A educação da atenção no ensinamento de Epicteto de Hierápolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patutti, Danilo Ulhano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08122022-155231/
Resumo: O presente trabalho investiga a educação (paideía) da atenção no ensinamento de Epicteto de Hierápolis. A principal característica formativa de seu ensinamento é a educação da vontade, por meio do treinamento dos três tópicos da capacidade de escolha (proaíresis), segundo o Teorema Ontológico. Entretanto, parece haver outra característica importante: o desenvolvimento da atenção. Embora a palavra prosokhé seja rara nas Diatribes e no Enquirídio de Epicteto, o seu significado parece estar presente nas passagens nas quais Epicteto incita os seus alunos a prepararem-se para o enfrentamento das representações (phantasíai). Nesses casos, ele discorre sobre ter à mão (prókheiron) os princípios filosóficos e a regra de vida, para não se assentir às representações sem antes examiná-las, isto é, sobre a prontidão (prokheirótes) necessária para julgá-las conforme a verdade. No capítulo Sobre a atenção (Perì prosokhês), Epicteto afirma explicitamente que o pior dos hábitos é o de não prestar atenção e, em seguida, o de diferir a atenção. Segundo ele, se não se relaxa a atenção é possível tender constantemente ao não cometimento de erros, logo, infere-se que as expressões utilizadas para indicar prontidão, como ter à mão e lembra-te! (mémneso), pressupõem uma atitude de atenção. O treinamento e o cultivo da atenção são tão importantes quanto os da proaíresis, pois a atividade desta não pode ser realizada distraidamente, sob o risco de não se utilizar a razão para operá-la. Assim, a atenção parece ser condição necessária para o bom uso das representações e para o aprendizado da arte do viver. Investigar-se-á o que é a atenção, pois parece haver no ensinamento de Epicteto uma educação e um cultivo da atenção tão fundamentais quanto o aprendizado do uso da capacidade de escolha segundo a Natureza.
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spelling A educação da atenção no ensinamento de Epicteto de HierápolisThe education of attention in the teaching of Epictetus of HierapolisAtençãoAttentionEducação da atençãoEducation of attentionEpictetoEpictetusEstoicismoFilosofia GregaGreek PhilosophyStoicismO presente trabalho investiga a educação (paideía) da atenção no ensinamento de Epicteto de Hierápolis. A principal característica formativa de seu ensinamento é a educação da vontade, por meio do treinamento dos três tópicos da capacidade de escolha (proaíresis), segundo o Teorema Ontológico. Entretanto, parece haver outra característica importante: o desenvolvimento da atenção. Embora a palavra prosokhé seja rara nas Diatribes e no Enquirídio de Epicteto, o seu significado parece estar presente nas passagens nas quais Epicteto incita os seus alunos a prepararem-se para o enfrentamento das representações (phantasíai). Nesses casos, ele discorre sobre ter à mão (prókheiron) os princípios filosóficos e a regra de vida, para não se assentir às representações sem antes examiná-las, isto é, sobre a prontidão (prokheirótes) necessária para julgá-las conforme a verdade. No capítulo Sobre a atenção (Perì prosokhês), Epicteto afirma explicitamente que o pior dos hábitos é o de não prestar atenção e, em seguida, o de diferir a atenção. Segundo ele, se não se relaxa a atenção é possível tender constantemente ao não cometimento de erros, logo, infere-se que as expressões utilizadas para indicar prontidão, como ter à mão e lembra-te! (mémneso), pressupõem uma atitude de atenção. O treinamento e o cultivo da atenção são tão importantes quanto os da proaíresis, pois a atividade desta não pode ser realizada distraidamente, sob o risco de não se utilizar a razão para operá-la. Assim, a atenção parece ser condição necessária para o bom uso das representações e para o aprendizado da arte do viver. Investigar-se-á o que é a atenção, pois parece haver no ensinamento de Epicteto uma educação e um cultivo da atenção tão fundamentais quanto o aprendizado do uso da capacidade de escolha segundo a Natureza.The present work investigates the education (paideía) of attention in the teaching of Epictetus of Hierapolis. The main formative characteristic of his teaching is the education of the will, through the training of the three topics of the ability to choose (proaíresis), according to the Ontological Theorem. However, there seems to be another important feature: the development of attention. Although the word prosokhé is rare in Epictetus\' Diatribes and Enchiridion, its meaning seems to be present in the passages in which Epictetus urges his students to prepare themselves to face representations (phantasíai). In these cases, he talks about having at hand (prokheirón) the philosophical principles and the rule of life, so as not to assent to representations without first examining them, that is, about the readiness (prokheirótes) necessary to judge them according to the truth. In the chapter On Attention (Perì prosokhês), Epictetus explicitly states that the worst habit is not paying attention and then deferring attention. According to him, if attention is not relaxed, it is possible to constantly tend to not make mistakes, so it is inferred that the expressions used to indicate readiness, such as have it at hand and remember! (mémneso), presuppose an attitude of attention. The training and cultivation of attention are as important as those of proaíresis, as the activity of the latter cannot be performed absently, at the risk of not using reason to operate it. Thus, attention seems to be a necessary condition for the good use of representations and for learning the art of living. We will investigate what attention is, as there seems to be in Epictetus\' teaching an education and a cultivation of attention as fundamental as learning to use the ability to choose according to Nature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPagotto-Euzebio, Marcos SidneiPatutti, Danilo Ulhano2022-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08122022-155231/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-12T19:20:51Zoai:teses.usp.br:tde-08122022-155231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-12T19:20:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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