Movimentos e práticas epistêmicos e suas relações com a construção de argumentos nas aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Mariana Guelero do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-104240/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central compreender as possíveis relações entre os movimentos e práticas epistêmicos produzidos pelo professor e por alunos e a construção de argumentos. Apresentamos a análise das interações discursivas entre uma professora de ciências e alunos de sétimo ano do ensino fundamental ao longo de uma sequência didática intitulada O problema do costão rochoso. A metodologia foi feita a partir de uma abordagem qualitativa e envolveu a análise das transcrições das aulas registradas em vídeo. A sequência didática se baseou no modelo de teorias competitivas, em que são apresentadas hipóteses que podem sustentar uma afirmação. Além de escolher qual hipótese seria a adequada, os alunos deveriam também elaborar justificativas sobre as escolhas que fizeram. As análises realizadas abrangeram a identificação das relações entre tempo e práticas científicas escolares ou de exposição processual; identificação dos movimentos e práticas epistêmicos oriundos da interação entre professora e alunos; identificação do produto e processo argumentativos e análise comparativa dos discursos orais e escritos dos alunos durante a resolução do problema proposto. Foi possível constatar que as práticas epistêmicas muitas vezes especificam o movimento epistêmico evidenciando o objetivo a que ele se propõe, pois o mesmo movimento epistêmico pode estar relacionado a práticas epistêmicas diferentes. Na segunda parte da aula foram encontradas práticas epistêmicas referentes à construção de argumentos, as quais se relacionam principalmente à avaliação do argumento e à verificação da interpretação de dados/evidências. Os alunos de maneira geral, por meio das interações discursivas, e do papel mediador do professor, foram capazes de identificar os dados, organizar as informações e escolher uma das hipóteses, e produziram discursos orais e escritos, os quais apresentaram características bastante distintas em relação a estrutura e composição.
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