos relatórios consultados revelaram-se insuficientes para suprir as necessidades das professoras e professores das salas de aulas comuns, e das (os) que realizam o AEE, nas salas de Recursos Multifuncionais, conforme depoimento da participante. Entre outros, as significações apreendidas apontaram a relevância das atividades formativas, mas evidenciaram debilidades na política encaminhada pelo órgão gestor, quanto à regularidade e ao volume da oferta, assim como, quanto ao formato predominante das atividades realizadas, com ênfase em oficinas e palestras, em detrimento do aprofundamento teórico. Com relação ao trabalho no AEE, expressaram a falta de apoio institucional; dificuldades no estabelecimento de parcerias com os professores das salas de aulas comuns; a desvalorização dos (as) profissionais responsáveis e o desconhecimento das suas funções nas escolas. Por fim, as conclusões da pesquisa indicam convergências entre as significações atribuídas e os conteúdos normativos nacionais e locais que orientam a política de Educação Especial, sobretudo no que diz respeito à formação e às prescrições para o trabalho dos professores (as) na Sala de Recursos Multifuncionais. As significações também são coerentes com os dados oficiais que expressam a política de formação implementada pela Secretaria Municipal de Educação. Estes achados aproximam-se de resultados descritos em outros estudos, acerca dessa temática, e reafirmam a necessidade da adoção de medidas que efetivem a educação inclusiva do público-alvo da Educação Especial, nas escolas públicas municipais de Teresina, no que tange à formação dos (as) docentes e à disponibilidade das condições necessárias para prestar o Atendimento Educacional Especializado.The inclusive education of students who are the target audience of Special Education is still a challenge for education systems. Among the countless difficulties pointed out in the implementation of this process, the training of teachers is one of the most expressive. This way, it is relevant to know how public entities have been directing the training policy to subsidize the teaching work in Special Education, notably in Specialized Educational Service (AEE), held in Multifunctional Resource Rooms, focus of the current National Policy on Special Education from the perspective of inclusive education. Likewise, it is necessary to consider what teachers think about these referrals, and the possible consequences in the work they carry out in schools. The general objective of this research was to analyze the meanings attributed by a teacher from the municipal public education network, in Teresina Piauí, about continuing education and teaching work in the AEE. This is a singular case study, based on the theoretical-methodological contributions of Historical-Dialectical Materialism and Historical-Cultural Psychology. This investigation also took into account studies about the training of Basic Education teachers, including a panoramic approach on this topic, in the field of Special Education. Methodologically, it resorted to the analysis of documents that regulate Special Education in Teresina city and annual reports of activities carried out by the management body. For the apprehension of the subjective contents, it was supported in the procedures of the Meaning Cores, a methodology based on the theoretical foundations mentioned above. As for the results, the documental analysis identified the adequacy between municipal and national legislation, with respect to the principles and guidelines that govern Special Education. The training actions found in the consulted reports proved to be insufficient to meet the needs of teachers in common classrooms, and those who carry out the AEE, in the Multifunctional Resources classrooms, according to the participant\'s testimony. Among others, the meanings seized pointed to the relevance of training activities, but evidenced weaknesses in the policy forwarded by the management body, regarding the regularity and volume of the offer, as well as, regarding the predominant format of the activities carried out, with an emphasis on workshops and lectures, to the detriment of theoretical deepening. Regarding work at the AEE, they expressed the lack of institutional support; difficulties in establishing partnerships with teachers in regular classrooms; the devaluation of responsible professionals and the lack of knowledge of their roles in schools. Finally, the research findings indicate convergences between the meanings attributed and the national and local normative contents that guide the Special Education policy, especially with regard to training and prescriptions for the work of teachers in the Multifunctional Resources Room. The meanings are also consistent with the official data that express the training policy implemented by the Municipal Department of Education. These findings are close to the results described in other studies on this topic, and reaffirm the need to adopt measures that make the inclusive education of the target audience of Special Education effective, in the municipal public schools of Teresina, with regard to the training of teachers and the availability of the necessary conditions to provide Specialized Educational Service.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Maria Isabel deSouza, Lucineide Morais de2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122021-114303/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-03T18:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-03122021-114303Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-03T18:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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