Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toma, Renata Harumi Cortez
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-18052018-134239/
Resumo: Esta dissertação reflete acerca das relações mantidas na cidade de São Paulo entre seres humanos e cães de estimação cujo alicerce consiste na afetividade. Discute-se a concepção desses donos de cães acerca da espécie canina e aponta-se as características reconhecidas em tais animais, que contrariam a ideia de exclusividade humana das capacidades cognitivas, de comunicação, sentimento, sensciência, consciência e moralidade. Detentores de características antropomórficas, os cães são entendidos a partir de identidades caninas individuais, com personalidades próprias. Suas especificidades da espécie também os permitem ser valorados frente aos humanos, pois a sinceridade de afetos e a pureza moral que lhes é atribuída ultrapassa a da nossa espécie. O estudo etnográfico mostrou que esses pets possuem extrema importância na vida de seus donos e são entendidos como membros da família, em papéis que podem não ser substituíveis por humanos. Este trabalho revisita a produção brasileira antropológica acerca das relações entre seres humanos e animais não humanos e apresenta dois eixos da relação entre cães e humanos: as distintas esferas da relação estabelecida entre cães e pessoas e o mercado pet voltado para cães e seus donos e sua influência nessa relação.
id USP_4a09c61be61a5a2ff3d65a27f3dcea8a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18052018-134239
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São PauloDogs love: emotion, pet market and subjectivities between humans and dogs in Sao Paulo cityAfetividadeAffectivityAnimais de estimaçãoAntropologia das relações humano-animalCãesDogsHuman-animal relationships anthropologyMercado petPet marketPetsEsta dissertação reflete acerca das relações mantidas na cidade de São Paulo entre seres humanos e cães de estimação cujo alicerce consiste na afetividade. Discute-se a concepção desses donos de cães acerca da espécie canina e aponta-se as características reconhecidas em tais animais, que contrariam a ideia de exclusividade humana das capacidades cognitivas, de comunicação, sentimento, sensciência, consciência e moralidade. Detentores de características antropomórficas, os cães são entendidos a partir de identidades caninas individuais, com personalidades próprias. Suas especificidades da espécie também os permitem ser valorados frente aos humanos, pois a sinceridade de afetos e a pureza moral que lhes é atribuída ultrapassa a da nossa espécie. O estudo etnográfico mostrou que esses pets possuem extrema importância na vida de seus donos e são entendidos como membros da família, em papéis que podem não ser substituíveis por humanos. Este trabalho revisita a produção brasileira antropológica acerca das relações entre seres humanos e animais não humanos e apresenta dois eixos da relação entre cães e humanos: as distintas esferas da relação estabelecida entre cães e pessoas e o mercado pet voltado para cães e seus donos e sua influência nessa relação.This dissertation reflects on the relationships maintained between humans and pet dogs in the city of São Paulo, which foundation consists of affectivity. It discusses the conception of these owners about the canine species and the characteristics recognized in these animals, which contradicts the idea of human exclusivity of the cognitive, communicative, feeling, sentience, and morality capacities. Holders of anthropomorphic characteristics, pet dogs are understood from an individual canine identity, with their own personality. Their specificities of the species also allow them to be valued when compared to humans, since the sincerity of affections and the moral purity attributed to them surpasses those of our species. The ethnographic study showed that these pets are extremely important in their owners lives and they are considered as members of the family, in some cases playing roles irreplaceable by humans. This work revisits the Brazilian anthropological production about the relationship between human beings and nonhuman animals; it addresses the different spheres of the relationship between dogs and people; and studies the pet market aimed at dogs and their owners, as well as their influence in this relationship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Silvana de SouzaToma, Renata Harumi Cortez2017-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-18052018-134239/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-18052018-134239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
Dogs love: emotion, pet market and subjectivities between humans and dogs in Sao Paulo city
title Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
spellingShingle Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
Toma, Renata Harumi Cortez
Afetividade
Affectivity
Animais de estimação
Antropologia das relações humano-animal
Cães
Dogs
Human-animal relationships anthropology
Mercado pet
Pet market
Pets
title_short Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
title_full Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
title_fullStr Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
title_sort Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
author Toma, Renata Harumi Cortez
author_facet Toma, Renata Harumi Cortez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Silvana de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Toma, Renata Harumi Cortez
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Affectivity
Animais de estimação
Antropologia das relações humano-animal
Cães
Dogs
Human-animal relationships anthropology
Mercado pet
Pet market
Pets
topic Afetividade
Affectivity
Animais de estimação
Antropologia das relações humano-animal
Cães
Dogs
Human-animal relationships anthropology
Mercado pet
Pet market
Pets
description Esta dissertação reflete acerca das relações mantidas na cidade de São Paulo entre seres humanos e cães de estimação cujo alicerce consiste na afetividade. Discute-se a concepção desses donos de cães acerca da espécie canina e aponta-se as características reconhecidas em tais animais, que contrariam a ideia de exclusividade humana das capacidades cognitivas, de comunicação, sentimento, sensciência, consciência e moralidade. Detentores de características antropomórficas, os cães são entendidos a partir de identidades caninas individuais, com personalidades próprias. Suas especificidades da espécie também os permitem ser valorados frente aos humanos, pois a sinceridade de afetos e a pureza moral que lhes é atribuída ultrapassa a da nossa espécie. O estudo etnográfico mostrou que esses pets possuem extrema importância na vida de seus donos e são entendidos como membros da família, em papéis que podem não ser substituíveis por humanos. Este trabalho revisita a produção brasileira antropológica acerca das relações entre seres humanos e animais não humanos e apresenta dois eixos da relação entre cães e humanos: as distintas esferas da relação estabelecida entre cães e pessoas e o mercado pet voltado para cães e seus donos e sua influência nessa relação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-18052018-134239/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-18052018-134239/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257099128537088