Comparação da eficácia do método de análise de modelos realizados de forma digital e convencional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23139/tde-30082021-101720/ |
Resumo: | Os escâneres intraorais estão trazendo uma maior praticidade ao cirurgião dentista nos consultórios odontológicos em substituição, ainda que parcial das moldagens convencionais; e para as clínicas de radiodiagnóstico uma otimização de tempo na confecção dos modelos ortodônticos de estudo, para as análises de modelos feitas via software, além de trazer maior conforto e comodidade ao paciente. Este estudo teve como objetivo comparar análises de modelos feitas de forma convencional (manual) e digital. A metodologia aplicada baseia-se em quarenta e cinco pacientes entre 12 e 25 anos, com dentição permanente completa, classe I ou II de Angle que foram submetidos a moldagem convencional para obtenção de modelos de estudo de gesso e também foram escaneados por um único examinador com o escâner CS3600 da Carestreamâ, para obtenção de modelo digital. As medidas manuais de uma análise longitudinal e uma transversal foram feitas por três cirurgiões-dentistas, previamente padronizados pelos critérios de execução do método, com o auxílio de um paquímetro digital. Após intervalo de quinze dias, todas mensurações manuais foram repetidas e executadas com o software CS Model+â Carestream, comparou-se todas as medidas. Resultados: o índice de confiabilidade do software comparado aos cirurgiões dentistas foi excelente (CCI > 0,89), quando os modelos digitais não possuíam braquetes, e de replicabilidade média boa (CCI >79) quando possuíam aparato ortodôntico, onde concluímos que o software em questão apesar de bom, e de grande auxílio para a odontologia, em especial as clínicas de radiodiagnóstico e ortodontistas, ainda possui limitações que precisam ser corrigidas na prática diária. |
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