Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Marco Antonio Aparecido
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/
Resumo: A maioria das instituições educacionais prioriza o desenvolvimento de sistemas informacionais com foco operacional ou administrativo em seu primeiro momento postergando o desenvolvimento de sistemas que controlam o treinamento e aprendizado. A arquitetura proposta visa adaptar-se aos sistemas existentes, suportando a utilização de tecnologias que ajudam a evolução do treinamento e aprendizado de forma individual e não apenas utilizar tecnologia como um veículo distribuidor de informação, característica presente na maioria das apresentações multimídia. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a importância do aprendizado individual, identificando como as avaliações empregadas de forma presencial podem ter um formato mais dinâmico no ambiente virtual. Também são avaliadas tecnologias que fornecem subsídios para a criação da arquitetura, suprimindo algumas deficiências de fragmentação e de isolamento do aprendizado do aluno, melhorando o desempenho do conhecimento individual. É apresentado no final um modelo de estrutura que irá permitir a integração das tecnologias abordadas que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa a sistemas de informações existentes em instituições de ensino.
id USP_4804213940addc62d28359f62916e291
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31072017-114317
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensinoProposition of a technological architecture (framework) that supports the development of individual learning and is adjustable in teaching institutionsAgentes inteligentesE-learningE-LearningEADIntelligent agentsLearning objectsLOMLOMObjetos de aprendizagemSCORMSCORMServiços webSistemas tutoresTutoring systemsWeb-servicesA maioria das instituições educacionais prioriza o desenvolvimento de sistemas informacionais com foco operacional ou administrativo em seu primeiro momento postergando o desenvolvimento de sistemas que controlam o treinamento e aprendizado. A arquitetura proposta visa adaptar-se aos sistemas existentes, suportando a utilização de tecnologias que ajudam a evolução do treinamento e aprendizado de forma individual e não apenas utilizar tecnologia como um veículo distribuidor de informação, característica presente na maioria das apresentações multimídia. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a importância do aprendizado individual, identificando como as avaliações empregadas de forma presencial podem ter um formato mais dinâmico no ambiente virtual. Também são avaliadas tecnologias que fornecem subsídios para a criação da arquitetura, suprimindo algumas deficiências de fragmentação e de isolamento do aprendizado do aluno, melhorando o desempenho do conhecimento individual. É apresentado no final um modelo de estrutura que irá permitir a integração das tecnologias abordadas que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa a sistemas de informações existentes em instituições de ensino.The majority of educational institutions prioritize the development of informational systems with an operational or administrative focus at first, depreciating the development of systems that control training and learning. The proposed architecture aims to adapt itself to existing systems, supporting the application of technologies that help the evolution of training and learning in an individual way and not only using technology as a vehicle that distributes information, characteristic which is present in most of the multimedia presentations. The paper presents a review of the literature on the importance of individual learning, identifying how the evaluations employed in a present way may have a more dynamic format in the virtual environment. Technologies which supply subsides for the creation of the architecture are also evaluated, suppressing some deficiencies of fragmentation and isolation of the student\'s learning, improving the performance of the individual learning. It is presented at the end a model of structure that will allow the integration of the approached technologies which support the development of the individual learning and which can be adapted to existing information systems effective in teaching institutions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirLeite, Marco Antonio Aparecido2004-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-31072017-114317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
Proposition of a technological architecture (framework) that supports the development of individual learning and is adjustable in teaching institutions
title Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
spellingShingle Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
Leite, Marco Antonio Aparecido
Agentes inteligentes
E-learning
E-Learning
EAD
Intelligent agents
Learning objects
LOM
LOM
Objetos de aprendizagem
SCORM
SCORM
Serviços web
Sistemas tutores
Tutoring systems
Web-services
title_short Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
title_full Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
title_fullStr Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
title_full_unstemmed Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
title_sort Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
author Leite, Marco Antonio Aparecido
author_facet Leite, Marco Antonio Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cazarini, Edson Walmir
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Marco Antonio Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes inteligentes
E-learning
E-Learning
EAD
Intelligent agents
Learning objects
LOM
LOM
Objetos de aprendizagem
SCORM
SCORM
Serviços web
Sistemas tutores
Tutoring systems
Web-services
topic Agentes inteligentes
E-learning
E-Learning
EAD
Intelligent agents
Learning objects
LOM
LOM
Objetos de aprendizagem
SCORM
SCORM
Serviços web
Sistemas tutores
Tutoring systems
Web-services
description A maioria das instituições educacionais prioriza o desenvolvimento de sistemas informacionais com foco operacional ou administrativo em seu primeiro momento postergando o desenvolvimento de sistemas que controlam o treinamento e aprendizado. A arquitetura proposta visa adaptar-se aos sistemas existentes, suportando a utilização de tecnologias que ajudam a evolução do treinamento e aprendizado de forma individual e não apenas utilizar tecnologia como um veículo distribuidor de informação, característica presente na maioria das apresentações multimídia. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a importância do aprendizado individual, identificando como as avaliações empregadas de forma presencial podem ter um formato mais dinâmico no ambiente virtual. Também são avaliadas tecnologias que fornecem subsídios para a criação da arquitetura, suprimindo algumas deficiências de fragmentação e de isolamento do aprendizado do aluno, melhorando o desempenho do conhecimento individual. É apresentado no final um modelo de estrutura que irá permitir a integração das tecnologias abordadas que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa a sistemas de informações existentes em instituições de ensino.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257514345758720