Para o espírito seguir sua viagem: rito fúnebre, corporalidade e pessoa entre os Kiriri
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-14032024-120058/ |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo discutir a relação entre rito fúnebre, corporalidade e noção de pessoa entre os Kiriri. Complementarmente, o texto também trata dos invisíveis (mortos e os encantados) e dos estados de adoecimentos (conhecidos como doença de índios) provocados por eles. Os sonhos e o processo de retomada linguística também são tematizados, de modo tangencial. Em resumo, o estudo aborda a morte e a produção da vida, consideradas como polos opostos e simultaneamente relacionais. As etapas e protocolos que compõem o rito fúnebre Kiriri são analisados detidamente, sendo eles entendidos como honraria e obrigação dos vivos para com os mortos, em caso de não observância do ritual mortuário os parentes afins e consanguíneos poderão ser acometidos por estados de adoecimento (doença de índio), expressos através da categoria surrar. As doenças, sejam elas provocadas pelos invisíveis ou não, colocam a condição de pessoa em instabilidade física e ontológica, instalando o princípio da alteridade. Nesse sentido, há uma aproximação entre os sonhos e doenças, pois embora o universo onírico seja um espaço de acesso a perspectivas e conhecimentos, os encontros com diferentes subjetividades nesse espaço são imprevisíveis e perigosos, visto que há sempre a possibilidade de ter aquilo que anima o corpo roubado. A questão do corpo é fundamental para os Kiriri, pois através da produção do corpo fechado (forte) eles conseguem habitar um território compartilhado com invisíveis, dado que há sempre, à espreita, a possibilidade de ser afetado negativamente por distintos agentes cosmológicos, seja por ter infringido um código ético e moral na relação com eles ou por desejo deles em ter para si o espírito do vivente. Deste modo, a noção de pessoa é discutida a partir da questão do corpo e das partes da pessoa (espírito/anjo da guarda) Kiriri |
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Para o espírito seguir sua viagem: rito fúnebre, corporalidade e pessoa entre os KiririFor the spirit to follow its journey: funeral rite, corporality and person among the KiririConcept of personCorporalidadeCorporealityDoença de índioFuneral riteIndian diseaseKiriri peopleNoção de pessoaPovo KiririRito fúnebreEsta dissertação tem por objetivo discutir a relação entre rito fúnebre, corporalidade e noção de pessoa entre os Kiriri. Complementarmente, o texto também trata dos invisíveis (mortos e os encantados) e dos estados de adoecimentos (conhecidos como doença de índios) provocados por eles. Os sonhos e o processo de retomada linguística também são tematizados, de modo tangencial. Em resumo, o estudo aborda a morte e a produção da vida, consideradas como polos opostos e simultaneamente relacionais. As etapas e protocolos que compõem o rito fúnebre Kiriri são analisados detidamente, sendo eles entendidos como honraria e obrigação dos vivos para com os mortos, em caso de não observância do ritual mortuário os parentes afins e consanguíneos poderão ser acometidos por estados de adoecimento (doença de índio), expressos através da categoria surrar. As doenças, sejam elas provocadas pelos invisíveis ou não, colocam a condição de pessoa em instabilidade física e ontológica, instalando o princípio da alteridade. Nesse sentido, há uma aproximação entre os sonhos e doenças, pois embora o universo onírico seja um espaço de acesso a perspectivas e conhecimentos, os encontros com diferentes subjetividades nesse espaço são imprevisíveis e perigosos, visto que há sempre a possibilidade de ter aquilo que anima o corpo roubado. A questão do corpo é fundamental para os Kiriri, pois através da produção do corpo fechado (forte) eles conseguem habitar um território compartilhado com invisíveis, dado que há sempre, à espreita, a possibilidade de ser afetado negativamente por distintos agentes cosmológicos, seja por ter infringido um código ético e moral na relação com eles ou por desejo deles em ter para si o espírito do vivente. Deste modo, a noção de pessoa é discutida a partir da questão do corpo e das partes da pessoa (espírito/anjo da guarda) KiririThis dissertation aims to discuss the relationship between funeral rite, corporeality and the notion of person among the Kiriri. Complementarily, the text also deals with the invisible (the dead and the enchanted) and the states of illness (known as the disease of Indians) caused by them. Dreams and the linguistic recovery process are also thematized, in a tangential way. In summary, the study addresses death and the production of life, considered as opposite and simultaneously relational poles. The steps and protocols that make up the Kiriri funeral rite are analyzed in detail, being understood as honor and obligation of the living towards the dead, in case of non-observance of the mortuary ritual, affine and blood relatives may be affected by states of illness (illness of Indian), expressed through the category beating. Illnesses, whether caused by the invisible or not, place the person\'s condition in physical and ontological instability, installing the principle of alterity. In this sense, there is an approximation between dreams and illnesses, because although the dream universe is a space for accessing perspectives and knowledge, encounters with different subjectivities in this space are unpredictable and dangerous, since there is always the possibility of having what animates the stolen body. The issue of the body is fundamental for the Kiriri, because through the production of the closed body (strong) they manage to inhabit a territory shared with the invisible, given that there is always, lurking, the possibility of being negatively affected by different cosmological agents, whether by having infringed an ethical and moral code in the relationship with them or because of their desire to have the spirit of the living being for themselves. Thus, the notion of person is discussed from the point of view of the body and parts of the person (spirit/guardian angel) KiririBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovaes, Sylvia Maria CaiubyRodrigues, Jardel Jesus Santos2023-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-14032024-120058/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-20T14:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-14032024-120058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-20T14:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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