Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-07112024-110630/ |
Resumo: | O desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações hoje em dia conduz a mudanças qualitativas no processo ensino-aprendizagem. Estas mudanças são aproveitadas para gerar condições de acesso à educação para todos aqueles que, por um motivo ou outro, não estejam sendo atendidos satisfatoriamente pelos meios tradicionais de ensino. Surge a necessidade de ajustar os modelos tradicionais de ensino ou de criar novos modelos para o processo educacional que utilize a Internet como meio de transmissão. Estes novos modelos devem permitir individualizar o processo ensino-aprendizagem, levando em conta os interesses e criatividade de cada aluno, além de manter um nível desejável da relação aluno-professor com redução de custos e aumento da eficiência do processo. Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica de trabalhos nacionais e internacionais que tratam da relação entre educação e informática e dos fundamentos teóricos do processo ensino-aprendizagem, elementos necessários à pesquisa e ao desenvolvimento de cursos a distância. Baseado nestes fundamentos foi proposta uma metodologia para organizar e preparar cursos a distância pela Web. Esta metodologia oferece um modelo que foi implementado na ferramenta protótipo denominada LarcWebCursos. A ferramenta, projetada para apoiar estratégias pedagógicas específicas (indutivas ou dedutivas) na elaboração de cursos, permite a inserção conveniente de pequenas unidades de conteúdo chamadas de Unidades deAprendizagem. Estas unidades são compostas por elementos tais como: procedimentos, conceitos, exemplos e exercícios ou auto-avaliações, que devem ser elaborados previamente através da utilização de outras ferramentas disponíveis para tal finalidade. A navegação dos alunos pelas páginas de um curso preparado com esta ferramenta estará condicionada dinamicamente às suas habilidades. Os cursos assim criados são mais flexíveis adaptando-se às ) características de aprendizado de cada indivíduo, garantindo que um mesmo conhecimento chegue a cada aluno da forma mais apropriada. Com isto, propõe-se o novo conceito de cursos de trajetórias dinâmicas. A flexibilidade que garante a metodologia proposta através da ferramenta, também caracteriza a possibilidade de se utilizar as mesmas Unidades de Aprendizagem na preparação de cursos diferentes, isto é, partes específicas de um curso podem formar parte de outros. Finalmente é apresentado um exemplo de curso desenvolvido com LarcWebCursos, e são avaliados os resultados da navegação por diferentes alunos. É demonstrada a viabilidade da metodologia proposta e a capacidade da ferramenta criada de suportar estratégias pedagógicas de ensino, característica que a diferencia de outras descritas na bibliografia consultada. |
id |
USP_4b298f9de189224182fd4019b1927488 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07112024-110630 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica.Untitled in englishDistance educationEducação à distânciaWorld Wide WebWorld Wide WebO desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações hoje em dia conduz a mudanças qualitativas no processo ensino-aprendizagem. Estas mudanças são aproveitadas para gerar condições de acesso à educação para todos aqueles que, por um motivo ou outro, não estejam sendo atendidos satisfatoriamente pelos meios tradicionais de ensino. Surge a necessidade de ajustar os modelos tradicionais de ensino ou de criar novos modelos para o processo educacional que utilize a Internet como meio de transmissão. Estes novos modelos devem permitir individualizar o processo ensino-aprendizagem, levando em conta os interesses e criatividade de cada aluno, além de manter um nível desejável da relação aluno-professor com redução de custos e aumento da eficiência do processo. Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica de trabalhos nacionais e internacionais que tratam da relação entre educação e informática e dos fundamentos teóricos do processo ensino-aprendizagem, elementos necessários à pesquisa e ao desenvolvimento de cursos a distância. Baseado nestes fundamentos foi proposta uma metodologia para organizar e preparar cursos a distância pela Web. Esta metodologia oferece um modelo que foi implementado na ferramenta protótipo denominada LarcWebCursos. A ferramenta, projetada para apoiar estratégias pedagógicas específicas (indutivas ou dedutivas) na elaboração de cursos, permite a inserção conveniente de pequenas unidades de conteúdo chamadas de Unidades deAprendizagem. Estas unidades são compostas por elementos tais como: procedimentos, conceitos, exemplos e exercícios ou auto-avaliações, que devem ser elaborados previamente através da utilização de outras ferramentas disponíveis para tal finalidade. A navegação dos alunos pelas páginas de um curso preparado com esta ferramenta estará condicionada dinamicamente às suas habilidades. Os cursos assim criados são mais flexíveis adaptando-se às ) características de aprendizado de cada indivíduo, garantindo que um mesmo conhecimento chegue a cada aluno da forma mais apropriada. Com isto, propõe-se o novo conceito de cursos de trajetórias dinâmicas. A flexibilidade que garante a metodologia proposta através da ferramenta, também caracteriza a possibilidade de se utilizar as mesmas Unidades de Aprendizagem na preparação de cursos diferentes, isto é, partes específicas de um curso podem formar parte de outros. Finalmente é apresentado um exemplo de curso desenvolvido com LarcWebCursos, e são avaliados os resultados da navegação por diferentes alunos. É demonstrada a viabilidade da metodologia proposta e a capacidade da ferramenta criada de suportar estratégias pedagógicas de ensino, característica que a diferencia de outras descritas na bibliografia consultada.The development of the information science and the communication technologies nowadays leads to a qualitative change in the teaching-learning process. These changes maybe used to facilitate the access to the education for all those that, for a reason or another, are not being attended satisfactorily by the traditional ways of teaching. It becomes necessary to adjust the traditional models of education or to create new models for this process that uses the Internet as means of transmission. This new models must allow to personalize the education process and to take into account the motivation and the creativity of each student. Additionally