Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/ |
Resumo: | A maioria das instituições educacionais prioriza o desenvolvimento de sistemas informacionais com foco operacional ou administrativo em seu primeiro momento postergando o desenvolvimento de sistemas que controlam o treinamento e aprendizado. A arquitetura proposta visa adaptar-se aos sistemas existentes, suportando a utilização de tecnologias que ajudam a evolução do treinamento e aprendizado de forma individual e não apenas utilizar tecnologia como um veículo distribuidor de informação, característica presente na maioria das apresentações multimídia. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a importância do aprendizado individual, identificando como as avaliações empregadas de forma presencial podem ter um formato mais dinâmico no ambiente virtual. Também são avaliadas tecnologias que fornecem subsídios para a criação da arquitetura, suprimindo algumas deficiências de fragmentação e de isolamento do aprendizado do aluno, melhorando o desempenho do conhecimento individual. É apresentado no final um modelo de estrutura que irá permitir a integração das tecnologias abordadas que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa a sistemas de informações existentes em instituições de ensino. |
id |
USP_4804213940addc62d28359f62916e291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31072017-114317 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensinoProposition of a technological architecture (framework) that supports the development of individual learning and is adjustable in teaching institutionsAgentes inteligentesE-learningE-LearningEADIntelligent agentsLearning objectsLOMLOMObjetos de aprendizagemSCORMSCORMServiços webSistemas tutoresTutoring systemsWeb-servicesA maioria das instituições educacionais prioriza o desenvolvimento de sistemas informacionais com foco operacional ou administrativo em seu primeiro momento postergando o desenvolvimento de sistemas que controlam o treinamento e aprendizado. A arquitetura proposta visa adaptar-se aos sistemas existentes, suportando a utilização de tecnologias que ajudam a evolução do treinamento e aprendizado de forma individual e não apenas utilizar tecnologia como um veículo distribuidor de informação, característica presente na maioria das apresentações multimídia. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a importância do aprendizado individual, identificando como as avaliações empregadas de forma presencial podem ter um formato mais dinâmico no ambiente virtual. Também são avaliadas tecnologias que fornecem subsídios para a criação da arquitetura, suprimindo algumas deficiências de fragmentação e de isolamento do aprendizado do aluno, melhorando o desempenho do conhecimento individual. É apresentado no final um modelo de estrutura que irá permitir a integração das tecnologias abordadas que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa a sistemas de informações existentes em instituições de ensino.The majority of educational institutions prioritize the development of informational systems with an operational or administrative focus at first, depreciating the development of systems that control training and learning. The proposed architecture aims to adapt itself to existing systems, supporting the application of technologies that help the evolution of training and learning in an individual way and not only using technology as a vehicle that distributes information, characteristic which is present in most of the multimedia presentations. The paper presents a review of the literature on the importance of individual learning, identifying how the evaluations employed in a present way may have a more dynamic format in the virtual environment. Technologies which supply subsides for the creation of the architecture are also evaluated, suppressing some deficiencies of fragmentation and isolation of the student\'s learning, improving the performance of the individual learning. It is presented at the end a model of structure that will allow the integration of the approached technologies which support the development of the individual learning and which can be adapted to existing information systems effective in teaching institutions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirLeite, Marco Antonio Aparecido2004-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-31072017-114317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino Proposition of a technological architecture (framework) that supports the development of individual learning and is adjustable in teaching institutions |
title |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino |
spellingShingle |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino Leite, Marco Antonio Aparecido Agentes inteligentes E-learning E-Learning EAD Intelligent agents Learning objects LOM LOM Objetos de aprendizagem SCORM SCORM Serviços web Sistemas tutores Tutoring systems Web-services |
title_short |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino |
title_full |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino |
title_fullStr |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino |
title_sort |
Proposta de uma arquitetura (framework) tecnológica que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa em instituições de ensino |
author |
Leite, Marco Antonio Aparecido |
author_facet |
Leite, Marco Antonio Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cazarini, Edson Walmir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Marco Antonio Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agentes inteligentes E-learning E-Learning EAD Intelligent agents Learning objects LOM LOM Objetos de aprendizagem SCORM SCORM Serviços web Sistemas tutores Tutoring systems Web-services |
topic |
Agentes inteligentes E-learning E-Learning EAD Intelligent agents Learning objects LOM LOM Objetos de aprendizagem SCORM SCORM Serviços web Sistemas tutores Tutoring systems Web-services |
description |
A maioria das instituições educacionais prioriza o desenvolvimento de sistemas informacionais com foco operacional ou administrativo em seu primeiro momento postergando o desenvolvimento de sistemas que controlam o treinamento e aprendizado. A arquitetura proposta visa adaptar-se aos sistemas existentes, suportando a utilização de tecnologias que ajudam a evolução do treinamento e aprendizado de forma individual e não apenas utilizar tecnologia como um veículo distribuidor de informação, característica presente na maioria das apresentações multimídia. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a importância do aprendizado individual, identificando como as avaliações empregadas de forma presencial podem ter um formato mais dinâmico no ambiente virtual. Também são avaliadas tecnologias que fornecem subsídios para a criação da arquitetura, suprimindo algumas deficiências de fragmentação e de isolamento do aprendizado do aluno, melhorando o desempenho do conhecimento individual. É apresentado no final um modelo de estrutura que irá permitir a integração das tecnologias abordadas que apóia o desenvolvimento do aprendizado individual e adaptativa a sistemas de informações existentes em instituições de ensino. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-31072017-114317/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257514345758720 |