Entre percursos e berros: o eu entretecido por fios de memória em Wanda Ramos e em Tereza Albues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Leonice Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-21102010-123220/
Resumo: Esta tese efetua uma leitura comparada das obras Percursos (Do Luachimo ao Luena), publicada em 1981, pela portuguesa Wanda Ramos (1948 1998), e O Berro do Cordeiro em Nova York, escrita em 1995 pela mato-grossense Tereza Albues (1936 2004), focalizando a memória enquanto elemento estético literário organizador da narrativa, cuja gênese está ligada ao ato de recordar as experiências de vida pela personagem principal a partir das relações sociais, constituídas durante todo o percurso de sua existência e, de modo especial, no presente da narração. Ao tecer a própria história, o eu é sujeito e objeto da sua percepção e da abordagem discursiva. Ao rememorar e construir sua história de vida sempre à luz do ficcional, as protagonistas atribuem uma espécie de unidade ao eu textual que se distingue do eu da experiência, descontínuo e fragmentado pela infinitude da existência em oposição ao mundo finito, fixado através da linguagem escrita; pela vulnerabilidade do vivido, impossível de ser apreendido pelo sujeito na totalidade, e pela fragmentação do ser em constante mobilidade. A rememoração no ato criador das duas narrativas literárias mencionadas vem acompanhada do imaginário ficcional, capaz de preencher as lacunas provocadas pelo esquecimento e pela limitação da percepção e da apreensão do vivido pelas protagonistas. Por considerar o ato de lembrar intrinsecamente ligado às relações interpessoais, a memória como uma habilidade psicológica do ser humano, que depende dos signos para se fazer expressar e que os signos possuem significados constituídos socialmente, o suporte teórico desse trabalho é norteado pelos estudos de Halbwachs e de Bakhtin, acrescidos das abordagens de Walter Benjamin referentes à habilidade de narrar como uma das peculiaridades fundamentais do ser humano intimamente ligada ao processo mnemônico. Este estudo nos leva a entender que a formação das protagonistas revelada, construída e apresentada no final dos textos por meio do discurso metalingüístico está entrelaçada às próprias escrituras do eu, tendo como ápice desse processo a autonomia da obra de arte em relação a seu criador.
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Ao rememorar e construir sua história de vida sempre à luz do ficcional, as protagonistas atribuem uma espécie de unidade ao eu textual que se distingue do eu da experiência, descontínuo e fragmentado pela infinitude da existência em oposição ao mundo finito, fixado através da linguagem escrita; pela vulnerabilidade do vivido, impossível de ser apreendido pelo sujeito na totalidade, e pela fragmentação do ser em constante mobilidade. A rememoração no ato criador das duas narrativas literárias mencionadas vem acompanhada do imaginário ficcional, capaz de preencher as lacunas provocadas pelo esquecimento e pela limitação da percepção e da apreensão do vivido pelas protagonistas. Por considerar o ato de lembrar intrinsecamente ligado às relações interpessoais, a memória como uma habilidade psicológica do ser humano, que depende dos signos para se fazer expressar e que os signos possuem significados constituídos socialmente, o suporte teórico desse trabalho é norteado pelos estudos de Halbwachs e de Bakhtin, acrescidos das abordagens de Walter Benjamin referentes à habilidade de narrar como uma das peculiaridades fundamentais do ser humano intimamente ligada ao processo mnemônico. Este estudo nos leva a entender que a formação das protagonistas revelada, construída e apresentada no final dos textos por meio do discurso metalingüístico está entrelaçada às próprias escrituras do eu, tendo como ápice desse processo a autonomia da obra de arte em relação a seu criador.This paper aims at reading comparatively the works Percursos (Do Luachimo ao Luena) (1981) by Portuguese writer Wanda Ramos (1948-1998), and O Berro do Cordeiro em Nova York, (1995) written by Tereza Albues (1936-2004) and born in Mato Grosso - Brazil. It will be focused the memory while aesthetic literary organizer element of the narrative, whose genesis is linked to the act of remembering life experiences by the main character from social relations constituted during the whole course of his existence and, in a special way, in the present of narration. By writing the own history, the self is subject and object of his perception and discursive approach. In the exerecise of remembering and constructing their life history, always through the fictitious light, the leading characters of these works attribute a species of unity to the textual self that distinguishes itself from experience self, discontinued and fragmented by the existence infinitude in opposition to the finite world, fixed through written language; by voluntarity of the vivid, impossible of being carried off by the subject on its totality, and by the fragmentation of being in constant mobility. The remembrance at creative act of the two literary narratives mentioned above comes along with fictional imaginary, capable of filling the gaps provoked by forgetfulness and limitation of perception and the apprehension of the vivid by the leading characters. By considering the act of remembering intrinsically linked to the interpersonal relations, memory as a psychological skill of the human being, which depends on the signs to express itself and that the signs own meanings socially constituted, the theoretical support of this paper is based on the studies of Halbwachs and Bakhtin, added by the approaches of Walter Benjamin concerning the ability of narrating as one of the fundamental peculiarities of the human being closely linked to the mnemonics process. This study leads us to understand that the leading characters formation revealed, constructed and presented in the end of the texts by means of metalinguistical discourse is interlaced to the own writings of the self, having as the climax of this process the fine arts autonomy in relation to its creator.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMacêdo, Tania Celestino dePereira, Leonice Rodrigues2010-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-21102010-123220/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-21102010-123220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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