Docência e memória: elos da formação humanista das Faculdades Integradas SantoTomás de Aquino (1960-1980)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17022021-130152/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo compreender e analisar as concepções e práticas predominantes na história da formação docente humanista das Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, FISTA, de Uberaba, Minas Gerais, única instituição confessional de ensino superior no Brasil, criada e administrada pelas Irmãs Dominicanas, da Congregação Nossa Senhora do Rosário de Monteils, com origem na França. As concepções de homem, de sociedade, de mundo e educação eram evidenciadas no currículo humanista em que o estudo reflexivo e a prática pensada já se colocavam como princípios fundamentais. Quais eram os sujeitos? Quais os valores que permearam a prática institucional da FISTA? O que era feito em relação à formação docente universitária? Por que se fazia? Quais as formas de condução das práticas num movimento que traduzia (singular movimento) as relações de saber e poder? Nessa perspectiva, os depoimentos foram fundamentais e reveladores de uma memória coletiva, com aspectos significativos dos campos social, econômico e cultural. Os relatos autobiográficos provocaram inquietações sobre a memória, as representações de docência, habitus e valores assumidos pelos ex-alunos e ex-professores da FISTA na construção de suas identidades profissionais. À luz da teoria sociológica de Bourdieu apreendemos conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social que ampliaram a análise das práticas e saberes vivenciados pelos egressos, assim como da história da Igreja, do ensino superior, da ditadura militar no recorte temporal de 1960 a 1980. Acredita-se que este estudo possa contribuir com uma concepção antropológica de currículo em que o conhecimento, o saber e a cultura tendem essencialmente a humanizar as relações entre os sujeitos. As instituições escolares inserem-se no campo que não as deixam perdidas no tempo ou espaço. Constituem fontes de pesquisa por meio das histórias conectadas, do diálogo entre as culturas, saberes, interdependências, avanços e desafios que ligam o passado ao presente. |
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Docência e memória: elos da formação humanista das Faculdades Integradas SantoTomás de Aquino (1960-1980)Teaching and memory: links in the humanist education of Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino (1960- 1980) in Uberaba, MGFISTAFISTAFormação docente humanistaHumanist teaching formationMemóriaMemoryEsta pesquisa tem por objetivo compreender e analisar as concepções e práticas predominantes na história da formação docente humanista das Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, FISTA, de Uberaba, Minas Gerais, única instituição confessional de ensino superior no Brasil, criada e administrada pelas Irmãs Dominicanas, da Congregação Nossa Senhora do Rosário de Monteils, com origem na França. As concepções de homem, de sociedade, de mundo e educação eram evidenciadas no currículo humanista em que o estudo reflexivo e a prática pensada já se colocavam como princípios fundamentais. Quais eram os sujeitos? Quais os valores que permearam a prática institucional da FISTA? O que era feito em relação à formação docente universitária? Por que se fazia? Quais as formas de condução das práticas num movimento que traduzia (singular movimento) as relações de saber e poder? Nessa perspectiva, os depoimentos foram fundamentais e reveladores de uma memória coletiva, com aspectos significativos dos campos social, econômico e cultural. Os relatos autobiográficos provocaram inquietações sobre a memória, as representações de docência, habitus e valores assumidos pelos ex-alunos e ex-professores da FISTA na construção de suas identidades profissionais. À luz da teoria sociológica de Bourdieu apreendemos conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social que ampliaram a análise das práticas e saberes vivenciados pelos egressos, assim como da história da Igreja, do ensino superior, da ditadura militar no recorte temporal de 1960 a 1980. Acredita-se que este estudo possa contribuir com uma concepção antropológica de currículo em que o conhecimento, o saber e a cultura tendem essencialmente a humanizar as relações entre os sujeitos. As instituições escolares inserem-se no campo que não as deixam perdidas no tempo ou espaço. Constituem fontes de pesquisa por meio das histórias conectadas, do diálogo entre as culturas, saberes, interdependências, avanços e desafios que ligam o passado ao presente.This research aims to understand and analyze the prevailing conceptions and practices in the history of humanist teaching formation of the Saint Tomás the Aquino Integrated Faculties, FISTA, of Uberaba, Minas Gerais, the only confessional institution of higher education in Brazil, created and administered by the Dominican Sisters, from the Congregation of Our Lady of the Rosary of Monteils, originating in France. The conceptions of man, society, world and education were evidenced in the humanist curriculum in which reflective study and thought practice were already placed as fundamental principles. What were the subjects? What values permeated FISTA\'s institutional practice? What was done about university teacher education? Why was it done? What are the ways of conducting practices in a singular movement that translated the relations of knowledge and power? In this perspective, the statements were fundamental and revealing a collective memory, with significant aspects of the social, economic and cultural fields. The autobiographical reports provoked concerns about the memory, the representations of teaching, habitus and values assumed by FISTA\'s students and teachers in the construction of their professional identities. In the light of Bourdieu\'s sociological theory, we grasp concepts such as habitus, practice, strategy, field, cultural capital, symbolic violence and social reproduction that broadened the analysis of the practices and knowledge experienced by the graduates, as well as the history of the Church, higher education, military dictatorship in the time frame from 1960 to 1980. It is believed that this study can contribute to an anthropological conception of curriculum in which knowledge, knowledge and culture tend to essentially humanize the relations between the subjects. School institutions are inserted in the field that do not leave them lost in time or space. They are sources of research through connected stories, dialogue between cultures, knowledge, interdependencies, advances and challenges that link the past to the present.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatani, Denice BarbaraSantos, Maria de Lourdes Leal dos2020-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17022021-130152/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-24T22:35:02Zoai:teses.usp.br:tde-17022021-130152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-24T22:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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