Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre Junior, Ernesto Ferreira
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-21082024-161807/
Resumo: Neste trabalho desenvolve-se um programa experimental em solos arenosos finos laterílicos compactados, montados em laboratório com diferentes teores de argila. Tem-se o objetivo de descrever o comportamento da resistência à tração com a variação do teor de argila e da composição granulométrica da fração areia dos solos ensaiados. Dentre os vários ensaios de resistência à tração, optou-se por utilizar o ensaio de compressão diametral, após análise de sua aplicação através da literatura. Considerando-se que as variáveis teor de argila e umidade de compactação afetam diretamente o valor das resistência à tração e massa específica aparente seca, procurou-se definir relações matemáticas entre estas variáveis, a partir dos resultados expetimentais. Para isso utilizou-se na análise, rotinas estatísticas e foram definidas as correlações procuradas. Os resultados experimentais obtidos conduziram a equações com boa correlação entre os parâmetros envolvidos.
id USP_4878403fdd9222e0c802ba453dd07fbb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21082024-161807
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados...Neste trabalho desenvolve-se um programa experimental em solos arenosos finos laterílicos compactados, montados em laboratório com diferentes teores de argila. Tem-se o objetivo de descrever o comportamento da resistência à tração com a variação do teor de argila e da composição granulométrica da fração areia dos solos ensaiados. Dentre os vários ensaios de resistência à tração, optou-se por utilizar o ensaio de compressão diametral, após análise de sua aplicação através da literatura. Considerando-se que as variáveis teor de argila e umidade de compactação afetam diretamente o valor das resistência à tração e massa específica aparente seca, procurou-se definir relações matemáticas entre estas variáveis, a partir dos resultados expetimentais. Para isso utilizou-se na análise, rotinas estatísticas e foram definidas as correlações procuradas. Os resultados experimentais obtidos conduziram a equações com boa correlação entre os parâmetros envolvidos.An experimental program using compacted fine grained lateritic sand soils , mixlured in laboratory with different contents of day is developcd. The aim of this work is to describe the tensile strength behaviour as a function of the clay content and the granular structure of the sand fraction. Among many tensile tests it was choosed to use the diametral compression test, widely used in the technical field. Considering that the variables clay content and moisture of compactation affect directly the values of the tensile strength and the dry apparent specific masses, it was attempted to define the mathematical relations among these variables. For this, statistic analysis routines were used and the correlations wanted were defined.The experimental results obtained have conducted to equations with good coeficients of determination.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoria, Manoel Henrique AlbaNobre Junior, Ernesto Ferreira1993-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-21082024-161807/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-21082024-161807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
.
title Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
spellingShingle Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
Nobre Junior, Ernesto Ferreira
.
.
title_short Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
title_full Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
title_fullStr Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
title_full_unstemmed Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
title_sort Estudo experimental da resistência à tração de solos lateríticos compactados
author Nobre Junior, Ernesto Ferreira
author_facet Nobre Junior, Ernesto Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soria, Manoel Henrique Alba
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre Junior, Ernesto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv .
.
topic .
.
description Neste trabalho desenvolve-se um programa experimental em solos arenosos finos laterílicos compactados, montados em laboratório com diferentes teores de argila. Tem-se o objetivo de descrever o comportamento da resistência à tração com a variação do teor de argila e da composição granulométrica da fração areia dos solos ensaiados. Dentre os vários ensaios de resistência à tração, optou-se por utilizar o ensaio de compressão diametral, após análise de sua aplicação através da literatura. Considerando-se que as variáveis teor de argila e umidade de compactação afetam diretamente o valor das resistência à tração e massa específica aparente seca, procurou-se definir relações matemáticas entre estas variáveis, a partir dos resultados expetimentais. Para isso utilizou-se na análise, rotinas estatísticas e foram definidas as correlações procuradas. Os resultados experimentais obtidos conduziram a equações com boa correlação entre os parâmetros envolvidos.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-21082024-161807/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-21082024-161807/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256527837069312