Controle por unidades mínimas na leitura: análise do desempenho de pré-escolares em treinos e testes de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29072009-160027/ |
Resumo: | Os índices de evasão e fracasso escolar no ensino fundamental no Brasil, nos dias atuais, ainda são alarmantes. Torna-se importante o planejamento de procedimentos que minimizem as dificuldades envolvidas no aprendizado da leitura e escrita e potencializem a aquisição dessas habilidades. Nessa direção, vários grupos de pesquisadores têm focado seus estudos, através do paradigma de equivalência, visando identificar as variáveis relacionadas com a formação de classes de equivalência e suas relações com a leitura, trazendo nítidas implicações educacionais. Porém, quando a leitura com compreensão é adquirida, não significa necessariamente que o leitor esteja sob controle das unidades verbais menores do que a palavra. O presente estudo teve como objetivo investigar variáveis relevantes no processo da emergência do controle por unidades mínimas e, portanto, da leitura recombinativa, com cinco crianças pré-escolares. Foi utilizado o programa EQUIV, em que foram ensinadas as relações entre palavra ditada e palavra impressa correspondente (AC); em seguida testadas a leitura de novas palavras, formadas pela recombinação das unidades menores presentes nas palavras ensinadas previamente. O programa era constituído de vinte fases, que se dividiam em cinco tipos básicos de procedimentos: Pré-Teste, Pré-Treino, Treinos, Testes e Pós-testes. Os dados demonstraram que três participantes apresentaram desempenhos próximos de 100% nos Testes de Leitura Recombinativa, indicando transferência das funções discriminativas das unidades mínimas das palavras de treino para as novas palavras. Nos pós-testes todos os participantes foram capazes de nomear palavras e sílabas as quais não eram capazes de nomear anteriormente. Nos testes de Equivalência realizados ao final do programa, os mesmos três participantes obtiveram desempenhos próximos de 100%, o que indica leitura com compreensão. Os resultados do presente estudo indicam que a ausência dos treinos das relações entre palavra ditada e figuras (AB) e dos Testes de Equivalência, não impediram a emergência do controle por unidades mínimas, sugerindo um procedimento mais econômico para a obtenção da leitura recombinativa. Portanto, o ganho de se instalar o controle por unidades mínimas mais rapidamente, suscita questões teóricas e sugere pesquisas futuras nessa direção. |
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Controle por unidades mínimas na leitura: análise do desempenho de pré-escolares em treinos e testes de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressasControl by minimal units during acquisition of reading: analysis of preschool children performance in trainings and tests of conditional discrimination between oral-printed wordsCondicional recriminationConditional discriminationEquivalência de EstímulosLeituraReadingStimulus EquivalenceOs índices de evasão e fracasso escolar no ensino fundamental no Brasil, nos dias atuais, ainda são alarmantes. Torna-se importante o planejamento de procedimentos que minimizem as dificuldades envolvidas no aprendizado da leitura e escrita e potencializem a aquisição dessas habilidades. Nessa direção, vários grupos de pesquisadores têm focado seus estudos, através do paradigma de equivalência, visando identificar as variáveis relacionadas com a formação de classes de equivalência e suas relações com a leitura, trazendo nítidas implicações educacionais. Porém, quando a leitura com compreensão é adquirida, não significa necessariamente que o leitor esteja sob controle das unidades verbais menores do que a palavra. O presente estudo teve como objetivo investigar variáveis relevantes no processo da emergência do controle por unidades mínimas e, portanto, da leitura recombinativa, com cinco crianças pré-escolares. Foi utilizado o programa EQUIV, em que foram ensinadas as relações entre palavra ditada e palavra impressa correspondente (AC); em seguida testadas a leitura de novas palavras, formadas pela recombinação das unidades menores presentes nas palavras ensinadas previamente. O programa era constituído de vinte fases, que se dividiam em cinco tipos básicos de procedimentos: Pré-Teste, Pré-Treino, Treinos, Testes e Pós-testes. Os dados demonstraram que três participantes apresentaram desempenhos próximos de 100% nos Testes de Leitura Recombinativa, indicando transferência das funções discriminativas das unidades mínimas das palavras de treino para as novas palavras. Nos pós-testes todos os participantes foram capazes de nomear palavras e sílabas as quais não eram capazes de nomear anteriormente. Nos testes de Equivalência realizados ao final do programa, os mesmos três participantes obtiveram desempenhos próximos de 100%, o que indica leitura com compreensão. Os resultados do presente estudo indicam que a ausência dos treinos das relações entre palavra ditada e figuras (AB) e dos Testes de Equivalência, não impediram a emergência do controle por unidades mínimas, sugerindo um procedimento mais econômico para a obtenção da leitura recombinativa. Portanto, o ganho de se instalar o controle por unidades mínimas mais rapidamente, suscita questões teóricas e sugere pesquisas futuras nessa direção.The percentage of drop outs in Brazilian primary school is still alarming. It is important, though, to arrange procedures that minimize difficulties in reading and writing and maximize the acquisition of these abilities. In this direction, many groups of researchers have focused in studies in which through equivalence paradigm they identify variables related with the formation of equivalences class and its relations with reading comprehension. But when reading comprehension is acquired, it does not necessarily means that the reader is under the control of minimal verbal units of the word. The present study aimed to investigate the relevant variables in the process of emergence of minimal unit control and recombinative reading, with five preschool children. Using EQUIV software, relations between oral and printed word (AC) were taught; afterwards, textual behavior of novel words were tested, which were composed by minimal units of the words taught previously. The program consisted of twenty experimental phases, divided into four basic types: Pretest, Pretraining, Training and Post- Test. The results showed that three participants presented recombinative reading closer to 100% correct performances, indicating transfer of discriminative functions of the minimal units trained to new words. In Post- Tests, all participants developed repertoire of naming oral words and syllables that werent able to name before. In Equivalence Tests applied in the final phase, the same three participants obtained performance closer to 100%, indicating reading comprehension. The results of the present study point that the absence of training relations between oral word and picture (AB) and Equivalence Tests, didnt inhibit the emergence of control by minimal units, suggesting economy in the procedures of recombinative reading. Hence, the quicker installment of minimal verbal units control than previous studies generates theoretical questions and suggests future researches in this direction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHübner, Maria Martha CostaLeite, Mariana Kerches da Silva2008-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-29072009-160027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-29072009-160027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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