Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-10072013-111505/ |
Resumo: | A dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído. |
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Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte ContemporâneaIntervention on preexistence: Paulo Mendes da Rocha project for the transformation of Educandário Santa Teresa into a contemporary art museumArchitectural heritageArchitectural projectEducandário Santa TeresaPatrimônio arquitetônicoPaulo Archias Mendes da RochaPreservaçãoPreservationProjeto de arquiteturaReciclagem urbanaUrban recyclingA dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído.This dissertation presents the architectural project, developed from 2006 to 2008 by Paulo Mendes da Rocha, for the transformation of the old school building Educandário Santa Teresa, located in Rio de Janeiro, into a museum for the Daroslatinamerica Swiss institution. This paper also highlights 12 projects of the same architect for cultural and historical heritage buildings, stressing different strategies of intervention, based on the author\'s take. The Casadaros project is then shown and analyzed under the context of these interventions by Paulo Mendes da Rocha, previously published by the specialized media. Departing from the understanding that it is not possible to establish a unique method for interventions of this nature - since there are specific issues related to each building complex - the paper fosters a critical systematization and interpretation of theoretical principles and the practice of architectural intervention in order to present alternatives for the challenge of designing responsible spatial interventions on built heritage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Helena Aparecida AyoubRios, Maira Francisco2013-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-10072013-111505/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-10072013-111505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído. |
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