Razão e emoção no voto: o caso da eleição presidencial de 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel Junior, Jairo Tadeu Pires
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-07022008-111606/
Resumo: Esta dissertação tem como proposta analisar o papel dos sentimentos na estruturação das escolhas eleitorais durante a eleição presidencial brasileira de 2006. Especificamente, trata-se de analisar de que forma as emoções dos eleitores em relação aos candidatos afetam e estimulam a avaliação e o voto nos mesmos. Primeiramente, buscamos demonstrar formas de mensuração das emoções em termos quantitativos através de pesquisas de survey realizadas durante o período eleitoral. Em segundo lugar, buscamos evidenciar que a avaliação retrospectiva (considerada uma forma racional do voto) pode ser melhor entendida se buscarmos compreender como a avaliação de governo interage com os estados emocionais dos eleitores. Destarte, negando a longa tradição que contrapõe razão e emoção dentro da política, salientamos a tese de que os sentimentos constituem uma importante variável no processamento de informações e, consequentemente, na decisão do voto.
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