Problema sociocientífico, motivo e contradição em aulas de química durante a pandemia de covid-19.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-19092024-115730/ |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo investigar a unidade afetivo-cognitiva na apropriação de um problema sociocientífico por estudantes do ensino médio em aulas de química. Endereçamos as seguintes questões de pesquisa: como um problema sociocientífico afeta os sujeitos? Quais são as manifestações da vivência afetiva e suas relações com o estudo de um problema sociocientífico? Quais as tensões emergentes desse problema e como elas se manifestam discursivamente? Como o problema sociocientífico se transforma ao longo de uma sequência didática (SD)? Para responde-las, nos fundamentamos na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, buscando identificar os motivos dos sujeitos na resolução de contradições emergentes ao longo de um problema sociocientífico com temática de contracepção. A pesquisa foi realizada durante a pandemia de covid-19, portanto, os dados foram construídos a partir de uma SD adaptada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem e também por meio de aulas síncronas remotas. Mapeamos as aulas em episódios, identificando momentos de ressignificação do problema e recorrência de ideias no sentido da resolução de contradições. Entrevistamos os sujeitos participantes desses episódios para compreender o que afetou suas motivações e ações ao longo das aulas. Com a pandemia, as aulas de química juntamente com a discussão sobre contracepção extrapolaram o contexto escolar, acentuando-se a emergência de contradições, uma vez que a temática não é discutida no âmbito familiar de alguns dos participantes da pesquisa. Nossos resultados indicam que o problema sociocientífico foi ressignificado pelos estudantes à medida em que eles se apropriavam dos conteúdos de diferentes eixos endereçados no problema e os incorporavam ou associavam a aspectos de suas vivências. |
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Problema sociocientífico, motivo e contradição em aulas de química durante a pandemia de covid-19.Socio-scientific Problem, motive and contradiction in chemistry classes during the covid-19 pandemicContradiçõesContradictionsCultural-Historical-Activity TheoryMotivesMotivosProblema SociocientíficoSocio-scientific ProblemTeoria da Atividade Sócio-Histórico-CulturalEste trabalho teve por objetivo investigar a unidade afetivo-cognitiva na apropriação de um problema sociocientífico por estudantes do ensino médio em aulas de química. Endereçamos as seguintes questões de pesquisa: como um problema sociocientífico afeta os sujeitos? Quais são as manifestações da vivência afetiva e suas relações com o estudo de um problema sociocientífico? Quais as tensões emergentes desse problema e como elas se manifestam discursivamente? Como o problema sociocientífico se transforma ao longo de uma sequência didática (SD)? Para responde-las, nos fundamentamos na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, buscando identificar os motivos dos sujeitos na resolução de contradições emergentes ao longo de um problema sociocientífico com temática de contracepção. A pesquisa foi realizada durante a pandemia de covid-19, portanto, os dados foram construídos a partir de uma SD adaptada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem e também por meio de aulas síncronas remotas. Mapeamos as aulas em episódios, identificando momentos de ressignificação do problema e recorrência de ideias no sentido da resolução de contradições. Entrevistamos os sujeitos participantes desses episódios para compreender o que afetou suas motivações e ações ao longo das aulas. Com a pandemia, as aulas de química juntamente com a discussão sobre contracepção extrapolaram o contexto escolar, acentuando-se a emergência de contradições, uma vez que a temática não é discutida no âmbito familiar de alguns dos participantes da pesquisa. Nossos resultados indicam que o problema sociocientífico foi ressignificado pelos estudantes à medida em que eles se apropriavam dos conteúdos de diferentes eixos endereçados no problema e os incorporavam ou associavam a aspectos de suas vivências.This study investigated the affective-cognitive unity in the appropriation of a socio-scientific problem by high school students in chemistry classes. We addressed the following research questions: how does a socio-scientific problem affect the subjects? What are the manifestations of affective experience and their relationship with the study of a socio-scientific problem? What tensions emerge from this problem and how do they manifest themselves discursively? How does the socio-scientific problem change throughout a teaching sequence (TS)? To answer these questions, we based our research on the Cultural-Historical Activity Theory, seeking to identify the subjects\' motivations in resolving the contradictions that emerge throughout a socio-scientific problem with the theme of contraception. The research was carried out during the covid-19 pandemic, so the data was built from a TS adapted in a Virtual Learning Environment and through remote synchronous classes. We mapped the lessons into episodes, identifying moments of reframing the problem and recurrence of ideas to resolve contradictions. We interviewed the subjects taking part in these episodes to understand what affected their motivations and actions throughout the lessons. With the pandemic, chemistry classes and the discussion on contraception went beyond the school context, accentuating the emergence of contradictions, since the subject is not discussed in the family context of some of the research participants. Our results indicate that the socio-scientific issue was re-signified by the students to the extent that they appropriated the contents of the different axes addressed and incorporated or associated them with aspects of their experiences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Marcelo GiordanSgarbosa, Évelin Carolina2024-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-19092024-115730/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-19T18:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-19092024-115730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-19T18:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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