Segredos de corpos nus: masculinidades, corpolatria e significados da prostituição entre garotos de programa de luxo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-04062019-161603/ |
Resumo: | Introdução - O corpo, em diferentes perspectivas, é concebido como uma fonte de transmissão de mensagens, de maneira que, mais do que enaltecer a matéria, é prestigiado o teor implícito nela, o qual pode ser interconectado com a natureza e a personalidade de seu transmissor. No campo da prostituição, no qual o corpo vale como mercadoria, os garotos de programa filtram, incorporam e reproduzem os desejos dos clientes para então construírem personagens e desenvolverem o prisma teatral da prostituição. A prostituição de luxo é manifestada como um fenômeno ainda pouco explorado em pesquisas e no meio acadêmico, o que lhe confere um caráter emblemático nos estudos de gênero e sexualidade. Objetivo - Compreender os sentidos atribuídos à masculinidade, ao uso do corpo e à prostituição entre garotos de programa de luxo da cidade de São Paulo. Método - Pesquisa qualitativa, mediante entrevistas com 8 garotos de programa de luxo. Foi utilizado um roteiro temático norteador para o levantamento do perfil socioeconômico dos participantes, assim como de relatos acerca da prática profissional e das concepções de masculinidade no campo da prostituição de luxo. Os dados foram transcritos, organizados e analisados por meio de uma aproximação com a análise de conteúdo. Resultados - Os garotos de programa, para se inserirem no mercado erótico de alto padrão, assumem um comportamento no qual encarnam aspectos caricaturais e marcantes da masculinidade hegemônica. Pode-se considerar que é no corpo e pelo corpo que eles demarcam e tornam visíveis aspectos ligados à masculinidade, à virilidade e à potência sexual. Corpos musculosos carregam os aspectos simbólicos inerentes e necessários à esta ocupação e é justamente esse reforço das normas e da performance de gênero que garante, entre outros aspectos, um lugar no mercado de luxo. Para tanto, o uso de anabolizantes é um dos principais recursos para a conquista do corpo considerado como ideal e valorizado economicamente. Observa-se que, dentre os entrevistados, a prostituição é legitimada como fonte de renda e que eles escolheram a entrada no ramo, realizando diferentes tipos de investimentos estéticos para permanecerem, já que consideram que o ganho financeiro obtido dificilmente seria possível por meio de outros empregos do mercado formal. Conclusão - A apropriação de estereótipos ligados à hegemonia pode ser interpretada como uma repetição de normas relacionadas à ideia da dominação masculina. Na busca por esses traços, clientes e profissionais do sexo tendem a reproduzir como ideais, para si mesmos e seus parceiros, os mesmos padrões excludentes aos quais foram submetidos, como uma possível fuga da feminização e de aspectos considerados desvirtuados. |
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Segredos de corpos nus: masculinidades, corpolatria e significados da prostituição entre garotos de programa de luxoSecrets of naked bodies: masculinity, corpolatry and the meanings of prostituition among luxury male prostitutesBodyCorpoGenderGêneroHegemonic MasculinityMale ProstitutionMasculinidade HegemônicaProstituição MasculinaIntrodução - O corpo, em diferentes perspectivas, é concebido como uma fonte de transmissão de mensagens, de maneira que, mais do que enaltecer a matéria, é prestigiado o teor implícito nela, o qual pode ser interconectado com a natureza e a personalidade de seu transmissor. No campo da prostituição, no qual o corpo vale como mercadoria, os garotos de programa filtram, incorporam e reproduzem os desejos dos clientes para então construírem personagens e desenvolverem o prisma teatral da prostituição. A prostituição de luxo é manifestada como um fenômeno ainda pouco explorado em pesquisas e no meio acadêmico, o que lhe confere um caráter emblemático nos estudos de gênero e sexualidade. Objetivo - Compreender os sentidos atribuídos à masculinidade, ao uso do corpo e à prostituição entre garotos de programa de luxo da cidade de São Paulo. Método - Pesquisa qualitativa, mediante entrevistas com 8 garotos de programa de luxo. Foi utilizado um roteiro temático norteador para o levantamento do perfil socioeconômico dos participantes, assim como de relatos acerca da prática profissional e das concepções de masculinidade no campo da prostituição de luxo. Os dados foram transcritos, organizados e analisados por meio de uma aproximação com a análise de