IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Reginaldo do
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113659/
Resumo: A Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se in- tegrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a interação com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados. A Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se integrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a intera- ção com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados.
id USP_4b374145930cbab9eb02978b96f063d4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20230727-113659
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Webnot availableGráficosSoftwaresA Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se in- tegrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a interação com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados. A Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se integrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a intera- ção com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados.Distance Learning has experienced an intensive growth in the last years and the use of Learning Management Systems (LMS) has followed this pattem. This fact generates a demand for tools (software components) that integrates itself to LMS 's making easier - by the teacher's point of view - the creation, management and distribution of instructional content by web and - by the learner point of view - the inter- action with activities without have to look for complementary resources out ofyour course manager environment. ln this work we present the iGraf - Interactive Graphics on Internet, a mathematic function graphic visualizer which can be integrated to course management systems by web. Among the main resources developed we point out the animation and the edition sys- tems that allows the user interaction with the graphic plotting|the implementation of rou- tines related to Differential and Integral Calculus study|the script system that allow teacher analyze the steps that get pupil to some result in the solution of an assignment|the commu- nication engine that allows pupil send your results to a server for teacher analysis and the automatic evaluation system that gives immediate feedback to student about your results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrandão, Leônidas de OliveiraPrado, Reginaldo do2008-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113659/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-27T20:30:05Zoai:teses.usp.br:tde-20230727-113659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-27T20:30:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
not available
title IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
spellingShingle IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
Prado, Reginaldo do
Gráficos
Softwares
title_short IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
title_full IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
title_fullStr IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
title_full_unstemmed IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
title_sort IGraf: uma proposta de sistema para ensino de função via Web
author Prado, Reginaldo do
author_facet Prado, Reginaldo do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Leônidas de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Reginaldo do
dc.subject.por.fl_str_mv Gráficos
Softwares
topic Gráficos
Softwares
description A Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se in- tegrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a interação com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados. A Educação a Distância (EAD) tem experimentado um grande crescimento nos últimos anos e o crescimento do uso de Sistemas Gerenciadores de Curso (SGC) tem acompanhado essa tendência. Esse fato cria uma demanda por ferramentas (componentes de software) que se integrem aos SGC's facilitando - pelo ponto de vista docente - a criação, gerenciamento e distribuição de conteúdo instrucional via web e - pelo ponto de vista do aprendiz - a intera- ção com as atividades sem ter que buscar recursos auxiliares fora do ambiente gerenciador do seu curso. Neste trabalho apresentamos o iGraf- Gráficos Interativos na Internet, um visualiza- dor para gráficos de funções matemáticas que pode ser integrado a sistemas gerenciadores de cursos pela web. Dentre os principais recursos desenvolvidos destacamos o sistema de animação e o sistema de edição que permitem ao usuário interagir com o desenho dos gráficos|a im- plementação de ferramentas relacionadas ao estudo do Cálculo Diferencial e Integral|o sistema de script que permite ao professor analisar os passos que levaram o aluno a um determinado resultado na solução de um exercício|o mecanismo de comunicação que per- mite ao aluno enviar seus resultados a um servidor para análise do professor e o sistema de avaliação automática, que mostra ao aluno, no momento do envio, a correção dos seus resultados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113659/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113659/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257219068854272