Diretrizes para o Estabelecimento de Melhoria de Processo adequada a Empresas de Pequeno Porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiats, Mayb Iara
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-01032018-090301/
Resumo: A partir dos anos 90, a qualidade tornou-se uma necessidade básica na luta pelo mercado competitivo e acabou afetando a indústria de software. Os desenvolvedores de software são obrigados a aperfeiçoarem o seu produto final para continuarem competindo no mercado. Após alguns anos de experiência no desenvolvimento de software, percebeu-se que alguns fatores de qualidade considerados pelos clientes, estão mais relacionados ao processo de software do que ao produto final. A melhoria do processo de software aumenta as chances de se obter um produto que atenda as expectativas dos clientes. No entanto, a realização de uma melhoria de processo de software não é uma tarefa simples e envolve vários fatores. Para auxiliar a tarefa de melhorar o processo de software, existem hoje na literatura vários modelos de melhoria como por exemplo o SW-CMM (Software-Capability Maturity Model). Porém, a maioria dos modelos de melhoria existem são voltados para as empresas de grande porte, possuindo uma estrutura complexa e \"fechada\" que dificilmente se ajustam às necessidades das empresas desenvolvedoras de software brasileiras, as quais, são na sua maioria, empresas de pequeno porte. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta diretrizes para orientar clara e objetivamente a melhoria de processo de software. As diretrizes seguem os passos da fase de estabelecimento da Abordagem IDEAL- Estabelecimento de Prioridades, Desenvolvimento da Abordagem e Planejamento de Ações - e considera algumas idéias obtidas através do estudo das abordagens S:PLAN, Bootstrap e a parte 7 do Modelo SPICE.
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