A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandler, Guilherme
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/
Resumo: A utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades.
id USP_4ab36477b9d633047502e3abc9fea961
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30092022-113006
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamentalThe Creative learning in geography teaching: analysis of didactic propositions for elementary schoolAprendizagem criativaAprendizagem criativa, CriatividadeConstrucionismoCreativity, ConstructionismEnsino de geografiaGeographical thinkingGeography teachingPensamento geográficoTechnology in educationTecnologia na educaçãoA utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades.The use of new technologies in elementary and high school led to the appreciation of practices that allow the construction of objects based on different languages, from scrap models to robots programmed by students. In this context, creative learning has been used as a pedagogical approach in the field of technology in education, but the references about its adoption in the teaching of geography are still few. Therefore, this work aims to understand how the creative learning pedagogical approach happens in the context of geography teaching. For that, a theoretical research on geography teaching was made, we did another theoretical research on creative learning, criterias for analysis were developed and a geographic project adopted in a 8th grade elementary private school was analyzed and redesigned, based on the criterias. We concluded that creative learning can bring contributions to the development of geographic thinking, especially when we explore the geographic frames to build objects that show geographies. In this sense, we highlight the use of websigs (geographic information systems available on the internet) based on concepts of microworlds. Furthermore, we concluded that peer learning, an important element of creative learning, can be deepened when it is localized in a critical problem based approach, which includes the identification of subjects, their living conditions and intentions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGirotto, Eduardo DonizetiSandler, Guilherme2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-30T14:36:48Zoai:teses.usp.br:tde-30092022-113006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-30T14:36:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
The Creative learning in geography teaching: analysis of didactic propositions for elementary school
title A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
spellingShingle A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
Sandler, Guilherme
Aprendizagem criativa
Aprendizagem criativa, Criatividade
Construcionismo
Creativity, Constructionism
Ensino de geografia
Geographical thinking
Geography teaching
Pensamento geográfico
Technology in education
Tecnologia na educação
title_short A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
title_full A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
title_fullStr A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
title_full_unstemmed A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
title_sort A aprendizagem criativa no ensino de geografia: análise de proposições didáticas para o ensino fundamental
author Sandler, Guilherme
author_facet Sandler, Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Eduardo Donizeti
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandler, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem criativa
Aprendizagem criativa, Criatividade
Construcionismo
Creativity, Constructionism
Ensino de geografia
Geographical thinking
Geography teaching
Pensamento geográfico
Technology in education
Tecnologia na educação
topic Aprendizagem criativa
Aprendizagem criativa, Criatividade
Construcionismo
Creativity, Constructionism
Ensino de geografia
Geographical thinking
Geography teaching
Pensamento geográfico
Technology in education
Tecnologia na educação
description A utilização de novas tecnologias no ensino básico levou a valorização de práticas que oportunizam a construção de objetos baseados em diferentes linguagens, desde maquetes de sucata até robôs programados por estudantes. Nesse contexto, a aprendizagem criativa vem sendo utilizada como abordagem pedagógica no campo da tecnologia na educação fundamental, contudo as referências sobre a sua adoção no ensino de geografia ainda não são muitas. Por isso, esse trabalho tem como objetivo compreender como a abordagem pedagógica da aprendizagem criativa pode ocorrer no ensino de geografia. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de geografia, elaboramos outro levantamento bibliográfico sobre aprendizagem criativa, construímos categorias de análise, analisamos um projeto de geografia urbana adotado com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e, então, propusemos a revisão deste projeto. Concluímos que a aprendizagem criativa pode trazer contribuições para o desenvolvimento do pensamento geográfico, principalmente, quando exploramos quadros geográficos para construir objetos que refletem geografias. Neste sentido, teve destaque o uso de websigs (sistemas de informação geográfica disponíveis na internet) a partir de conceitos de micromundos. Ademais, concluímos que o aprendizado em pares, elemento importante da aprendizagem criativa, pode ser aprofundado quando o situamos por meio de uma abordagem problematizadora, que contemple a identificação de sujeitos, suas condições de vida e intencionalidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-30092022-113006/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091209737535488