the new model must also keep an desirable level of the relationship between student and teacher with reduction of costs and increase of the efficiency in the whole process. This dissertation presents a bibliographical survey that involves recent national and international works about the relation between education and computer science and about the theoretical foundations of the teaching-learning process, necessary elements to the research and development of interactive distance courses. Based on this bibliographical survey is proposed a methodology to organize and to prepare distance learning courses. This methodology offers a structure implemented in a prototype tool denominated LarcWebCursos. The tool was projected to support specific pedagogical strategies in the elaboration of distance learning courses (inductive or deductive strategies), and allowing the convenient insertion of procedures, concepts, examples and evaluations where they will be necessary. It isn\'t a content editor, it\'s a tool to help the professor to suitably specific, organized and insert the parts already prepared. (Units of learning). The students navigate through the pages of the courses prepared with this tool in according to their dynamic learning abilities. These courses are more flexible, since they try to guarantee that equal knowledge will arrive at all the students in a most appropriate form. It implements in practice the new concept of courses of dynamic paths. The flexibility guaranteed by the proposal methodology through the tool is perceived by the possibility to use the same units of learning in different courses, that is, specific parts of a course can also be part of others. Finally an example of course developed with LarcWebCursos is presented, and evaluated based on the results of different students navigation. Such experiment demonstrate the viability of the proposal methodology and the use of the tool to support specific pedagogical strategies in a online Web education environment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRuggiero, Wilson VicenteGarcia González, Luisa Aleyda 2000-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-07112024-110630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-07T13:12:02Zoai:teses.usp.br:tde-07112024-110630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-07T13:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. Untitled in english |
title |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. |
spellingShingle |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. Garcia González, Luisa Aleyda Distance education Educação à distância World Wide Web World Wide Web |
title_short |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. |
title_full |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. |
title_fullStr |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. |
title_full_unstemmed |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. |
title_sort |
Educação pela Web: metodologia e ferramenta de elaboração de cursos com navegação dinâmica. |
author |
Garcia González, Luisa Aleyda |
author_facet |
Garcia González, Luisa Aleyda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruggiero, Wilson Vicente |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia González, Luisa Aleyda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance education Educação à distância World Wide Web World Wide Web |
topic |
Distance education Educação à distância World Wide Web World Wide Web |
description |
O desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações hoje em dia conduz a mudanças qualitativas no processo ensino-aprendizagem. Estas mudanças são aproveitadas para gerar condições de acesso à educação para todos aqueles que, por um motivo ou outro, não estejam sendo atendidos satisfatoriamente pelos meios tradicionais de ensino. Surge a necessidade de ajustar os modelos tradicionais de ensino ou de criar novos modelos para o processo educacional que utilize a Internet como meio de transmissão. Estes novos modelos devem permitir individualizar o processo ensino-aprendizagem, levando em conta os interesses e criatividade de cada aluno, além de manter um nível desejável da relação aluno-professor com redução de custos e aumento da eficiência do processo. Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica de trabalhos nacionais e internacionais que tratam da relação entre educação e informática e dos fundamentos teóricos do processo ensino-aprendizagem, elementos necessários à pesquisa e ao desenvolvimento de cursos a distância. Baseado nestes fundamentos foi proposta uma metodologia para organizar e preparar cursos a distância pela Web. Esta metodologia oferece um modelo que foi implementado na ferramenta protótipo denominada LarcWebCursos. A ferramenta, projetada para apoiar estratégias pedagógicas específicas (indutivas ou dedutivas) na elaboração de cursos, permite a inserção conveniente de pequenas unidades de conteúdo chamadas de Unidades deAprendizagem. Estas unidades são compostas por elementos tais como: procedimentos, conceitos, exemplos e exercícios ou auto-avaliações, que devem ser elaborados previamente através da utilização de outras ferramentas disponíveis para tal finalidade. A navegação dos alunos pelas páginas de um curso preparado com esta ferramenta estará condicionada dinamicamente às suas habilidades. Os cursos assim criados são mais flexíveis adaptando-se às ) características de aprendizado de cada indivíduo, garantindo que um mesmo conhecimento chegue a cada aluno da forma mais apropriada. Com isto, propõe-se o novo conceito de cursos de trajetórias dinâmicas. A flexibilidade que garante a metodologia proposta através da ferramenta, também caracteriza a possibilidade de se utilizar as mesmas Unidades de Aprendizagem na preparação de cursos diferentes, isto é, partes específicas de um curso podem formar parte de outros. Finalmente é apresentado um exemplo de curso desenvolvido com LarcWebCursos, e são avaliados os resultados da navegação por diferentes alunos. É demonstrada a viabilidade da metodologia proposta e a capacidade da ferramenta criada de suportar estratégias pedagógicas de ensino, característica que a diferencia de outras descritas na bibliografia consultada. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-07112024-110630/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-07112024-110630/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256494768128000 |