A formação dos trabalhadores técnicos de nível médio em saúde em Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Silvia Helena Mendonça de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-18072024-140153/
Resumo: Este estudo abordou a formação técnica dos trabalhadores de nível médio da área da saúde no estado de Mato Grosso do Sul (MS). Na sociedade neoliberal, o foco dessa formação é, exclusivamente, para o mercado de trabalho e, portanto, reduzido ao fazer. Todavia, dialeticamente, esse foco pode ser tensionado pela perspectiva da formação humana integral, tendo a transformação social como princípio. O objetivo geral deste estudo foi analisar a formação técnica de nível médio em saúde em MS em suas relações com as políticas educacionais no cenário neoliberal e seus desdobramentos na organização da oferta, na prática pedagógica e nas perspectivas de estudantes e egressos. Tem-se como objetivos específicos: delinear alguns aspectos da política de formação técnica de nível médio em saúde a partir de dispositivos político-legais do estado; caracterizar os cursos e estabelecimentos de ensino na educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, considerando oferta e incluindo as modalidades e matrículas, bem como a natureza jurídica das instituições formadoras; analisar diretrizes teórico-metodológicas, concepções e práticas pedagógicas, considerando a formação para o trabalho; e relacionar as perspectivas de estudantes e egressos quanto às motivações e expectativas da formação técnica de nível médio em saúde com as análises empreendidas ao longo do estudo. Tratou-se de uma pesquisa transversal, descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa e análise documental. A abordagem quantitativa foi referente aos dados obtidos no Censo Escolar, no período de 2010 a 2019. Na parte qualitativa, a pesquisa foi realizada em quatro estabelecimentos de ensino, sendo dois públicos e dois privados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras e coordenadoras/coordenador e quatro grupos focais com estudantes/egressos dos cursos técnicos que fizeram parte do estudo: Análises Clínicas, Enfermagem, Imobilizações Ortopédicas e Radiologia. A análise documental foi realizada a partir do marco legal da educação profissional do estado de MS e documentos disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino. A análise dos dados foi conduzida pela análise de conteúdos, tendo sido feita aproximação ao referencial teórico do materialismo histórico dialético, com destaque à compreensão sobre o trabalho como princípio educativo e ao ideário neoliberal no campo educacional. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva. Para a apresentação e discussão dos resultados provenientes dos dados qualitativos, foram configuradas as seguintes categorias empíricas: O sentido dado ao trabalho; A relação trabalho-educação adotada pelas escolas; Relação teoria e prática; Concepção de formação presente nas escolas; e Organização curricular. Para os resultados dos grupos focais, as categorias empíricas foram: Trajetórias educacionais e expectativas para a formação técnica; e Empregabilidade: foco estratégico dos egressos e estudantes. A formação técnica dos trabalhadores de saúde em MS segue a vertente da formação para o mercado, com cursos subsequentes ofertados, em sua maioria, por escolas particulares. Tanto no setor público como no privado, os currículos e as práticas pedagógicas estão, predominantemente, voltados para a lógica da escola nova e do tecnicismo. As motivações e expectativas de estudantes e egressos em relação à formação técnica coadunam com os ideais da sociedade neoliberal, privilegiando a formação para o mercado, em termos da empregabilidade, o que afasta a possibilidade de uma formação densa, que permitiria a inserção social com criticidade e com mais condições de compreender as relações entre saúde e sociedade. Considerando o movimento dialético na produção das relações socais, espera-se que este estudo possa contribuir para reflexões e proposições de um projeto contra-hegemônico que esteja a favor da classe trabalhadora e do SUS, com vistas à formação humana integral para a transformação social.