conteúdo. Resultados - Os garotos de programa, para se inserirem no mercado erótico de alto padrão, assumem um comportamento no qual encarnam aspectos caricaturais e marcantes da masculinidade hegemônica. Pode-se considerar que é no corpo e pelo corpo que eles demarcam e tornam visíveis aspectos ligados à masculinidade, à virilidade e à potência sexual. Corpos musculosos carregam os aspectos simbólicos inerentes e necessários à esta ocupação e é justamente esse reforço das normas e da performance de gênero que garante, entre outros aspectos, um lugar no mercado de luxo. Para tanto, o uso de anabolizantes é um dos principais recursos para a conquista do corpo considerado como ideal e valorizado economicamente. Observa-se que, dentre os entrevistados, a prostituição é legitimada como fonte de renda e que eles escolheram a entrada no ramo, realizando diferentes tipos de investimentos estéticos para permanecerem, já que consideram que o ganho financeiro obtido dificilmente seria possível por meio de outros empregos do mercado formal. Conclusão - A apropriação de estereótipos ligados à hegemonia pode ser interpretada como uma repetição de normas relacionadas à ideia da dominação masculina. Na busca por esses traços, clientes e profissionais do sexo tendem a reproduzir como ideais, para si mesmos e seus parceiros, os mesmos padrões excludentes aos quais foram submetidos, como uma possível fuga da feminização e de aspectos considerados desvirtuados.Introduction - The body, in different perspectives, is conceived as a source of message transmission, so that, more than praising the matter, the content implicit in it is honored, which can be interconnected with the nature and the personality of its transmitter. In the prostitution field, where the body counts as merchandise, the male prostitutes filter, incorporate, and reproduce the clients\' desires for them to build characters and develop the theatrical prism of prostitution. Luxury prostitution is manifested as a phenomenon still little explored in research and academic environment, which provides an emblematic character in gender and sexuality studies. Purpose - To understand the meanings attributed to masculinity, the use of the body, and the prostitution among luxury male prostitutes in the city of São Paulo. Method - Qualitative research made by interviews with 8 male prostitutes of high standard . For such, a thematic guide was used to guide and collect data on socioeconomic and cultural profiles of the participants, reports regarding the professional practice, and aspects regarding the purpose. The data were transcribed, organized and analyzed by approximation with the content analysis. Results - In order to be inserted in the high standard erotic market, the male prostitutes assume a behavior in which they embody caricature like and relevant aspects from the hegemonic masculinity. It can be considered that it is in the body and for the body that they mark and make visible aspects related to masculinity, virility and sexual potency. Muscled bodies carry the symbolic aspects inherent and necessary to this occupation and it is precisely this reinforcement of rules and gender performance that guarantees, among other factors, a place in the luxury market. For such, the use of anabolic is one of the main resources for the achievement of the body considered as ideal and economically valued. It is observed that, among the interviewees, the prostitution is legitimized as a source of income and that they chose to enter the industry, performing different types of aesthetic investments to remain in the industry, provided they consider that the financial gain obtained would hardly be possible through other jobs in the formal market. Conclusion - The appropriation of stereotypes linked to hegemony can be interpreted as a repetition of rules related to the idea of male domination. In the search for these features, clients and sex professionals tend to reproduce as ideals, for themselves and their partners, the same excluding patterns to which they have been subjected, as a possible escape from feminization and aspects considered to be distorted.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchor, NéiaSantos, Renato Caio Silva2019-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-04062019-161603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:41:52Zoai:teses.usp.br:tde-04062019-161603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:41:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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