Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Dildo Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04062013-133620/
Resumo: A tese resulta de pesquisa sobre o pensamento educacional de Rubem Alves, em diálogo com Nietzsche, Marx, Freud, Kierkegaard, Wittgenstein, Feuerbach, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Guimarães Rosa e muitos outros, filósofos, poetas e literatos, explicitando as bases humanísticas e contraculturais de seu pensamento filosófico e pedagógico. De caráter bibliográfico, a pesquisa restringe-se intencionalmente, à obra de Rubem Alves e às diversas dissertações e teses sobre o pensamento. Busca mostrar que preocupação primeira de Rubem Alves é o resgate da concepção do homem, enquanto ser corporal, de desejos e de sonhos, no interior das filosofias, culturas e literatura ocidentais. Mostra então que a proposta pedagógica de Rubem Alves tem raízes antropológicas e contraculturais, ancoradas no pensamento crítico e romântico, em contraponto à metafísica clássica e ao pensamento moderno, iluminista, cientificista e positivista. Com Freud, Feuerbach, Kierkegaard, diversos poetas e literatos, mostra que a essência da vida e do homem está mais no desejo e na imaginação que na razão. Para se compreender este postulado norteador do pensamento do filósofo brasileiro, dois conceitos foram trabalhados: o corpo e a linguagem. Evidencia-se que, sem formular proposta pedagógica sistemática e metodologicamente conformada aos parâmetros acadêmicos, este pensador formula profundas e contundentes críticas às pedagogias tradicionais que, considera intelectualistas, centradas em saberes abstratos, desencarnados e distantes da vida e das experiências concretas dos alunos. Os resultados da presente investigação encontram-se arrolados nas Considerações Finais e podem ser sintetizados na seguinte proposição: confirma-se a existência, no pensamento alvesiano, de uma proposta pedagógica, disseminada em suas mais de oitocentas crônicas e nos mais de trinta livros de estórias para pequenos e grandes. É, também, parte integrante das conclusões desta pesquisa a afirmação de que a referida proposta tem raízes antropológicas e reminiscências românticas e contraculturais, que, por sua vez se fundam em seu pensamento filosófico e teológico.
id USP_47b080768759d9e6a9793d15c901a5de
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04062013-133620
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem AlvesAnthropology and education: Rubem Alves´s countercultural roots of pedagogical thoughtAfter modern educationBodyBrazilian philosophyContraculturaCorpoCounterculturalDesiring subjectEducação pós-modernaFilosofia brasileiraRubem AlvesRubem AlvesSujeito desejanteA tese resulta de pesquisa sobre o pensamento educacional de Rubem Alves, em diálogo com Nietzsche, Marx, Freud, Kierkegaard, Wittgenstein, Feuerbach, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Guimarães Rosa e muitos outros, filósofos, poetas e literatos, explicitando as bases humanísticas e contraculturais de seu pensamento filosófico e pedagógico. De caráter bibliográfico, a pesquisa restringe-se intencionalmente, à obra de Rubem Alves e às diversas dissertações e teses sobre o pensamento. Busca mostrar que preocupação primeira de Rubem Alves é o resgate da concepção do homem, enquanto ser corporal, de desejos e de sonhos, no interior das filosofias, culturas e literatura ocidentais. Mostra então que a proposta pedagógica de Rubem Alves tem raízes antropológicas e contraculturais, ancoradas no pensamento crítico e romântico, em contraponto à metafísica clássica e ao pensamento moderno, iluminista, cientificista e positivista. Com Freud, Feuerbach, Kierkegaard, diversos poetas e literatos, mostra que a essência da vida e do homem está mais no desejo e na imaginação que na razão. Para se compreender este postulado norteador do pensamento do filósofo brasileiro, dois conceitos foram trabalhados: o corpo e a linguagem. Evidencia-se que, sem formular proposta pedagógica sistemática e metodologicamente conformada aos parâmetros acadêmicos, este pensador formula profundas e contundentes críticas às pedagogias tradicionais que, considera intelectualistas, centradas em saberes abstratos, desencarnados e distantes da vida e das experiências concretas dos alunos. Os resultados da presente investigação encontram-se arrolados nas Considerações Finais e podem ser sintetizados na seguinte proposição: confirma-se a existência, no pensamento alvesiano, de uma proposta pedagógica, disseminada em suas mais de oitocentas crônicas e nos mais de trinta livros de estórias para pequenos e grandes. É, também, parte integrante das conclusões desta pesquisa a afirmação de que a referida proposta tem raízes antropológicas e reminiscências românticas e contraculturais, que, por sua vez se fundam em seu pensamento filosófico e teológico.The thesis is a result of a research about Rubem Alvess educational thoughts in a dialogue with Nietzsche, Marx, Freud, Koerkegaard, Wittgensteins, Feuerbach, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Guimarães Rosa and many other philosophers, poets and literatis explaining the countercultural and humanistic bases of his philosophical and pedagogical thoughts. On a bibliographic matter this research is willfully restricted to Rubem Alvess work and several other dissertations and thesis about his thought and it searches show that Rubem Alvess first concern is the conception of mans rescue inside the philosophy, the culture and the western literature as a carnal being of wishes