A internet como um recurso de acesso à informação para pais de crianças com fissura labiopalatina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafacho, Marina Bigeli
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-19072012-150156/
Resumo: Objetivo: elaborar e avaliar um website com material informativo sobre fissura labiopalatina para pais de crianças de um mês a dez anos de idade. Participantes: 100 pais ou acompanhantes de pacientes com fissura labiopalatina em tratamento no HRAC-USP. Metodologia: o projeto foi realizado em duas etapas: elaboração do website abordando 11 temas, de forma clara e com vocabulário acessível, e avaliação do mesmo pelos participantes. Resultados: A maioria dos participantes encontrava-se na faixa etária dos 20 aos 59 anos de idade (98%), eram mães (75%), haviam completado o ensino médio (61%), residiam na região sudeste do Brasil (70%) e tinham acesso a internet 88%. A maior parte dos pais (44%) navegou por até 10 minutos antes de avaliar o website. As respostas dos pais na avaliação quanto à apresentação do website foram excelente e muito bom para: navegação (87%), conforto na busca de informações (85%), auxílio das imagens (79%), cores utilizadas (69%) e avaliação geral (87%). Quanto ao conteúdo, as respostas foram excelente e muito bom para: suficiência das informações (67%), clareza e compreensão (82%), explicativas e informativas (77%) e objetividade (76%). Os temas que mais chamaram a atenção foram conceitos, tipos e causas das fissuras labiopalatinas (52%), seguido de escola (12%) e reabilitação e cuidados (11%). A maioria das sugestões obtidas relacionaram-se a apresentação (51,5%) e todos os sujeitos voltariam a acessar o website. Conclusões: O website elaborado com informações sobre a fissura labiopalatina foi apresentado e avaliado satisfatoriamente pelos pais. É um recurso de informação que pode contribuir para a divulgação dos aspectos estéticos, funcionais e psicossociais da malformação, favorecendo pacientes, familiares e profissionais.
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spelling A internet como um recurso de acesso à informação para pais de crianças com fissura labiopalatinaThe internet as a access resource of information for parents of cleft lip and palate childrenCleft lipcleft palateFissura de lábiofissura de palatoorientação de paisparents orientationObjetivo: elaborar e avaliar um website com material informativo sobre fissura labiopalatina para pais de crianças de um mês a dez anos de idade. Participantes: 100 pais ou acompanhantes de pacientes com fissura labiopalatina em tratamento no HRAC-USP. Metodologia: o projeto foi realizado em duas etapas: elaboração do website abordando 11 temas, de forma clara e com vocabulário acessível, e avaliação do mesmo pelos participantes. Resultados: A maioria dos participantes encontrava-se na faixa etária dos 20 aos 59 anos de idade (98%), eram mães (75%), haviam completado o ensino médio (61%), residiam na região sudeste do Brasil (70%) e tinham acesso a internet 88%. A maior parte dos pais (44%) navegou por até 10 minutos antes de avaliar o website. As respostas dos pais na avaliação quanto à apresentação do website foram excelente e muito bom para: navegação (87%), conforto na busca de informações (85%), auxílio das imagens (79%), cores utilizadas (69%) e avaliação geral (87%). Quanto ao conteúdo, as respostas foram excelente e muito bom para: suficiência das informações (67%), clareza e compreensão (82%), explicativas e informativas (77%) e objetividade (76%). Os temas que mais chamaram a atenção foram conceitos, tipos e causas das fissuras labiopalatinas (52%), seguido de escola (12%) e reabilitação e cuidados (11%). A maioria das sugestões obtidas relacionaram-se a apresentação (51,5%) e todos os sujeitos voltariam a acessar o website. Conclusões: O website elaborado com informações sobre a fissura labiopalatina foi apresentado e avaliado satisfatoriamente pelos pais. É um recurso de informação que pode contribuir para a divulgação dos aspectos estéticos, funcionais e psicossociais da malformação, favorecendo pacientes, familiares e profissionais.Purpose: Formulate and evaluate a website with informative material about cleft lip and palate for parents of children aging from one month to ten years old. Participants: 100 parents or companions of cleft lip and palate patients in current treatment at HRAC-USP. Methodology: The project was realized in two stages: formulating the website approaching 11 topics, in a clear manner and with an accessible vocabulary, and the evaluation of it by the participants. Results: Participants profiles: aging from 20 to 59 years old (98%), mothers (75%), completed secondary school (61%), from the Southeast region (70%). Who have already had access the internet 88%. Most part of the parents surfed for up to 10 minutes. On the evaluation of the website presentation, the answers of the parents were excellent and very good for: surfing (87%), convenience on the search for information (85%), images help (79%), colors used (69%) and general evaluation (87%). About the content, the answers were excellent and very good for: information sufficiency (67%), clarity and comprehension (82%), explanatory and informative (77%) and objectivity (76%). The topics that most attract the attention were concepts, kinds and causes of cleft lip and palate (52%), followed by school (12%) and rehabilitation and care (11%). Most part of the suggestions obtained were regarding the presentation (51,5%) and all the subjects informed they would access the website again. Conclusions: The website formulated with information about cleft lip and palate was present and well evaluated by the parents. It is a resource of information that can contribute for the propagation of the aesthetic, functional and psychosocial aspects of the malformation, benefiting the patients, relatives and professionals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMotti, Telma Flores GenaroRafacho, Marina Bigeli2012-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-19072012-150156/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-19072012-150156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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