Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mpanzo, Alexandrino Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre as noções de conscientização, como parte de uma proposta de educação voltada para a liberdade, tal como sustentada por Paulo Freire e a de reconhecimento de Axel Honneth, noção esta relativa ao processo de emancipação de populações historicamente marginalizadas e prejudicadas. Pretende-se, assim, delinear um corpo teórico e metodológico, a partir do qual serão analisadas as contribuições estéticas e sociopolíticas das músicas dos Rappers de Angola para o processo de conscientização da juventude do país. Outro objetivo da pesquisa que se impõe é analisar por meio de testemunhos, na forma de entrevistas, as possíveis contribuições do Rap angolano e brasileiro no processo de formação crítica de alunos do ensino fundamental, além de se constituir em uma forma de estabelecer uma conexão entre as circunstâncias de formação da consciência crítica por meio do Rap no Brasil e em Angola. A teoria da luta por reconhecimento nas esferas subjetiva, jurídica e cultural - tal como formulada por Axel Honneth (2003), bem como as ideias de educação popular libertária e da pedagogia da indignação sustentadas pelo educador brasileiro Paulo Freire (1989, 1994), podem elucidar e conferir novos contornos ao Rap enquanto movimento estético de protesto e contestação. Em parceria com professores de uma escola pública, em São Paulo, realizamos oficinas com alunos do ensino fundamental para que pudéssemos analisar em que medida o contato vivo com as mensagens trazidas por Rappers brasileiros, podem contribuir para o despertar de um olhar crítico sobre as realidades dos jovens moradores de periferia de São Paulo e de jovens angolanos.
id USP_48cae75dd16c5428986d8e7105175b9e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122019-180743
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educaçãoYouth and culture polarization: the case of Rap in Brazil and Angola - new possibilities and dilemmas in educationAngolaAngolaEducaçãoEducationHip HopHip HopJuventudeMusicMúsicaRapRapYouthO objetivo desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre as noções de conscientização, como parte de uma proposta de educação voltada para a liberdade, tal como sustentada por Paulo Freire e a de reconhecimento de Axel Honneth, noção esta relativa ao processo de emancipação de populações historicamente marginalizadas e prejudicadas. Pretende-se, assim, delinear um corpo teórico e metodológico, a partir do qual serão analisadas as contribuições estéticas e sociopolíticas das músicas dos Rappers de Angola para o processo de conscientização da juventude do país. Outro objetivo da pesquisa que se impõe é analisar por meio de testemunhos, na forma de entrevistas, as possíveis contribuições do Rap angolano e brasileiro no processo de formação crítica de alunos do ensino fundamental, além de se constituir em uma forma de estabelecer uma conexão entre as circunstâncias de formação da consciência crítica por meio do Rap no Brasil e em Angola. A teoria da luta por reconhecimento nas esferas subjetiva, jurídica e cultural - tal como formulada por Axel Honneth (2003), bem como as ideias de educação popular libertária e da pedagogia da indignação sustentadas pelo educador brasileiro Paulo Freire (1989, 1994), podem elucidar e conferir novos contornos ao Rap enquanto movimento estético de protesto e contestação. Em parceria com professores de uma escola pública, em São Paulo, realizamos oficinas com alunos do ensino fundamental para que pudéssemos analisar em que medida o contato vivo com as mensagens trazidas por Rappers brasileiros, podem contribuir para o despertar de um olhar crítico sobre as realidades dos jovens moradores de periferia de São Paulo e de jovens angolanos.The objective of this research is establishing a dialogue between the notions of awareness, as part of a proposal of education oriented towards freedom, as sustained by Paulo Freire and the one of recognition of Axel Honneth, notion this relative to the process of emancipation of Historically marginalized and impoverished populations. The aim is to delineate a theoretical and methodological body, from which the aesthetic and socio-political contributions of the songs of rappers from Angola to the process of raising awareness of the countrys youth will be analyzed. Another objective of the research that needs to be analyzed through testimony, in the form of interviews, the possible contributions of Angolan and Brazilian rap in the process of criticai training of elementary school students, and constitute a way to establish a connection between The circumstances of criticai awareness formation through rap in Brazil and Angola. The theory of the struggle for recognition - in the subjective, juridical and cultural spheres - as formulated by Axel Honneth (2003), as well as the ideas of libertarian popular education and the pedagogy of indignation supported by the Brazilian educator Paulo Freire (1989, 1994) Can elucidate and give new contours to rap as an aesthetic movement of protest and contestation. In partnership with teachers from a public school in São Paulo, we held workshops with elementary school students so that we could analyze the extent to which live contact with messages brought by Brazilian rappers can contribute to \"awakening\" a criticai eye on The realities of the young residents of the outskirts of São Paulo and young Angolans.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Roberto daMpanzo, Alexandrino Nunes2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-05T15:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122019-180743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-05T15:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
Youth and culture polarization: the case of Rap in Brazil and Angola - new possibilities and dilemmas in education
title Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
spellingShingle Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
Mpanzo, Alexandrino Nunes
Angola
Angola
Educação
Education
Hip Hop
Hip Hop
Juventude
Music
Música
Rap
Rap
Youth
title_short Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
title_full Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
title_fullStr Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
title_full_unstemmed Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
title_sort Jovens e politização da cultura: o caso do rap no Brasil e em Angola - novas possibilidades e dilemas em educação
author Mpanzo, Alexandrino Nunes
author_facet Mpanzo, Alexandrino Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto da
dc.contributor.author.fl_str_mv Mpanzo, Alexandrino Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
Angola
Educação
Education
Hip Hop
Hip Hop
Juventude
Music
Música
Rap
Rap
Youth
topic Angola
Angola
Educação
Education
Hip Hop
Hip Hop
Juventude
Music
Música
Rap
Rap
Youth
description O objetivo desta pesquisa é estabelecer um diálogo entre as noções de conscientização, como parte de uma proposta de educação voltada para a liberdade, tal como sustentada por Paulo Freire e a de reconhecimento de Axel Honneth, noção esta relativa ao processo de emancipação de populações historicamente marginalizadas e prejudicadas. Pretende-se, assim, delinear um corpo teórico e metodológico, a partir do qual serão analisadas as contribuições estéticas e sociopolíticas das músicas dos Rappers de Angola para o processo de conscientização da juventude do país. Outro objetivo da pesquisa que se impõe é analisar por meio de testemunhos, na forma de entrevistas, as possíveis contribuições do Rap angolano e brasileiro no processo de formação crítica de alunos do ensino fundamental, além de se constituir em uma forma de estabelecer uma conexão entre as circunstâncias de formação da consciência crítica por meio do Rap no Brasil e em Angola. A teoria da luta por reconhecimento nas esferas subjetiva, jurídica e cultural - tal como formulada por Axel Honneth (2003), bem como as ideias de educação popular libertária e da pedagogia da indignação sustentadas pelo educador brasileiro Paulo Freire (1989, 1994), podem elucidar e conferir novos contornos ao Rap enquanto movimento estético de protesto e contestação. Em parceria com professores de uma escola pública, em São Paulo, realizamos oficinas com alunos do ensino fundamental para que pudéssemos analisar em que medida o contato vivo com as mensagens trazidas por Rappers brasileiros, podem contribuir para o despertar de um olhar crítico sobre as realidades dos jovens moradores de periferia de São Paulo e de jovens angolanos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-180743/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090393026854912