Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Maira Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-10072013-111505/
Resumo: A dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído.
id USP_4c046a4769e642aac34d46207462fcea
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10072013-111505
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte ContemporâneaIntervention on preexistence: Paulo Mendes da Rocha project for the transformation of Educandário Santa Teresa into a contemporary art museumArchitectural heritageArchitectural projectEducandário Santa TeresaPatrimônio arquitetônicoPaulo Archias Mendes da RochaPreservaçãoPreservationProjeto de arquiteturaReciclagem urbanaUrban recyclingA dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído.This dissertation presents the architectural project, developed from 2006 to 2008 by Paulo Mendes da Rocha, for the transformation of the old school building Educandário Santa Teresa, located in Rio de Janeiro, into a museum for the Daroslatinamerica Swiss institution. This paper also highlights 12 projects of the same architect for cultural and historical heritage buildings, stressing different strategies of intervention, based on the author\'s take. The Casadaros project is then shown and analyzed under the context of these interventions by Paulo Mendes da Rocha, previously published by the specialized media. Departing from the understanding that it is not possible to establish a unique method for interventions of this nature - since there are specific issues related to each building complex - the paper fosters a critical systematization and interpretation of theoretical principles and the practice of architectural intervention in order to present alternatives for the challenge of designing responsible spatial interventions on built heritage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Helena Aparecida AyoubRios, Maira Francisco2013-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-10072013-111505/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-10072013-111505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
Intervention on preexistence: Paulo Mendes da Rocha project for the transformation of Educandário Santa Teresa into a contemporary art museum
title Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
spellingShingle Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
Rios, Maira Francisco
Architectural heritage
Architectural project
Educandário Santa Teresa
Patrimônio arquitetônico
Paulo Archias Mendes da Rocha
Preservação
Preservation
Projeto de arquitetura
Reciclagem urbana
Urban recycling
title_short Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
title_full Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
title_fullStr Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
title_full_unstemmed Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
title_sort Intervenção na preexistência: o projeto de Paulo Mendes da Rocha para transformação do Educandário Santa Teresa em Museu de Arte Contemporânea
author Rios, Maira Francisco
author_facet Rios, Maira Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Helena Aparecida Ayoub
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Maira Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Architectural heritage
Architectural project
Educandário Santa Teresa
Patrimônio arquitetônico
Paulo Archias Mendes da Rocha
Preservação
Preservation
Projeto de arquitetura
Reciclagem urbana
Urban recycling
topic Architectural heritage
Architectural project
Educandário Santa Teresa
Patrimônio arquitetônico
Paulo Archias Mendes da Rocha
Preservação
Preservation
Projeto de arquitetura
Reciclagem urbana
Urban recycling
description A dissertação apresenta o projeto de arquitetura, desenvolvido entre 2006 e 2008 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, para transformação do edifício do antigo Educandário Santa Teresa, no Rio de Janeiro, em museu para a instituição suíça Daroslatinamerica. O trabalho também reúne 12 projetos do arquiteto para intervenções em edifícios de interesse histórico e cultural e apresenta, por meio da leitura destas propostas, distintas estratégias de intervenção. O projeto Casadaros aparece, portanto, discutido dentro do panorama dessas intervenções de Paulo Mendes da Rocha anteriormente publicados na mídia especializada. A partir da compreensão de que não é possível estabelecer um método próprio para intervenções desta natureza - uma vez que as questões são específicas de cada conjunto construído - o trabalho promove uma sistematização e interpretação crítica dos princípios teóricos e da prática da intervenção em arquitetura a fim de apresentar caminhos para o desafio do desenho de intervenções espaciais responsáveis em relação ao patrimônio construído.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-10072013-111505/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-10072013-111505/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256914702893056