Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/ |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre as noções de conscientização, como parte de uma proposta de educação voltada para a liberdade, tal como sustentada por Paulo Freire e a de reconhecimento de Axel Honneth, noção esta relativa ao processo de emancipação de populações historicamente marginalizadas e prejudicadas. Pretende-se, assim, delinear um corpo teórico e metodológico, a partir do qual serão analisadas as contribuições estéticas e sociopolíticas das músicas dos Rappers de Angola para o processo de conscientização da juventude do país. Outro objetivo da pesquisa que se impõe é analisar por meio de testemunhos, na forma de entrevistas, as possíveis contribuições do Rap angolano e brasileiro no processo de formação crítica de alunos do ensino fundamental, além de se constituir em uma forma de estabelecer uma conexão entre as circunstâncias de formação da consciência crítica por meio do Rap no Brasil e em Angola. A teoria da luta por reconhecimento nas esferas subjetiva, jurídica e cultural - tal como formulada por Axel Honneth (2003), bem como as ideias de educação popular libertária e da pedagogia da indignação sustentadas pelo educador brasileiro Paulo Freire (1989, 1994), podem elucidar e conferir novos contornos ao Rap enquanto movimento estético de protesto e contestação. Em parceria com professores de uma escola pública, em São Paulo, realizamos oficinas com alunos do ensino fundamental para que pudéssemos analisar em que medida o contato vivo com as mensagens trazidas por Rappers brasileiros, podem contribuir para o despertar de um olhar crítico sobre as realidades dos jovens moradores de periferia de São Paulo e de jovens angolanos. |
id |
USP_48cae75dd16c5428986d8e7105175b9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04122019-180743 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educaçãoYouth and culture polarization: the case of Rap in Brazil and Angola - new possibilities and dilemmas in educationAngolaAngolaEducaçãoEducationHip HopHip HopJuventudeMusicMúsicaRapRapYouthO objetivo desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre as noções de conscientização, como parte de uma proposta de educação voltada para a liberdade, tal como sustentada por Paulo Freire e a de reconhecimento de Axel Honneth, noção esta relativa ao processo de emancipação de populações historicamente marginalizadas e prejudicadas. Pretende-se, assim, delinear um corpo teórico e metodológico, a partir do qual serão analisadas as contribuições estéticas e sociopolíticas das músicas dos Rappers de Angola para o processo de conscientização da juventude do país. Outro objetivo da pesquisa que se impõe é analisar por meio de testemunhos, na forma de entrevistas, as possíveis contribuições do Rap angolano e brasileiro no processo de formação crítica de alunos do ensino fundamental, além de se constituir em uma forma de estabelecer uma conexão entre as circunstâncias de formação da consciência crítica por meio do Rap no Brasil e em Angola. A teoria da luta por reconhecimento nas esferas subjetiva, jurídica e cultural - tal como formulada por Axel Honneth (2003), bem como as ideias de educação popular libertária e da pedagogia da indignação sustentadas pelo educador brasileiro Paulo Freire (1989, 1994), podem elucidar e conferir novos contornos ao Rap enquanto movimento estético de protesto e contestação. Em parceria com professores de uma escola pública, em São Paulo, realizamos oficinas com alunos do ensino fundamental para que pudéssemos analisar em que medida o contato vivo com as mensagens trazidas por Rappers brasileiros, podem contribuir para o despertar de um olhar crítico sobre as realidades dos jovens moradores de periferia de São Paulo e de jovens angolanos.The objective of this research is establishing a dialogue between the notions of awareness, as part of a proposal of education oriented towards freedom, as sustained by Paulo Freire and the one of recognition of Axel Honneth, notion this relative to the process of emancipation of Historically marginalized and impoverished populations. The aim is to delineate a theoretical and methodological body, from which the aesthetic and socio-political contributions of the songs of rappers from Angola to the process of raising awareness of the countrys youth will be analyzed. Another objective of the research that needs to be analyzed through testimony, in the form of interviews, the possible contributions of Angolan and Brazilian rap in the process of criticai training of elementary school students, and constitute a way to establish a connection between The circumstances of criticai awareness formation through rap in Brazil and Angola. The theory of the struggle for recognition - in the subjective, juridical and cultural spheres - as formulated by Axel Honneth (2003), as well as the ideas of libertarian popular education and the pedagogy of indignation supported by the Brazilian educator Paulo Freire (1989, 1994) Can elucidate and give new contours to rap as an aesthetic movement of protest and contestation. In partnership with teachers from a public school in São Paulo, we held workshops with elementary school students so that we could analyze the extent to which live contact with messages brought by Brazilian rappers can contribute to \"awakening\" a criticai eye on The realities of the young residents of the outskirts of São Paulo and young Angolans.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Roberto daMpanzo, Alexandrino Nunes2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-05T15:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122019-180743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-05T15:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação Youth and culture polarization: the case of Rap in Brazil and Angola - new possibilities and dilemmas in education |
title |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação |
spellingShingle |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação Mpanzo, Alexandrino Nunes Angola Angola Educação Education Hip Hop Hip Hop Juventude Music Música Rap Rap Youth |
title_short |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação |
title_full |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação |
title_fullStr |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação |
title_full_unstemmed |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação |
title_sort |
Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação |
author |
Mpanzo, Alexandrino Nunes |
author_facet |
Mpanzo, Alexandrino Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Roberto da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mpanzo, Alexandrino Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Angola Angola Educação Education Hip Hop Hip Hop Juventude Music Música Rap Rap Youth |
topic |
Angola Angola Educação Education Hip Hop Hip Hop Juventude Music Música Rap Rap Youth |
description |
O objetivo desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre as noções de conscientização, como parte de uma proposta de educação voltada para a liberdade, tal como sustentada por Paulo Freire e a de reconhecimento de Axel Honneth, noção esta relativa ao processo de emancipação de populações historicamente marginalizadas e prejudicadas. Pretende-se, assim, delinear um corpo teórico e metodológico, a partir do qual serão analisadas as contribuições estéticas e sociopolíticas das músicas dos Rappers de Angola para o processo de conscientização da juventude do país. Outro objetivo da pesquisa que se impõe é analisar por meio de testemunhos, na forma de entrevistas, as possíveis contribuições do Rap angolano e brasileiro no processo de formação crítica de alunos do ensino fundamental, além de se constituir em uma forma de estabelecer uma conexão entre as circunstâncias de formação da consciência crítica por meio do Rap no Brasil e em Angola. A teoria da luta por reconhecimento nas esferas subjetiva, jurídica e cultural - tal como formulada por Axel Honneth (2003), bem como as ideias de educação popular libertária e da pedagogia da indignação sustentadas pelo educador brasileiro Paulo Freire (1989, 1994), podem elucidar e conferir novos contornos ao Rap enquanto movimento estético de protesto e contestação. Em parceria com professores de uma escola pública, em São Paulo, realizamos oficinas com alunos do ensino fundamental para que pudéssemos analisar em que medida o contato vivo com as mensagens trazidas por Rappers brasileiros, podem contribuir para o despertar de um olhar crítico sobre as realidades dos jovens moradores de periferia de São Paulo e de jovens angolanos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090393026854912 |