Análise da colaboração entre empresas do setor de cosméticos: um estudo a partir de patentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-03092019-091438/ |
Resumo: | A análise das redes sociais é de crucial importância para o entendimento de diversos fenômenos organizacionais dentre eles, podemos destacar a busca das redes de cooperação entre empresas e outras instituições, ajudando os pesquisadores a compreenderem melhor como a empresa se relaciona e busca inovação por meio de agentes externos. Para esta pesquisa foram escolhidas as 5 maiores indústrias do setor de cosméticos, que tem como seu core business a divisão de cosméticos. A partir das bases de patentes a análise de redes sociais (ARS), foram lançadas mão para buscar compreender e analisar como a colaboração acontece nessas organizações. O período de analise compreendo os anos de 1998 até 2017 de todas as unidades que integram as corporações em estudo, utilizou-se o banco de dados de patentes Derwent Innovation da Clarivate Analytics, agrupando as patentes em famílias (INPADOC) e seus respectivos depositantes. A escolha de indústria de cosméticos, deve-se ao fato que a mesma é responsável por mais de 195 bilhões de dólares de faturamento segundo estudos publicados pela Statista (2018), e de intensa movimentação por inovação e diferenciais tecnológicos. Destaca-se que embora existam várias pessoas físicas como co-titulares de todas as organizações, elas não foram consideradas neste estudo em razão de focarmos nas colaborações interorganizacionais. Foram encontradas três diferentes classificações das empresas quanto a sua colaboração e depósito de patentes: Alone `n forward: empresas de intensa atividade que não colaboram; Share to Grow: empresas de intensa atividade patentária e com alto índice de colaboração e por fim, GTM (Go-to-Market), empresas de baixa atividade de proteção das tecnologias e com maior foco em distribuição e marketing |
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Análise da colaboração entre empresas do setor de cosméticos: um estudo a partir de patentesAnalysis of collaboration between companies in the cosmetics sector: a study based on patentsARSColaboraçãoCollaborationCosméticosCosmeticsInnovationInovaçãoPatentesPatentsSocial network analysisA análise das redes sociais é de crucial importância para o entendimento de diversos fenômenos organizacionais dentre eles, podemos destacar a busca das redes de cooperação entre empresas e outras instituições, ajudando os pesquisadores a compreenderem melhor como a empresa se relaciona e busca inovação por meio de agentes externos. Para esta pesquisa foram escolhidas as 5 maiores indústrias do setor de cosméticos, que tem como seu core business a divisão de cosméticos. A partir das bases de patentes a análise de redes sociais (ARS), foram lançadas mão para buscar compreender e analisar como a colaboração acontece nessas organizações. O período de analise compreendo os anos de 1998 até 2017 de todas as unidades que integram as corporações em estudo, utilizou-se o banco de dados de patentes Derwent Innovation da Clarivate Analytics, agrupando as patentes em famílias (INPADOC) e seus respectivos depositantes. A escolha de indústria de cosméticos, deve-se ao fato que a mesma é responsável por mais de 195 bilhões de dólares de faturamento segundo estudos publicados pela Statista (2018), e de intensa movimentação por inovação e diferenciais tecnológicos. Destaca-se que embora existam várias pessoas físicas como co-titulares de todas as organizações, elas não foram consideradas neste estudo em razão de focarmos nas colaborações interorganizacionais. Foram encontradas três diferentes classificações das empresas quanto a sua colaboração e depósito de patentes: Alone `n forward: empresas de intensa atividade que não colaboram; Share to Grow: empresas de intensa atividade patentária e com alto índice de colaboração e por fim, GTM (Go-to-Market), empresas de baixa atividade de proteção das tecnologias e com maior foco em distribuição e marketingThe analysis of social networks is of crucial importance for the understanding of several organizational phenomena among them, we can highlight the search of cooperation networks between companies and other institutions, helping researchers to better understand how the company relates and seeks innovation through external agents. For this research were chosen the 5 largest industries in the cosmetics sector, which has as its core business the cosmetics division. From the patent databases the analysis of social networks (SNA), were launched to seek to understand and analyze how collaboration happens in these organizations. The analysis period includes the Derwent Innovation patent database of Clarivate Analytics, grouping the patents into families (INPADOC) and their respective depositors, using the years 1998 to 2017 of all the units of the study corporations. The choice of cosmetics industry is due to the fact that it is responsible for more than 195 billion dollars of billing according to studies published by Statista (2018), and intense movement for innovation and technological differentials. It is noteworthy that although there are several individuals as co-holders of all organizations, they were not considered in this study because of the focus on interorganizational collaborations. Three different classifications of companies were found regarding their collaboration and patent deposit: Alone `n forward: companies of intense activity that do not collaborate; Share to Grow: companies with a high level of collaboration and patent activity, and finally, Go-to-Market (GTM), low technology protection companies with a greater focus on distribution and marketingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPorto, Geciâne SilveiraLemos, Cesio Pinto Barbosa2019-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-03092019-091438/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:23:06Zoai:teses.usp.br:tde-03092019-091438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:23:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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