Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Roberto Conti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-18102021-222903/
Resumo: Este estudo propõe uma leitura analítica da história bíblica de Ester - história com estrutura bastante similar aos Contos de Fadas, de forma a perceber e destacar asseverações que podem oferecer recursos íntimos para se enfrentar os desafios que cada criança está exposta em sua realidade pessoal, familiar e em sociedade. Como fundamento, tomou-se o trabalho de Bruno Bettelheim, A Psicanálise dos Contos de Fadas, onde se faz uma radiografia das mais famosas histórias para as crianças, arrancando-lhes o seu verdadeiro significado. Apesar de valorizar as histórias bíblicas, o foco do psicanalista se restringiu aos Contos. E como sua obra mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função do divertimento, e a linguagem simbólica do inconsciente subjacentes nos contos infantis com riqueza de detalhes, pareceu possível extrair um caminho metodológico aplicável, de forma original, à História de Ester. Destacado o método de Bettelheim, notou-se que o Livro de Ester ferve em temas infantis, sendo de fácil identificação entre o inconsciente do leitor e seu mundo fantástico, o que poderia desmanchar fontes de pressão agressiva ao trazer alívio intrapsíquico e apoio condicional da formação pessoal. De forma breve, também se expôs a contribuição de Ester aos Problemas Humanos Universais, e, como sua trama caminha entre a Fantasia, a Ameaça, a Recuperação, o Escape e o Consolo - no encorajamento de seus leitores à luta por valores amadurecidos e a uma crença positiva na vida.
id USP_4aff982172040e4af1f4d63d791fbca3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18102021-222903
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno BettelheimStories of the Hebrew Bible and children: na analysis of the Book of Ester from Bruno Bettelheim\'s methodologyBíblia HebraicaBook of EstherChild DevelopmentChildren's StoriesConto de FadasDesenvolvimento infantilFairy TalesHebrew BibleHistórias InfantisLivro de EsterEste estudo propõe uma leitura analítica da história bíblica de Ester - história com estrutura bastante similar aos Contos de Fadas, de forma a perceber e destacar asseverações que podem oferecer recursos íntimos para se enfrentar os desafios que cada criança está exposta em sua realidade pessoal, familiar e em sociedade. Como fundamento, tomou-se o trabalho de Bruno Bettelheim, A Psicanálise dos Contos de Fadas, onde se faz uma radiografia das mais famosas histórias para as crianças, arrancando-lhes o seu verdadeiro significado. Apesar de valorizar as histórias bíblicas, o foco do psicanalista se restringiu aos Contos. E como sua obra mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função do divertimento, e a linguagem simbólica do inconsciente subjacentes nos contos infantis com riqueza de detalhes, pareceu possível extrair um caminho metodológico aplicável, de forma original, à História de Ester. Destacado o método de Bettelheim, notou-se que o Livro de Ester ferve em temas infantis, sendo de fácil identificação entre o inconsciente do leitor e seu mundo fantástico, o que poderia desmanchar fontes de pressão agressiva ao trazer alívio intrapsíquico e apoio condicional da formação pessoal. De forma breve, também se expôs a contribuição de Ester aos Problemas Humanos Universais, e, como sua trama caminha entre a Fantasia, a Ameaça, a Recuperação, o Escape e o Consolo - no encorajamento de seus leitores à luta por valores amadurecidos e a uma crença positiva na vida.This study proposes an analytical reading of the biblical story of Esther - a story with a structure very similar to Fairy Tales, in order to perceive and highlight assertions that can offer intimate resources to face the challenges that each child is exposed in their personal, family reality and in society. As a foundation, the work of Bruno Bettelheim, The Uses of Enchantment: The Meaning and Importance of Fairy Tales, was taken, where a radiography of the most famous stories for children is made, extracting their true meaning from them. Despite valuing biblical stories, the psychoanalyst\'s focus was restricted to Tales. And as his work shows the reasons, the psychological motivations, the emotional meanings, the function of amusement, and the symbolic language of the unconscious underlying the children\'s stories with such rich details, it seemed possible to extract a methodological path applicable, in an original way, to Esther\'s story. Highlighting the method of Bettelheim, it was noted that the Book of Esther boils in children\'s themes, being easily identified between the reader\'s unconscious and his fantastic world, which could undo sources of aggressive pressure by bringing intrapsychic relief and conditional support from training staff. Briefly, he also exposed Ester\'s contribution to Universal Human Problems, and, as his plot goes between Fantasy, Threat, Recovery, Escape and Solace - in encouraging his readers to fight for mature values and a positive belief in life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraújo, Reginaldo Gomes deJúnior, Roberto Conti2021-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-18102021-222903/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-10-19T01:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-18102021-222903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-10-19T01:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
Stories of the Hebrew Bible and children: na analysis of the Book of Ester from Bruno Bettelheim\'s methodology
title Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
spellingShingle Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
Júnior, Roberto Conti
Bíblia Hebraica
Book of Esther
Child Development
Children's Stories
Conto de Fadas
Desenvolvimento infantil
Fairy Tales
Hebrew Bible
Histórias Infantis
Livro de Ester
title_short Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
title_full Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
title_fullStr Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
title_full_unstemmed Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
title_sort Histórias da Bíblia Hebraica e as crianças: uma Análise ao Livro de Ester a partir da metodologia De Bruno Bettelheim
author Júnior, Roberto Conti
author_facet Júnior, Roberto Conti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Reginaldo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Roberto Conti
dc.subject.por.fl_str_mv Bíblia Hebraica
Book of Esther
Child Development
Children's Stories
Conto de Fadas
Desenvolvimento infantil
Fairy Tales
Hebrew Bible
Histórias Infantis
Livro de Ester
topic Bíblia Hebraica
Book of Esther
Child Development
Children's Stories
Conto de Fadas
Desenvolvimento infantil
Fairy Tales
Hebrew Bible
Histórias Infantis
Livro de Ester
description Este estudo propõe uma leitura analítica da história bíblica de Ester - história com estrutura bastante similar aos Contos de Fadas, de forma a perceber e destacar asseverações que podem oferecer recursos íntimos para se enfrentar os desafios que cada criança está exposta em sua realidade pessoal, familiar e em sociedade. Como fundamento, tomou-se o trabalho de Bruno Bettelheim, A Psicanálise dos Contos de Fadas, onde se faz uma radiografia das mais famosas histórias para as crianças, arrancando-lhes o seu verdadeiro significado. Apesar de valorizar as histórias bíblicas, o foco do psicanalista se restringiu aos Contos. E como sua obra mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função do divertimento, e a linguagem simbólica do inconsciente subjacentes nos contos infantis com riqueza de detalhes, pareceu possível extrair um caminho metodológico aplicável, de forma original, à História de Ester. Destacado o método de Bettelheim, notou-se que o Livro de Ester ferve em temas infantis, sendo de fácil identificação entre o inconsciente do leitor e seu mundo fantástico, o que poderia desmanchar fontes de pressão agressiva ao trazer alívio intrapsíquico e apoio condicional da formação pessoal. De forma breve, também se expôs a contribuição de Ester aos Problemas Humanos Universais, e, como sua trama caminha entre a Fantasia, a Ameaça, a Recuperação, o Escape e o Consolo - no encorajamento de seus leitores à luta por valores amadurecidos e a uma crença positiva na vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-18102021-222903/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-18102021-222903/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257114903314432