Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Roberto Carlos da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-28032023-151819/
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a influência das subjetividades relativas à memória corporal/motora do pesquisador/observador da Prática como Componente Curricular PCC, para o entendimento de seu papel no processo de formação de professor(a) de Educação Física Escolar-EFE. As PCC são entendidas como momento de aproximação do campo profissional, visando a construção do conhecimento a partir da promoção da práxis e da construção da identidade docente. A amostra consistiu em três participantes, sendo autor, o participante central da pesquisa e, dois graduandos do curso de licenciatura. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, através do método autoetnográfico, com referencial de Chang (2008) e Snyder (2015). Utilizou-se de entrevistas para a coleta de dados e, Lima (2015) para análise dos dados, levantados na forma transversal, para avaliar as características dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados mostraram que os participantes (1) avaliaram as PCC como um momento de suma importância na formação de professor, pois possibilitaram a união teoria e prática na intervenção em EFE, vivendo a vida de docente; (2) analisaram as PCC com base nas suas subjetividades, atribuindo significados e reconhecendo sentidos construídos em experiências práticas estabelecidas ao longo da vida, nas relações com familiares, grupos de amigos, escolarização, participação em atividades artísticas, culturais, profissionais e de lazer. Concluiu-se que as subjetividades de pesquisador e dos estudantes do curso de licenciatura em EFE relativas à ação de Ser Professor na escola são elementos que devem ser considerados como conhecimentos na organização das PCC, enquanto um espaço de formação de professores centrado na prática, com a finalidade de construção da identidade docente. Desse modo, dadas as limitações do estudo e as implicações dos resultados para a preparação profissional em EFE entende-se como essencial a realização de novas pesquisas com número maior de participantes de estudantes e professores nas escolas
id USP_4b65ba21e93c2e80bb4cbca977bad229
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28032023-151819
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográficaPractice as a curriculum component and the training of school physical education teachers: an autoetnograpic perspectiveAutoethnographyAutoetnografiaEducação físicaEducação inclusivaInclusive educationPhysical educationPractice as a curriculum componentPrática como componente curricularEsta pesquisa teve por objetivo avaliar a influência das subjetividades relativas à memória corporal/motora do pesquisador/observador da Prática como Componente Curricular PCC, para o entendimento de seu papel no processo de formação de professor(a) de Educação Física Escolar-EFE. As PCC são entendidas como momento de aproximação do campo profissional, visando a construção do conhecimento a partir da promoção da práxis e da construção da identidade docente. A amostra consistiu em três participantes, sendo autor, o participante central da pesquisa e, dois graduandos do curso de licenciatura. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, através do método autoetnográfico, com referencial de Chang (2008) e Snyder (2015). Utilizou-se de entrevistas para a coleta de dados e, Lima (2015) para análise dos dados, levantados na forma transversal, para avaliar as características dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados mostraram que os participantes (1) avaliaram as PCC como um momento de suma importância na formação de professor, pois possibilitaram a união teoria e prática na intervenção em EFE, vivendo a vida de docente; (2) analisaram as PCC com base nas suas subjetividades, atribuindo significados e reconhecendo sentidos construídos em experiências práticas estabelecidas ao longo da vida, nas relações com familiares, grupos de amigos, escolarização, participação em atividades artísticas, culturais, profissionais e de lazer. Concluiu-se que as subjetividades de pesquisador e dos estudantes do curso de licenciatura em EFE relativas à ação de Ser Professor na escola são elementos que devem ser considerados como conhecimentos na organização das PCC, enquanto um espaço de formação de professores centrado na prática, com a finalidade de construção da identidade docente. Desse modo, dadas as limitações do estudo e as implicações dos resultados para a preparação profissional em EFE entende-se como essencial a realização de novas pesquisas com número maior de participantes de estudantes e professores nas escolasThis research aimed to evaluate the influence of subjectivities related to the body/motor memory of the researcher/observer of Practice as a Curricular Component - PCC, for the understanding of its role in the process of teacher training of School Physical Education-EFE. The PCC are understood as a moment of approximation of the professional field, aiming at the construction of knowledge from the promotion of praxis and the construction of teaching identity. The sample consisted of three participants, being the author, the central participant of the research and two undergraduates of the degree course. Qualitative research was carried out, of an exploratory and descriptive nature, through the