O limiar do amor: o (des)velamento da sexualidade em Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Rodrigues Vianna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-12042021-181720/
Resumo: Mário de Andrade escolheu, para seu romance de estreia, Amar, verbo intransitivo, um tema polêmico e tabu em nossa sociedade, até os dias atuais: a iniciação sexual de jovens através do amor venal. Examinamos, desse modo, os mecanismos estéticos utilizados pelo autor para simbolizar literariamente tema considerado tão escandaloso. Cinco elementos se mostram significativos para o (des)velamento da sexualidade latente na obra: a classificação em idílio, a partir do postulado de um modelo - idílio neoclássico Paulo e Virgínia, de Bernardin de Saint-Pierre (1788) -; a estruturação em texto experimentalista modernista; o emprego do narrador onisciente intruso; a constituição das personagens como sujeitos cindidos e, por fim, os tropos da tradição retórica, aqui lidos em diálogo com os procedimentos oníricos (deslocamento, figuração por símbolos e condensação), como propostos pelo saber psicanalítico. A partir do conceito de \"entre-lugar\" (SANTIAGO, 1978), que postula a diferença como elemento fundamental para a crítica literária e como definidor da identidade do autor e da obra, interpretamos Amar, verbo intransitivo como romance idílio no \"entre-lugar\", realizado em sua diferença em relação ao modelo neoclássico. De mesmo modo, a composição da personagem Fräulein Elza e do caso erótico-amoroso vivido pelo casal protagonista também é analisada em seu aspecto pendular e indefinido: a moça é e não é uma prostituta, vivendo em conflito com sua posição no espaço privado da família, e o caso é e não é uma relação amorosa idílica. Compreendendo a literatura como processo de criação atravessado por desejos e pulsões inconscientes, analisamos como todos esses mecanismos literários, elaborados pelo labor estético, são empregados para ora encobrir, ora revelar a sexualidade da obra.
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spelling O limiar do amor: o (des)velamento da sexualidade em Amar, verbo intransitivo, de Mário de AndradeThe boundaries of love: the (un)veiling of the sexuality in Amar, verbo intransitivo, by Mário de AndradeAmar - verbo intransitivoAmar - verbo intransitivoBrazilian literatureLiteratura brasileiraMário de AndradeMário de AndradeSexualidadeSexualityMário de Andrade escolheu, para seu romance de estreia, Amar, verbo intransitivo, um tema polêmico e tabu em nossa sociedade, até os dias atuais: a iniciação sexual de jovens através do amor venal. Examinamos, desse modo, os mecanismos estéticos utilizados pelo autor para simbolizar literariamente tema considerado tão escandaloso. Cinco elementos se mostram significativos para o (des)velamento da sexualidade latente na obra: a classificação em idílio, a partir do postulado de um modelo - idílio neoclássico Paulo e Virgínia, de Bernardin de Saint-Pierre (1788) -; a estruturação em texto experimentalista modernista; o emprego do narrador onisciente intruso; a constituição das personagens como sujeitos cindidos e, por fim, os tropos da tradição retórica, aqui lidos em diálogo com os procedimentos oníricos (deslocamento, figuração por símbolos e condensação), como propostos pelo saber psicanalítico. A partir do conceito de \"entre-lugar\" (SANTIAGO, 1978), que postula a diferença como elemento fundamental para a crítica literária e como definidor da identidade do autor e da obra, interpretamos Amar, verbo intransitivo como romance idílio no \"entre-lugar\", realizado em sua diferença em relação ao modelo neoclássico. De mesmo modo, a composição da personagem Fräulein Elza e do caso erótico-amoroso vivido pelo casal protagonista também é analisada em seu aspecto pendular e indefinido: a moça é e não é uma prostituta, vivendo em conflito com sua posição no espaço privado da família, e o caso é e não é uma relação amorosa idílica. Compreendendo a literatura como processo de criação atravessado por desejos e pulsões inconscientes, analisamos como todos esses mecanismos literários, elaborados pelo labor estético, são empregados para ora encobrir, ora revelar a sexualidade da obra.Mário de Andrade chose for his debut novel, Amar, verbo intransitivo, a still current controversial and taboo theme in our society: the sexual initiation of young men through venal agreements. It is our wish to examine the aesthetic mechanisms used by the author to symbolize literarily such a scandalous theme. There are five significant elements that indicate the (un)veiling of latent sexuality in the present work: the idyllic classification deriving from the neoclassic idyllic model Paulo e Virgínia by Bernardin de Saint-Pierre (1788); the experimentalist-modernist structural writing; the intrusive heterodiegetic narrator; the splitting depiction of characters and, finally, traditional rhetoric trope, related in our reading to the oneiric procedures (displacement, figurability and condensation), as proposed by the psychoanalytical knowledge. From the \"in-between\" concept (SANTIAGO, 1978), that postulates the difference as a fundamental element to the literary criticism and defining of the author´s identity and his literary work as well, we interpret Amar, verbo intransitivo as an idyllic novel in the \"in-between\" space, composed in its difference in relation to the neoclassic model. Similarly Fraülein Elza\' character and the erotic-loving affair composition, lived by the main characters, is also analysed in her pendular and nondefined aspect: the lady is and is not a prostitute living in conflict with her position in the private space of the family, and the affair is and is not a loving-idyllic relationship. Understanding literature as a creation process permeated by unconscious desires and drives, we analyse how all these literary mechanisms, elaborated by aesthetic labor, as well as Andrade\'s state-of-the-art talent are applied to veil and unveil the sexuality of this artistic work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRosenbaum, YudithSilva, Simone Rodrigues Vianna2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-12042021-181720/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-13T02:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-12042021-181720Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-13T02:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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