and dreams. As it is, also shows that Rubem Alvess pedagogical proposal has anthropological and countercultural roots on the critical and romantic thought opposing to the classic metaphysics and to the modern, to the illuminist, to the scientific and to the positivist thoughts. As written by Freud, Feuerback, Kierkegaard and divers poets and literatis, Rubem Alves explicitates that the essence of life and man is inside the desire and imagination more than it is in rationality. To understand the guiding principle of the Brazilian philosopher thought, two concepts were worked/used, the body and the language. Without formulate a systematic and methodological pedagogic proposal conformed to the academics parameters, is evident that this speculator presents deep and stinging critics about the traditional pedagogies that he considerate intellectualist, focused on abstract knowledge disembodied and far from life and from concrete students experience. The results of this present investigation are found enrolled on Final Considerations and can be synthesized in the following proposition: in the ALVESIANO thinking it is confirmed the existence of a pedagogical proposal, disseminated in its more than eight hundred chronic and in more than thirty books of stories for little ones and grown ones. It is also inside the conclusions of this research and confirm that the said proposal has anthropologic roots and romantic and countercultural reminiscence that are merged in a philosophical and theological thought.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSeverino, Antonio JoaquimBrasil, Dildo Pereira2013-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04062013-133620/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-04062013-133620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
Anthropology and education: Rubem Alves´s countercultural roots of pedagogical thought
title Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
spellingShingle Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
Brasil, Dildo Pereira
After modern education
Body
Brazilian philosophy
Contracultura
Corpo
Countercultural
Desiring subject
Educação pós-moderna
Filosofia brasileira
Rubem Alves
Rubem Alves
Sujeito desejante
title_short Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
title_full Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
title_fullStr Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
title_full_unstemmed Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
title_sort Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves
author Brasil, Dildo Pereira
author_facet Brasil, Dildo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Severino, Antonio Joaquim
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Dildo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv After modern education
Body
Brazilian philosophy
Contracultura
Corpo
Countercultural
Desiring subject
Educação pós-moderna
Filosofia brasileira
Rubem Alves
Rubem Alves
Sujeito desejante
topic After modern education
Body
Brazilian philosophy
Contracultura
Corpo
Countercultural
Desiring subject
Educação pós-moderna
Filosofia brasileira
Rubem Alves
Rubem Alves
Sujeito desejante
description A tese resulta de pesquisa sobre o pensamento educacional de Rubem Alves, em diálogo com Nietzsche, Marx, Freud, Kierkegaard, Wittgenstein, Feuerbach, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Guimarães Rosa e muitos outros, filósofos, poetas e literatos, explicitando as bases humanísticas e contraculturais de seu pensamento filosófico e pedagógico. De caráter bibliográfico, a pesquisa restringe-se intencionalmente, à obra de Rubem Alves e às diversas dissertações e teses sobre o pensamento. Busca mostrar que preocupação primeira de Rubem Alves é o resgate da concepção do homem, enquanto ser corporal, de desejos e de sonhos, no interior das filosofias, culturas e literatura ocidentais. Mostra então que a proposta pedagógica de Rubem Alves tem raízes antropológicas e contraculturais, ancoradas no pensamento crítico e romântico, em contraponto à metafísica clássica e ao pensamento moderno, iluminista, cientificista e positivista. Com Freud, Feuerbach, Kierkegaard, diversos poetas e literatos, mostra que a essência da vida e do homem está mais no desejo e na imaginação que na razão. Para se compreender este postulado norteador do pensamento do filósofo brasileiro, dois conceitos foram trabalhados: o corpo e a linguagem. Evidencia-se que, sem formular proposta pedagógica sistemática e metodologicamente conformada aos parâmetros acadêmicos, este pensador formula profundas e contundentes críticas às pedagogias tradicionais que, considera intelectualistas, centradas em saberes abstratos, desencarnados e distantes da vida e das experiências concretas dos alunos. Os resultados da presente investigação encontram-se arrolados nas Considerações Finais e podem ser sintetizados na seguinte proposição: confirma-se a existência, no pensamento alvesiano, de uma proposta pedagógica, disseminada em suas mais de oitocentas crônicas e nos mais de trinta livros de estórias para pequenos e grandes. É, também, parte integrante das conclusões desta pesquisa a afirmação de que a referida proposta tem raízes antropológicas e reminiscências românticas e contraculturais, que, por sua vez se fundam em seu pensamento filosófico e teológico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04062013-133620/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04062013-133620/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090372148658176