A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/ |
Resumo: | A utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades. |
id |
USP_4ab36477b9d633047502e3abc9fea961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30092022-113006 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamentalThe Creative learning in geography teaching: analysis of didactic propositions for elementary schoolAprendizagem criativaAprendizagem criativa, CriatividadeConstrucionismoCreativity, ConstructionismEnsino de geografiaGeographical thinkingGeography teachingPensamento geográficoTechnology in educationTecnologia na educaçãoA utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades.The use of new technologies in elementary and high school led to the appreciation of practices that allow the construction of objects based on different languages, from scrap models to robots programmed by students. In this context, creative learning has been used as a pedagogical approach in the field of technology in education, but the references about its adoption in the teaching of geography are still few. Therefore, this work aims to understand how the creative learning pedagogical approach happens in the context of geography teaching. For that, a theoretical research on geography teaching was made, we did another theoretical research on creative learning, criterias for analysis were developed and a geographic project adopted in a 8th grade elementary private school was analyzed and redesigned, based on the criterias. We concluded that creative learning can bring contributions to the development of geographic thinking, especially when we explore the geographic frames to build objects that show geographies. In this sense, we highlight the use of websigs (geographic information systems available on the internet) based on concepts of microworlds. Furthermore, we concluded that peer learning, an important element of creative learning, can be deepened when it is localized in a critical problem based approach, which includes the identification of subjects, their living conditions and intentions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGirotto, Eduardo DonizetiSandler, Guilherme2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-30T14:36:48Zoai:teses.usp.br:tde-30092022-113006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-30T14:36:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental The Creative learning in geography teaching: analysis of didactic propositions for elementary school |
title |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental |
spellingShingle |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental Sandler, Guilherme Aprendizagem criativa Aprendizagem criativa, Criatividade Construcionismo Creativity, Constructionism Ensino de geografia Geographical thinking Geography teaching Pensamento geográfico Technology in education Tecnologia na educação |
title_short |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental |
title_full |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental |
title_fullStr |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental |
title_sort |
A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental |
author |
Sandler, Guilherme |
author_facet |
Sandler, Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girotto, Eduardo Donizeti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandler, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem criativa Aprendizagem criativa, Criatividade Construcionismo Creativity, Constructionism Ensino de geografia Geographical thinking Geography teaching Pensamento geográfico Technology in education Tecnologia na educação |
topic |
Aprendizagem criativa Aprendizagem criativa, Criatividade Construcionismo Creativity, Constructionism Ensino de geografia Geographical thinking Geography teaching Pensamento geográfico Technology in education Tecnologia na educação |
description |
A utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257470792105984 |