Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghilardi, Marcelo Pirani
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-08112005-093633/
Resumo: A pesquisa trata do fenômeno do embuchamento em estacas metálicas tubadas cravadas com ponta aberta. O fenômeno em questão ocorre quando, ao se cravar uma estaca com ponta aberta, o solo que se acumula em seu interior forma um “plug", ou bucha, que altera seu comportamento, tornando-o semelhante ao de uma estaca de ponta fechada sob carregamento estático e, por vezes, até sob carregamento dinâmico. Muitas estacas escavadas, executadas com a presença de lâmina d’água, de rio, de lagoa ou de região portuária, têm como única alternativa de execução, ou alternativa mais viável economicamente, a utilização de camisas metálicas cravadas, de grande diâmetro, para que se atinja a cota de projeto. Se o fenômeno do embuchamento fosse aproveitado, nesse caso específico, a estaca agiria de maneira semelhante a uma cravada de ponta e não a uma escavada, e os coeficientes de segurança utilizados em seu dimensionamento mereceriam uma melhor avaliação. O fenômeno do embuchamento foi apresentado e caracterizado através das referências bibliográficas. Para se avaliar e compreender melhor o fenômeno, utilizou-se modelo matemático baseado nas Leis ou Relações de Cambefort, modificadas por Massad, que, através da curva carga-recalque no topo, permitiram obter o fator de majoração do atrito lateral (μ), que quantifica as cargas residuais presas na ponta em uma estaca. Através do fator μ, obtido em provas de carga encontradas na bibliografia, e da avaliação do formato da curva carga recalque no topo, que pode denunciar, qualitativamente, as fases de mobilização do atrito lateral e da carga de ponta, foi possível comparar o comportamento de estacas tubadas cravadas de ponta aberta, embuchadas e de ponta fechada. A determinação do atrito lateral unitário máximo (fmáx), para os solos atravessados por estas mesmas estacas, e sua posterior comparação com os valores disponíveis na bibliografia de referência, revelou a consistência dos resultados obtidos e que a aplicação dos procedimentos adotados nesta pesquisa requerem que as provas de carga estáticas sejam levadas até a ruptura ou a grandes deformações.
id USP_47b927af9778dfc348db5de58d006d4f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08112005-093633
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista. Comparison between the behavior of steel pipe piles with opened and closed ends at the Santos Coastal Plain.estruturas Baixada Santistafoundations Santos Coastal Plainfundações Baixada Santistasoils Santos Coastal Plainsolos Baixada Santistastructures Santos Coastal PlainA pesquisa trata do fenômeno do embuchamento em estacas metálicas tubadas cravadas com ponta aberta. O fenômeno em questão ocorre quando, ao se cravar uma estaca com ponta aberta, o solo que se acumula em seu interior forma um “plug", ou bucha, que altera seu comportamento, tornando-o semelhante ao de uma estaca de ponta fechada sob carregamento estático e, por vezes, até sob carregamento dinâmico. Muitas estacas escavadas, executadas com a presença de lâmina d’água, de rio, de lagoa ou de região portuária, têm como única alternativa de execução, ou alternativa mais viável economicamente, a utilização de camisas metálicas cravadas, de grande diâmetro, para que se atinja a cota de projeto. Se o fenômeno do embuchamento fosse aproveitado, nesse caso específico, a estaca agiria de maneira semelhante a uma cravada de ponta e não a uma escavada, e os coeficientes de segurança utilizados em seu dimensionamento mereceriam uma melhor avaliação. O fenômeno do embuchamento foi apresentado e caracterizado através das referências bibliográficas. Para se avaliar e compreender melhor o fenômeno, utilizou-se modelo matemático baseado nas Leis ou Relações de Cambefort, modificadas por Massad, que, através da curva carga-recalque no topo, permitiram obter o fator de majoração do atrito lateral (μ), que quantifica as cargas residuais presas na ponta em uma estaca. Através do fator μ, obtido em provas de carga encontradas na bibliografia, e da avaliação do formato da curva carga recalque no topo, que pode denunciar, qualitativamente, as fases de mobilização do atrito lateral e da carga de ponta, foi possível comparar o comportamento de estacas tubadas cravadas de ponta aberta, embuchadas e de ponta fechada. A determinação do atrito lateral unitário máximo (fmáx), para os solos atravessados por estas mesmas estacas, e sua posterior comparação com os valores disponíveis na bibliografia de referência, revelou a consistência dos resultados obtidos e que a aplicação dos procedimentos adotados nesta pesquisa requerem que as provas de carga estáticas sejam levadas até a ruptura ou a grandes deformações. This MSc thesis dealt with the plug phenomenon in open-ended-toes steel pipe piles. This phenomenon occurs when, in the driving process of an open-ended toe pile, the soil that gets into its base alters its behavior, making it similar to one of a close-ended toe under static load and, sometimes, even under dynamic load. Many bored piles, installed with the presence of a water level, on a river, lake or a harbor area, have as the most feasible alternative the use of steel pipes, of large diameter, to achieve the project level. If the plug phenomenon was used, in this specific