Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-162329/ |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os processos composicionais do Kyrie, segundo movimento do Réquiem (1963-65), de György Ligeti. Segundo seu compositor, essa peça é uma \"estranha fuga\" e, como tal, receberá durante nosso trabalho a terminologia correspondente a essa declaração. No primeiro capítulo, investigaremos a microestrutura da obra e perceberemos aí o caráter direcional das alturas do Sujeito 1, Kyrie eleison, (Cohn, 1998; Douthett & Steinbach, 1998; Lewin; 1982) e as simetrias que descrevem o Sujeito 2, Christe eleison (Weyl, 1997; McManus, 2005). No segundo capítulo, discutiremos o conceito de ilusão sonora (Caznok, 2008; Vitale, 2013; Menezes, 2004), sua recorrência na obra de Ligeti e na compreensão da superfície audível do Kyrie. No terceiro e último capítulo, retomaremos alguns aspectos da história do termo \"fuga\" (Mann, 1987) na busca de reflexos dessa história na escrita de Ligeti. Durante todo o nosso texto, lembraremos de outras obras artísticas que, em diálogo com o Kyrie, nos ajudarão a exemplificar, contrapor ou ratificar procedimentos composicionais da obra de Ligeti. Nossa investigação tende a situar a obra desse compositor na questão da Tradição e Ruptura, problematizada pela modernidade (Arendt, 2013; Compagnon, 2010), a partir de uma abordagem prática: a da análise musical. |
id |
USP_46b286ecf7c08de2a87a9ccf21cdb546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18052015-162329 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti-Análise musicalFugaFugueGyörgy LigetiGyörgy LigetiMúsica do século XXMusical AnalysisRéquiemRéquiemSimetria, Ilusão SonoraSound IllusionSymmetryTwentieth-century MusicEste trabalho tem por objetivo analisar os processos composicionais do Kyrie, segundo movimento do Réquiem (1963-65), de György Ligeti. Segundo seu compositor, essa peça é uma \"estranha fuga\" e, como tal, receberá durante nosso trabalho a terminologia correspondente a essa declaração. No primeiro capítulo, investigaremos a microestrutura da obra e perceberemos aí o caráter direcional das alturas do Sujeito 1, Kyrie eleison, (Cohn, 1998; Douthett & Steinbach, 1998; Lewin; 1982) e as simetrias que descrevem o Sujeito 2, Christe eleison (Weyl, 1997; McManus, 2005). No segundo capítulo, discutiremos o conceito de ilusão sonora (Caznok, 2008; Vitale, 2013; Menezes, 2004), sua recorrência na obra de Ligeti e na compreensão da superfície audível do Kyrie. No terceiro e último capítulo, retomaremos alguns aspectos da história do termo \"fuga\" (Mann, 1987) na busca de reflexos dessa história na escrita de Ligeti. Durante todo o nosso texto, lembraremos de outras obras artísticas que, em diálogo com o Kyrie, nos ajudarão a exemplificar, contrapor ou ratificar procedimentos composicionais da obra de Ligeti. Nossa investigação tende a situar a obra desse compositor na questão da Tradição e Ruptura, problematizada pela modernidade (Arendt, 2013; Compagnon, 2010), a partir de uma abordagem prática: a da análise musical.This work aims to analyze the compositional process of Kyrie, the second movement of Réquiem (1963-95), by György Ligeti. According to Ligeti, this piece is a \"strange fugue\" and, as such, we will use a terminology corresponding to that statement. In the first chapter, we will investigate the microstructure of the piece and we will find the pitches\' directionality of the Subject 1, Kyrie eleison, (Cohn, 1998; Douthett & Steinbach, 1998; Lewin; 1982) and the symmetries that characterizes the Subject 2, Christe eleison (Weyl, 1997; McManus, 2005). In the second chapter, we will discuss the concept of sound illusion (Caznok, 2008; Vitale, 2013; Menezes, 2004), its recurrence in Ligeti\'s repertoire and its relevance to the understanding of the audible surface of Kyrie. In the third chapter, we will remember some aspects of the history of the word \"fugue\" (Mann, 1987), looking for reflections of this history in the Kyrie. During our argumentation, we will bring out another works of art, which will be related to the Kyrie, helping us to illustrate, oppose or endorse the compositional procedures of Ligeti\'s work. Our research tends to situate the Kyrie in the context of Tradition and Rupture, considered by modernity (Arendt, 2013; Compagnon 2012), from a practical approach, the analytical researchBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaOliveira, Ísis Biazioli de2014-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-162329/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-18052015-162329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti - |
title |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti |
spellingShingle |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti Oliveira, Ísis Biazioli de Análise musical Fuga Fugue György Ligeti György Ligeti Música do século XX Musical Analysis Réquiem Réquiem Simetria, Ilusão Sonora Sound Illusion Symmetry Twentieth-century Music |
title_short |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti |
title_full |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti |
title_fullStr |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti |
title_full_unstemmed |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti |
title_sort |
Processos composicionais no Kyrie do Réquiem de György Ligeti |
author |
Oliveira, Ísis Biazioli de |
author_facet |
Oliveira, Ísis Biazioli de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ísis Biazioli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise musical Fuga Fugue György Ligeti György Ligeti Música do século XX Musical Analysis Réquiem Réquiem Simetria, Ilusão Sonora Sound Illusion Symmetry Twentieth-century Music |
topic |
Análise musical Fuga Fugue György Ligeti György Ligeti Música do século XX Musical Analysis Réquiem Réquiem Simetria, Ilusão Sonora Sound Illusion Symmetry Twentieth-century Music |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar os processos composicionais do Kyrie, segundo movimento do Réquiem (1963-65), de György Ligeti. Segundo seu compositor, essa peça é uma \"estranha fuga\" e, como tal, receberá durante nosso trabalho a terminologia correspondente a essa declaração. No primeiro capítulo, investigaremos a microestrutura da obra e perceberemos aí o caráter direcional das alturas do Sujeito 1, Kyrie eleison, (Cohn, 1998; Douthett & Steinbach, 1998; Lewin; 1982) e as simetrias que descrevem o Sujeito 2, Christe eleison (Weyl, 1997; McManus, 2005). No segundo capítulo, discutiremos o conceito de ilusão sonora (Caznok, 2008; Vitale, 2013; Menezes, 2004), sua recorrência na obra de Ligeti e na compreensão da superfície audível do Kyrie. No terceiro e último capítulo, retomaremos alguns aspectos da história do termo \"fuga\" (Mann, 1987) na busca de reflexos dessa história na escrita de Ligeti. Durante todo o nosso texto, lembraremos de outras obras artísticas que, em diálogo com o Kyrie, nos ajudarão a exemplificar, contrapor ou ratificar procedimentos composicionais da obra de Ligeti. Nossa investigação tende a situar a obra desse compositor na questão da Tradição e Ruptura, problematizada pela modernidade (Arendt, 2013; Compagnon, 2010), a partir de uma abordagem prática: a da análise musical. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-162329/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18052015-162329/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090829301579776 |