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Tem-se como objetivos específicos: delinear alguns aspectos da política de formação técnica de nível médio em saúde a partir de dispositivos político-legais do estado; caracterizar os cursos e estabelecimentos de ensino na educação profissional técnica de nível médio na área da saúde, considerando oferta e incluindo as modalidades e matrículas, bem como a natureza jurídica das instituições formadoras; analisar diretrizes teórico-metodológicas, concepções e práticas pedagógicas, considerando a formação para o trabalho; e relacionar as perspectivas de estudantes e egressos quanto às motivações e expectativas da formação técnica de nível médio em saúde com as análises empreendidas ao longo do estudo. Tratou-se de uma pesquisa transversal, descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa e análise documental. A abordagem quantitativa foi referente aos dados obtidos no Censo Escolar, no período de 2010 a 2019. Na parte qualitativa, a pesquisa foi realizada em quatro estabelecimentos de ensino, sendo dois públicos e dois privados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras e coordenadoras/coordenador e quatro grupos focais com estudantes/egressos dos cursos técnicos que fizeram parte do estudo: Análises Clínicas, Enfermagem, Imobilizações Ortopédicas e Radiologia. A análise documental foi realizada a partir do marco legal da educação profissional do estado de MS e documentos disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino. A análise dos dados foi conduzida pela análise de conteúdos, tendo sido feita aproximação ao referencial teórico do materialismo histórico dialético, com destaque à compreensão sobre o trabalho como princípio educativo e ao ideário neoliberal no campo educacional. Os dados quantitativos foram analisados por meio da estatística descritiva. Para a apresentação e discussão dos resultados provenientes dos dados qualitativos, foram configuradas as seguintes categorias empíricas: O sentido dado ao trabalho; A relação trabalho-educação adotada pelas escolas; Relação teoria e prática; Concepção de formação presente nas escolas; e Organização curricular. Para os resultados dos grupos focais, as categorias empíricas foram: Trajetórias educacionais e expectativas para a formação técnica; e Empregabilidade: foco estratégico dos egressos e estudantes. A formação técnica dos trabalhadores de saúde em MS segue a vertente da formação para o mercado, com cursos subsequentes ofertados, em sua maioria, por escolas particulares. Tanto no setor público como no privado, os currículos e as práticas pedagógicas estão, predominantemente, voltados para a lógica da escola nova e do tecnicismo. As motivações e expectativas de estudantes e egressos em relação à formação técnica coadunam com os ideais da sociedade neoliberal, privilegiando a formação para o mercado, em termos da empregabilidade, o que afasta a possibilidade de uma formação densa, que permitiria a inserção social com criticidade e com mais condições de compreender as relações entre saúde e sociedade. Considerando o movimento dialético na produção das relações socais, espera-se que este estudo possa contribuir para reflexões e proposições de um projeto contra-hegemônico que esteja a favor da classe trabalhadora e do SUS, com vistas à formação humana integral para a transformação social.This study addresses technical training of midlevel healthcare workers in the state of Mato Grosso do Sul. In a neoliberal society, this training focuses exclusively on the job market and is therefore reduced to doing. But dialectically, this focus could be shifted by the viewpoint of integral human training for social transformation. The overall objective of this study was to analyze the technical training of midlevel healthcare workers in MS and its relationships with educational policies within the neoliberal scenario and their implications on the organization of provision, pedagogical practices, and the perspectives of current and former students. Specific objectives include: defining some aspects of midlevel healthcare worker training policy from governmental policy/law resources; describe the courses and educational establishments providing technical training for midlevel healthcare workers, considering availability and including various modalities and enrollments, as well as the legal status of these training institutions; analyze the theoretical and methodological directives, concepts, and pedagogical practices, considering training for work; and relating perspectives of students and former students on their motivations and expectations for midlevel technical training in health, with analyses undertaken throughout the study. This is a transversal, descriptive study with a quantitative and qualitative approach that also involves documentary analysis. The quantitative approach involves data from the 2010-2019 Brazilian School Census; in terms of qualitative analysis, the study was conducted in four educational institutions (two public and two private). Semi-structured interviews were conducted with teachers and coordinators, as well as four focus groups containing current and former students in the technical courses included in this study: clinical analysis, nursing, orthopedic immobilizations, and radiology. Document analysis involved the legal definition of professional education in Mato Grosso do Sul and documents provided by the educational institutions. The data analysis examined content against the theoretical references of dialectic historical materialism, highlighting the understanding of work as an educational principle and neoliberal ideas within the field of education. The quantitative data were analyzed via descriptive statistics, and the following empirical categories were established to present and discuss the findings: meaning attributed to work; the relationship between work and education adopted by the schools; relationship between theory and practice; concept of training present in the schools; organization of the curriculum. For the results of the focus groups, the empirical categories were educational trajectories and expectations for technical training, and employability as a strategic focus of the current and former students. Technical training of healthcare workers in this state is guided by the notion of training for the market, with subsequent courses offered mostly by private schools. In both the public and private sector, the curricula and pedagogical practices are predominantly centered around the logic of the new school and technicism. The motivations and expectations of current and former students with regard to technical training are linked to the ideas of the neoliberal society, favoring training for the market in terms of employability, which impedes more involved training that would permit critical social insertion and better understanding of the relationship between health and society. Considering the dialectic movement in production of social relationships, this study is intended to contribute to reflections and proposals within an anti-hegemonic movement that favors the working class and the Brazilian Unified Health System, for integral human training and social transformation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrêa, Adriana KatiaMoraes, Silvia Helena Mendonça de2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-18072024-140153/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-19T18:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-18072024-140153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-19T18:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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