case, the pile would act in a similar manner of a driven pile and not of a bored pile, and the safety factors used on its calculation would deserve a better evaluation. The plug phenomenon was presented and characterized through the bibliographic references. To evaluate and better comprehend the phenomenon, a mathematical model based on the Cambefort’s Laws, modified by Massad, were used. This model was applied to the load-settlement curve at the top of the pile and allowed to obtain the magnifier factor (μ), that considers residual loads as friction loads. Using the μ factor, obtained in load tests gathered from the literature, and evaluating the shape of the load settlement curve at the pile head, that can denounce, qualitatively, the mobilization phases of the shaft load and the base load, it was possible to establish a relationship between the behavior of driven steel pipe piles, with plugged open-ended toes, and with close-ended toes. The determination of the ultimate unit shaft friction (fu), for the same piles, and its comparison with the existing data on literature, revealed that the values originated from the research were reliable and the procedures adopted in the research required the carrying of the static loads up to the ultimate load or, at least, to a great deformation. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassad, FaiçalGhilardi, Marcelo Pirani2005-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-08112005-093633/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-16T20:48:23Zoai:teses.usp.br:tde-08112005-093633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-16T20:48:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
Comparison between the behavior of steel pipe piles with opened and closed ends at the Santos Coastal Plain.
title Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
spellingShingle Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
Ghilardi, Marcelo Pirani
estruturas Baixada Santista
foundations Santos Coastal Plain
fundações Baixada Santista
soils Santos Coastal Plain
solos Baixada Santista
structures Santos Coastal Plain
title_short Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
title_full Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
title_fullStr Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
title_full_unstemmed Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
title_sort Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponta aberta e fechada na Baixada Santista.
author Ghilardi, Marcelo Pirani
author_facet Ghilardi, Marcelo Pirani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massad, Faiçal
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghilardi, Marcelo Pirani
dc.subject.por.fl_str_mv estruturas Baixada Santista
foundations Santos Coastal Plain
fundações Baixada Santista
soils Santos Coastal Plain
solos Baixada Santista
structures Santos Coastal Plain
topic estruturas Baixada Santista
foundations Santos Coastal Plain
fundações Baixada Santista
soils Santos Coastal Plain
solos Baixada Santista
structures Santos Coastal Plain
description A pesquisa trata do fenômeno do embuchamento em estacas metálicas tubadas cravadas com ponta aberta. O fenômeno em questão ocorre quando, ao se cravar uma estaca com ponta aberta, o solo que se acumula em seu interior forma um “plug", ou bucha, que altera seu comportamento, tornando-o semelhante ao de uma estaca de ponta fechada sob carregamento estático e, por vezes, até sob carregamento dinâmico. Muitas estacas escavadas, executadas com a presença de lâmina d’água, de rio, de lagoa ou de região portuária, têm como única alternativa de execução, ou alternativa mais viável economicamente, a utilização de camisas metálicas cravadas, de grande diâmetro, para que se atinja a cota de projeto. Se o fenômeno do embuchamento fosse aproveitado, nesse caso específico, a estaca agiria de maneira semelhante a uma cravada de ponta e não a uma escavada, e os coeficientes de segurança utilizados em seu dimensionamento mereceriam uma melhor avaliação. O fenômeno do embuchamento foi apresentado e caracterizado através das referências bibliográficas. Para se avaliar e compreender melhor o fenômeno, utilizou-se modelo matemático baseado nas Leis ou Relações de Cambefort, modificadas por Massad, que, através da curva carga-recalque no topo, permitiram obter o fator de majoração do atrito lateral (μ), que quantifica as cargas residuais presas na ponta em uma estaca. Através do fator μ, obtido em provas de carga encontradas na bibliografia, e da avaliação do formato da curva carga recalque no topo, que pode denunciar, qualitativamente, as fases de mobilização do atrito lateral e da carga de ponta, foi possível comparar o comportamento de estacas tubadas cravadas de ponta aberta, embuchadas e de ponta fechada. A determinação do atrito lateral unitário máximo (fmáx), para os solos atravessados por estas mesmas estacas, e sua posterior comparação com os valores disponíveis na bibliografia de referência, revelou a consistência dos resultados obtidos e que a aplicação dos procedimentos adotados nesta pesquisa requerem que as provas de carga estáticas sejam levadas até a ruptura ou a grandes deformações.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-08112005-093633/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-08112005-093633/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090526955175936