autoethnographic method, with reference by Chang (2008) and Snyder (2015). Interviews were used for data collection and, Lima (2015) for data analysis, collected in the cross-sectional form, to evaluate the characteristics of the subjects involved in the research. The results showed that the participants (1) evaluated the PCC as a moment of paramount importance in teacher training, because they enabled the union of theory and practice in the intervention in EFE, living the life of a teacher; (2) analyzed the PCC based on their subjectivities, attributing meanings and recognizing meanings built in practical experiences established throughout life, in relationships with family members, groups of friends, It was concluded that the subjectivities of researcher and students of the undergraduate course in EFE related to the action of Being a Teacher in school are elements that should be considered as knowledge in the organization of the PCC, as a space for teacher training centered on practice, with the purpose of building teacher identity. Thus, given the limitations of the study and the implications of the results for professional preparation in EFE, it is understood as essential to conduct new research with a greater number of participants of students and teachers in schoolsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira, Sergio RobertoSouza, Roberto Carlos da Silva2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-28032023-151819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-30T11:54:26Zoai:teses.usp.br:tde-28032023-151819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-30T11:54:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
Practice as a curriculum component and the training of school physical education teachers: an autoetnograpic perspective
title Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
spellingShingle Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
Souza, Roberto Carlos da Silva
Autoethnography
Autoetnografia
Educação física
Educação inclusiva
Inclusive education
Physical education
Practice as a curriculum component
Prática como componente curricular
title_short Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
title_full Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
title_fullStr Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
title_full_unstemmed Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
title_sort Prática como componente curricular e a formação de professores de educação física escolar: uma perspectiva autoetnográfica
author Souza, Roberto Carlos da Silva
author_facet Souza, Roberto Carlos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Sergio Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Roberto Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autoethnography
Autoetnografia
Educação física
Educação inclusiva
Inclusive education
Physical education
Practice as a curriculum component
Prática como componente curricular
topic Autoethnography
Autoetnografia
Educação física
Educação inclusiva
Inclusive education
Physical education
Practice as a curriculum component
Prática como componente curricular
description Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a influência das subjetividades relativas à memória corporal/motora do pesquisador/observador da Prática como Componente Curricular PCC, para o entendimento de seu papel no processo de formação de professor(a) de Educação Física Escolar-EFE. As PCC são entendidas como momento de aproximação do campo profissional, visando a construção do conhecimento a partir da promoção da práxis e da construção da identidade docente. A amostra consistiu em três participantes, sendo autor, o participante central da pesquisa e, dois graduandos do curso de licenciatura. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, através do método autoetnográfico, com referencial de Chang (2008) e Snyder (2015). Utilizou-se de entrevistas para a coleta de dados e, Lima (2015) para análise dos dados, levantados na forma transversal, para avaliar as características dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Os resultados mostraram que os participantes (1) avaliaram as PCC como um momento de suma importância na formação de professor, pois possibilitaram a união teoria e prática na intervenção em EFE, vivendo a vida de docente; (2) analisaram as PCC com base nas suas subjetividades, atribuindo significados e reconhecendo sentidos construídos em experiências práticas estabelecidas ao longo da vida, nas relações com familiares, grupos de amigos, escolarização, participação em atividades artísticas, culturais, profissionais e de lazer. Concluiu-se que as subjetividades de pesquisador e dos estudantes do curso de licenciatura em EFE relativas à ação de Ser Professor na escola são elementos que devem ser considerados como conhecimentos na organização das PCC, enquanto um espaço de formação de professores centrado na prática, com a finalidade de construção da identidade docente. Desse modo, dadas as limitações do estudo e as implicações dos resultados para a preparação profissional em EFE entende-se como essencial a realização de novas pesquisas com número maior de participantes de estudantes e professores nas escolas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-28032023-151819/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-28032023-151819/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257428629913600